Plano de Aula

Plano de aula: Ocupação e consolidação do domínio português na América

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência e conquista na América

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF07HI09, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor e computador, dado, fichas coloridas ou tampas de refrigerantes.

Material complementar:

República Federativa do Brasil - Mapa político 2016

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PhFeDGa5ye2zEtagz5FSKSdMFzAjRcrbZzmmVCEN4nSFpCx37eX96GxGddwW/his7-09und03-republica-federativa-do-brasil-mapa-politico-2016.pdf

Este é o mapa político do Brasil, referente ao ano de 2016. Nele estão indicadas as fronteiras do país e as divisões internas dos estados, localizando as capitais e as cidades (com o número aproximado de habitantes) bem como as usinas, aeroportos, rodovias, ferrovias, hidrovias e gasoduto.

Regras do jogo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/NWCffFKjeGRynktngRPhVWscNVnuHz3YA3ecvs6hwVQ5GEdx5EeVSsqZShP9/his7-09und03-regras-do-jogo.pdf

São as recomendações gerais do jogo, os princípios e possibilidades. Ela deverá ser divulgada entre os grupos e lida pelo professor junto com todos.

Guia para a leitura das atividades do Tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/h2H4GfJMakEJHcbTtcMswQ4NJSq5MdXqM7gZGGz63YYpzQ2aD2cNbJXs4UWz/his7-09und03-guia-para-a-leitura-das-atividades-do-tabuleiro.pdf

É fundamental para que o jogo alcance o seu fim pedagógico. Cada uma das 40 casas possuem informações que coordenam o uso das cartas e orientam os alunos apresentando os principais acontecimentos relacionados ao tema. Durante o jogo é importante que todas as informações sejam lidas em voz alta, uma vez que elas trazem informações que poderão ser utilizadas pelo professor durante a aula.

Cartas do jogo

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DvyWwhCu4mtSER6tPKw7yjrZwdtJnV8bCmY8cjmrVFeDqFKT7EHzY6map6c8/his7-09und03-cartas-do-jogo.pdf

São 28 cartas com acontecimentos e questionamentos, algumas contendo imagem que ilustram o conteúdo, que conduzem toda a atividade pedagógica e possibilita a construção de uma resposta para o problema proposto.

Tabuleiro

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/M66zKnhGrZc53qx2HVQGqed3WUmPVfahUa5jbZHZTmbwnucq4v8XERaJsFpW/his7-und03-tabuleiro.pdf

Tabuleiro no formato A3 que servirá de base para o jogo em grupo e de modelo para o professor construir o seu próprio.

Mapa do Brasil do século XVI

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mnxCuB4cb8sZ6ArvFQb8aBMtxWnAb5EyZygypUYSmVtMSgugca4ZMFPqc4wK/his7-09und03-mapa-do-brasil-do-seculo-xvi.pdf

Mapa produzido por Luís Teixeira, intitulado “Litoral brasileiro com as capitanias hereditárias”, produzido em 1574.

Para você saber mais:

IBGE. Brasil: 500 anos de povoamento. Rio de Janeiro : IBGE, 2007. Disponível em: https://biblioteca.ibge.gov.br/visualizacao/livros/liv6687.pdf.
Acesso em: 13 dez. 2018.

IBGE. Mapa político do Brasil na escala 1: 5 000 000. Notas técnicas. 2016. Disponível em: ftp://geoftp.ibge.gov.br/cartas_e_mapas/mapas_do_brasil/politico/brasil_politico5000k_2016_nota_tecnica.pdf. Acesso em: 5 dez. 2018.

LUSTOSA, Isabel. A História do Brasil explicada aos meus filhos. Rio de Janeiro: Agir, 2007.

CASTRO, Mauriceia Aparecida de. A reciclagem no contexto escolar. Disponível em: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/pde/arquivos/448-4.pdf. Acesso em: 13 dez. 2018.

SANTOMAURO, Beatriz. 14 jogos que contribuem para a aprendizagem. In. Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/3582/14-jogos-que-contribuem-para-a-aprendizagem. Acesso em: 13 dez. 2018.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados