Plano de Aula

Plano de aula: As transformações da paisagem por meio de relatos de experiência e memória viva

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Atividades de trabalho e transformações na paisagem local ao longo do tempo.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE06 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esta habilidade contempla a identificação de características das paisagens transformadas pelo trabalho humano a partir do desenvolvimento agropecuário e do processo de industrialização. A habilidade também permite trabalhar a temática por meio de imagens que se passam em épocas distintas para que os alunos analisem suas transformações. A atividade proposta para o plano também envolve a elaboração de um roteiro de entrevista para ser aplicado, em outro momento, com um morador do bairro ou da cidade onde vivem, percebendo a paisagem por meio de relatos de experiência e memória viva, instigando o imaginário dos alunos. Esta habilidade pode ser associada a outras habilidades da BNCC, tais como EF06GE01, EF06GE02 e EF06GE07.

Materiais necessários:

  • Caderno do aluno.
  • Lápis grafite e/ou caneta esferográfica e borracha.
  • Uma folha almaço para cada grupo para a realização do roteiro de entrevista.

Material complementar:

Arquivo com as imagens dos slides para a contextualização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mJha6e5meG5TRAmsvNsWUMytczFbDEkaunkB8hxN9YsunDW6H8Ny2GQKZPhQ/ge06-06und01-contextualizacao-imagens.pdf

Arquivo com a entrevista-modelo para os alunos em formato de texto para a problematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Zfe3pfemEH4mrBkWQhdvTnvBmWDFkaW7gBR7VPphd2tKTVK5PVGyz3h5gj4t/ge06-06und01-problematizacao-entrevista-modelo.pdf

Arquivo com orientações para os alunos acerca da elaboração do roteiro de entrevista para a ação propositiva. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/PCukm3yDghnjYnRTFcbu7f6X9MDMPc2kaqrwsTpqR4SEWYjkNUnPFxTvuTWa/ge06-06und01-acao-propositiva-orientacoes-para-elaboracao-de-roteiro.pdf

Arquivo com orientações para os alunos acerca da avaliação e validação dos roteiros de entrevista para a sistematização. Disponível em: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/qxEhnen7Yh9dVwPJBBJrWsdY2mbauErF3SZQ99RVgwfd5UPpEeVhxFsN9kXG/ge06-06und01-sistematizacao-avaliacao-dos-roteiros.pdf

Exemplo de entrevista em áudio. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=m6UYAzq_Bn4. Acesso em: 15 de novembro de 2018.

Link para as imagens:

Imagem 1: Estação da Luz, São Paulo/SP, em 1900. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/S%C3%A3o_Paulo#/media/File:Guilherme_Gaensly_-_Esta%C3%A7%C3%A3o_da_Luz,_c._1900.jpg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Imagem 2: Estação da Luz, São Paulo/SP, em 2015. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Esta%C3%A7%C3%A3o_da_Luz#/media/File:Webysther_20150509172554_-_Esta%C3%A7%C3%A3o_da_Luz.jpg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Imagem 3: Avenida Paulista, São Paulo/SP, em 1891. Disponível em: https://upload.wikimedia.org/wikipedia/commons/9/97/Martin%2C_Jules_-_Avenida_Paulista_no_dia_da_Inaugura%C3%A7%C3%A3o%2C_8_de_Dezembro_de_1891%2C_Acervo_do_Museu_Paulista_da_USP_%28cropped%29.jpg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Imagem 4: Avenida Paulista, São Paulo/SP, em 1902. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Paulista#/media/File:Avenida_Paulista_1902.jpg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Imagem 5: Avenida Paulista de noite, São Paulo/SP, em 2016. Disponível em: https://pt.wikipedia.org/wiki/Avenida_Paulista#/media/File:Paulista_Avenue_at_night,_S%C3%A3o_Paulo,_Brazil.jpg. Acesso em: 04 de novembro de 2018.

