Plano de Aula

Plano de aula: O processo da “conquista” da América Espanhola

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Resistência e conquista na América

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF07HI09) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Material impresso.

Material complementar:

Praça das Três Culturas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MRDNyqVyRasSYXWTmnVGvR73Mjd63EvmgWHZ9Ef72nJdjVJv6nRvasd4YUPA/his07-09und01-praca-das-tres-culturas.pdf

Sobre a fotografia:

O lugar se chama Praça das Três Culturas, em Tlatelolco, um espaço que constitui um sítio arqueológico localizado na Cidade do México e que reúne três momentos distintos que registram não só a história da Conquista da América Espanhola, mas que representa ainda hoje um lugar de resistência dos povos ameríndios. No primeiro plano da imagem estão as ruínas do Templo Maior, construídos pelos astecas da cultura Mexica, é composto por nove construções, uma sobre a outra, entre os anos de 1337 e 1515, pois acreditavam que essas edificações concentravam energias das suas divindades. Contudo, com a chegada Hernán Cortéz (conquistador espanhol reconhecido por destruir o Império Asteca e parente de Francisco Pizzaro, que dizimou com o Império Inca ) na região, a população ameríndia foi dizimada e o seu território dominado pelo espanhol e sua tropa em 13 de agosto de 1521.

No segundo plano está a Igreja de Santiago, datada de 1525 e construída em cima dos templos. Essa informação chama a atenção para duas questões: uma relacionada ao hábito das edificações europeias estarem em cima das construções nativas em função da reutilização das pedras e da questão simbólica da dominação, ou melhor, apropriação e destruição cultural de um povo. Até o século XVII esteve sob a administração da ordem franciscana, recebendo o amplo apoio do governo espanhol.

Ao lado da Igreja, funcionou, a partir de 1536, o Colégio Imperial de Santa Cruz de Tlatelolco (na fotografia pode ser identificado pelo prédio colorido próximo da igreja, cujo objetivo era receber crianças ameríndias, filhos da elite asteca, e torná-las adultos hispanizados para atuarem em seus grupos sociais de origem. Em 1546 passou para as mãos dos sacerdotes indígenas que foram educados nessa escola.

No terceiro plano, ao fundo da imagem, está um edifício moderno que marca uma cultura independente e democrática do México. Ao redor das antigas construções foram construídos alguns prédios públicos, como os edifícios da Secretaria de Relações Exteriores. Contudo, no cenário do século XX esse espaço continuou a ser símbolo de luta e resistência da população, pois em 1968 aconteceu o Massacre de Tlatelolco, quando cerca de 300 estudantes foram mortos pela polícia e pelo exército durante o período militar.

Em um mesmo espaço é possível encontrar elementos da cultura pré-colombiana, hispânica e pós-independência. A reunião dessas construções ilumina o processo de dominação e ocupação europeia, comum em grande parte da América Latina e faz pensar os imperativos desse processo histórico.

Material base:

Linha e setas:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/RgAUkcgX9DPBtsk8CNsAucw7ZvPHVDvrNrcgTZ2CsjNEGzJ4GX9djdwQz2Kk/his7-09und01-linha-e-setas.pdf

  • Base da linha do tempo dividida por décadas, contendo os anos dos acontecimentos.
  • Setas que irão relacionar a base com o acontecimento.

Grupo 1:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/jGxBqxXETnd3PrRAGrY9KSZqRjPf3crFwMkuC98Q4m22Sp7nm9GrfnTyYZJs/his7-09und01-linha-do-tempo-grupo-1.pdf

  • 1492: Fim da “Reconquista Ibérica” e chegada de Colombo às Antilhas.
  • 1494: Tratado de Tordesilhas.
  • 1497: Pela primeira vez um homem europeu, Américo Vespúcio, pisa na América do Sul.

Grupo 2:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DzCJXGjjCVBUcKwRauXUecJ3RaRBTHhVYWGNmPww79Q7yMMYzq4wrBdZZ95Y/his7-09und01-linha-do-tempo-grupo-2.pdf

  • 1510: Os Dominicanos chegam na América.
  • 1511: Início da ocupação e colonização de Cuba.
  • 1519: A expedição comandada por Hérman Cortez chega à península de Yucatán, no México.
  • 1520: Os espanhóis começam a dominar os povos Maias.

Grupo 3:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mvaeMJX6RB3ZgHZh44DJRKyC8QJ2t5AT8RFSbKg7uxyz2tzVeJeg4FTeTsjV/his7-09und01-linha-do-tempo-grupo-3.pdf

  • 1521: O Império Asteca foi conquistado pelos espanhóis liderados por Hermán Cortez.
  • 1532: Francisco Pizarro conquista o Império Inca.
  • 1535: Os Agostinianos já tinham mais de 70 conventos no México e já haviam se estabelecido no Chile.

Grupo 4:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/tQjyEWxNdrbRwAzwBRfZA6cf3jpYyPK8Rzhk9q476GDVRNEafYjde6FRPHY8/his7-09und01-linha-do-tempo-grupo-4.pdf

  • 1535: É fundada a Cidade dos Reis, em Lima, sendo um lugar em que prosperou o comércio mas que também teve grande resistência dos nativos ao longo dos anos.
  • 1536: Os Franciscanos, foram os primeiros a passarem pela América, chegando em 1532. Em 1536, estabeleceram-se no Chile e em Buenos Aires.
  • 1545: Os espanhóis descobrem as minas de prata de Potosi.

Grupo 5:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ehHnnkpfJEA4wMa3VrcU2UgPgau4SjUs9Tg25FpXPrffSMDftYsJEcMWtXRY/his7-09und01-linha-do-tempo-grupo-5.pdf

  • 1570: As Ordens Concepcionistas e Clarissas se estabelecem no “Novo Mundo”.
  • 1572: Assassinato de Tupac Amaru, último imperador dos incas.

Grupo 6:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mjpE52C5zEfxdAHKb5HYgSC6yh8zB2sRYk8m5YZmU4BBEDScbWFpXGCxAfmc/his7-09und01-linha-do-tempo-grupo-6.pdf

Para você saber mais:

  • BORDIN, Reginaldo Aliçandro. Colégio Imperial de Santa Cruz de Tlatelolco, um estudo sobre a educação “superior” franciscana para os Astecas. In: Seminário de Pesquisa do PPE. Universidade Estadual do Maringá. Maringá. 2013. Disponível em: <http://www.ppe.uem.br/publicacoes/seminario_ppe_2013/trabalhos/co_01/16.pdf>. Acessado em 07 nov 2018.
  • CORTEZ, Hernan. A Conquista do México. Coleção L&PM Pocket. São Paulo. 2007.
  • ELLIOT, John H. A conquista Espanhola e Colonização da América. In: BETHELL, Leslie (Org). América Latina Colonial, Vol. I. São Paulo: Editora da Universidade de São Paulo. Brasília, DF: Fundação Alexandre Gusmão, 2004. pg. 138. Disponível em:https://www.passeidireto.com/arquivo/38224502/historia-da-america-latina---vol-1---leslie-bethell-org-135-194 . Acesso em: 12 nov 2018.
  • FERNANDES, Luiz Estevam; MORAIS, Marcus Vinícius. Renovação da História da América. KARNAL, Leandro. História na sala de aula: conceitos, práticas e propostas. São Paulo: Contexto, 2010. pp. 143-162.
  • MAZIERO, Dalton Defini. Tlatelolco - A Praça das Três Culturas. In: JORNAL PÁGINA 3. América Mistérios. Balneário Camboriú. SC. 2007. Disponível em: <https://pagina3.com.br/coluna/americamisteriosa/6725-tlatelolco-a-praca-das-tres-culturas>. Acesso em: 06 nov 2018.
  • RESTALL, Matthew. Sete mitos da conquista espanhola. Rio de Janeiro. Civilização Brasileira, 2006.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Projete, escreva no quadro ou leia o objetivo da aula para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.

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