Plano de aula: Máquinas simples giratórias

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Máquinas simples

Sobre esta aula: Nesta aula, serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências relacionados a Matéria e Energia. Você observará que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta pode ser considerada uma continuidade sobre a temática e uma atividade diagnóstica para identificar as concepções dos alunos sobre o tema. É aconselhado que os alunos já tenham feito as aulas que tratam sobre máquinas simples: CIE07_01ME01 e CIE07_01ME02.

Esta aula abordará assuntos relacionados às máquinas simples, neste caso as máquinas simples com movimentos rotacionais. Será proposto uma atividade interativa investigativa em que os alunos realizarão uma coleta de dados seguido da análise de resultados.

Para esta aula é necessário que o professor traga um pião, que pode ser de plástico ou madeira, o que for mais prático e fácil para a realidade da escola. Caso não seja possível a compra do pião, o link abaixo instrui como construir pião a partir de bolinhas de gude e cola tipo Durepoxi ou cola de vidro. Entretanto, como o processo leva 24 horas para secagem, é aconselhável construir o pião com bastante antecedência para garantir que ele estará pronto para ser usado:

THENÓRIO, I. Faça um pião e aprenda um pouco sobre o momento angular, Ciência Tube, disponível em <http://www.cienciatube.com/2011/10/momento-angular-piao-bola-de-gude.html>, acesso em: 1 set. 2018.

Para esta aula também será utilizado um https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yJTh9J5cepdqd6H7qhTKZGYzffzBz27GtdQAEAYF9WdXvxbEs6e2EnBJPzXS/cie7-01me03--atividade-para-impressao.pdf que servirá como um guia para orientar os alunos na investigação do problema.

Para saber mais e se aprofundar sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o livro e os links abaixo:

Caso o professor tenha interesse em como desenvolver os cálculos sobre a precessão, seguem alguns vídeos sugeridos:

Materiais necessários para a aula: pião, cronômetro, material de apoio, local aberto e com superfície plana. Material para impressão: .

Material Opcional, se possível: fidget spinner, bicicleta, cadeira giratoria ou base giratória.

Título da aula

Orientações: Organize os alunos em um semicírculo. Leia o tema da aula, diga que esta frase é o tema da aula e pergunte se eles conhecem exemplos de máquinas simples giratórias.

É possível que os alunos associem com máquinas de carros, motos, helicópteros, bicicletas etc.

Pergunte se eles sabem o que é um pião, ou se já brincaram com um. Talvez alguns alunos nunca tenham visto um, por isso é importante levar os piões, pois na aula o usaremos como objeto de investigação científica.

Atenção: Para esta aula o professor precisa de um local aberto e de piões (um por grupo). Pode-se também trazer, opcionalmente, objetos giratórios que tenham a mesma mecânica, como fidget spinner, bicicletas e cadeiras giratórias, por exemplo, para complementar a aula.

Detalhe: Lembre-se de que piões de madeira exigem prática para enlaçar o pião com o barbante e jogar, então, a sugestão é utilizar piões mais simples, como os de plástico, ou os feitos de bolinhas de gude, mas nada impede que o professor ensine os alunos a utilizar um pião de madeira, tomando os devidos cuidados para não machucar ninguém.