Para você saber mais: Paisagem é o conceito central a ser abordado neste plano de aula, o qual será discutido com base na abordagem humanista, tendo em vista o método que foi sugerido para a aplicação da atividade que será desenvolvida no plano (investigação das transformações da paisagem por meio de relatos de experiência e memória viva). Nesta abordagem, a paisagem não é limitada ao sentido da visão, ao passo que considera também as experiências vividas e as relações estabelecidas no espaço pelo homem, ou seja, pelo sujeito. Segundo Cabral (2000), mesmo que o campo de visão da paisagem seja limitado ao sujeito, aquilo que está fora do alcance da visão poderá ser complementado pelas experiências vividas ou por complementos conceituais prévios. Assim, a paisagem não pode ser considerada separando-a do sujeito que a vivencia, sendo, portanto, dinâmica, um espaço em que o sujeito possa percebê-lo, onde vive, desloca-se, estabelece relações e busca por significados (CABRAL, 2000). É importante ressaltar que as paisagens são modificadas a partir da intervenção e relação do homem no espaço, alterando ou não os elementos culturais ou naturais que nela estão presentes (rios, morros ou casas, pontes etc., respectivamente). Mas, ao mesmo tempo que essas modificações são visíveis, suas diferenças estão no olhar dos sujeitos que dão significados a elas. Como por exemplo: uma porção do espaço que foi por muito tempo cuidada e vivenciada por determinados moradores de um bairro, os quais plantaram flores ou cultivaram uma horta e, em um determinado momento esse espaço é utilizado para duplicação da via. Os moradores que vivenciavam esse espaço e que o atribuíram significado de qualquer modo, perceberão as modificações na paisagem de forma diferente e com mais intensidade do que outros, que não vivenciaram o espaço.

CABRAL, Luiz Otávio. A paisagem enquanto fenômeno vivido. Geosul, Florianópolis, v. 15, n. 30. p. 34-45, jul/dez. 2000. Disponível em: https://periodicos.ufsc.br/index.php/geosul/article/viewFile/14252/13053. Acesso em: 12 de novembro de 2018.

CALVENTE, Maria del Carmen Matilde Huertas; MOURA, Jeani Delgado Paschoal; ANTONELLO, Ideni Terezinha. A pesquisa de memória viva - uma experiência da sua utilização na formação de professores de Geografia. Geografia, v. 12, n. 01, jan/jun, p. 391-402. 2003. Disponível em: http://www.uel.br/revistas/uel/index.php/geografia/article/view/6701/6061. Acesso em 09 de novembro de 2018.

MANZINI, Eduardo José. Entrevista Semi-estruturada: análise de objetivos e de roteiros. In: II Seminário Internacional De Pesquisa E Estudos Qualitativos, 2004, Bauru/SP. Anais... Bauru/SP, p. 1-10. 2004. Disponível em: https://edisciplinas.usp.br/pluginfile.php/3145622/mod_resource/content/1/Entrevista%20semi%20estruturada%20estudo%20UNESP%20Mari%CC%81lia.pdf. Acesso: 09 nov 2018.

NABOZNY, Almir. Da paisagem como olhar do geógrafo à paisagem como olhar dos outros. Geografia, Ensino & Pesquisa, v. 15, n. 1, jan/abr. 2011. Disponível em: https://periodicos.ufsm.br/geografia/article/viewFile/7375/4414. Acesso em: 04 nov 2018.

Contextos prévios: É interessante que os alunos já tenham um conhecimento prévio do conceito de paisagem, bem como diferenciar paisagens culturais e naturais.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações: Apresente aos alunos o tema a ser abordado na aula. Comente que será iniciado o conteúdo acerca das transformações da paisagem relacionadas ao espaço urbano-industrial, e que será elaborado um roteiro de entrevista para ser aplicado com um morador do bairro em um momento posterior.

Contextos prévios: É interessante que os alunos já tenham um conhecimento prévio do conceito de paisagem, bem como diferenciar paisagens culturais e naturais.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA