Plano de Aula

Plano de aula: Perda de solo por erosão

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

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Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade procura explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Nesta atividade os alunos devem compreender a importância da cobertura vegetal para o entendimento da erosão do solo e, consequentemente, para a dinâmica hídrica, pois as partículas carregadas para os cursos d’água assoreiam os rios aumentando a margem de áreas inundáveis.

Materiais necessários: 2 garrafas pet (de preferência, transparente); 2 recipientes para coletar a água do experimento (pode ser qualquer recipiente transparente que permita visualizar o aspecto da água escoada); solo vegetado (grama ou outro tipo de vegetação rasteira da localidade); uma porção de solo suficiente para cobrir metade da garrafa em sua extensão horizontal; pedaço de madeira (sarrafo) para inclinar as garrafas; um regador; caderno; caneta ou lápis para anotações.

Material complementar:

Para a etapa de Ação Propositiva:

O arquivo a seguir apresenta os materiais e as etapas do experimento:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/CC7ppp6xPwzgbdncTGxWhMEuTBnfBjnfsDN2PyraNWhaGak7b8Z2HfAuQdAS/geo6-10und4-materiais-e-simulacao-de-processos-erosivos.pdf

O trabalho deverá ser realizado em equipe de 4 ou 5 integrantes. Para isso, é necessário que os membros das equipes preparem o material para realizar a simulação em sala de aula. No dia do experimento as garrafas pet devem estar cortadas; o solo vegetado deve estar cortado no tamanho correto (largura e comprimento aproximados da garrafa pet em sua posição horizontal); o solo triturado deve conter a quantidade indicada para a simulação; os sarrafos ou qualquer objeto que possa ser usado para inclinar as garrafas e o regador devem ser levados para a sala. Se não houver apoio para os recipientes que receberão a água escoada, será necessário que um integrante de cada equipe se prontifique a segurar os mesmos enquanto a simulação for feita.

As orientações para a observação e análise estão disponíveis neste link: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/GkFpsdwsPgsNNdW5aaBUDtZCTubTGvndBnwP432EnpAd86RqdgjA2F6W29yx/geo6-10und4-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Para a etapa de Sistematização:

Atividade de sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/b7gWdRA2qdJp6uDmAfUkXWEzamxrHTxtHqzgWZC6pdx65TcprqFCRK8H7mD2/geo6-10und4-atividade-de-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Como sugestão, indica-se o vídeo produzido pela Universidade Federal do Paraná (UFPR TV). O vídeo mostra o experimento sobre a erosão do solo empregando materiais fáceis de serem encontrados e utilizados. Para assistir, acesse o link:

Solo na Escola: erosão do solo (03/04/17). 2017. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=nZD_bD96Czc>. Acesso em: 24 fev. 2019.

Para conhecer alternativas de solo vegetado que podem ser utilizados no experimento, assista ao vídeo acessando o link:

Experimento com erosão do solo. 2013. Disponível em: <https://www.youtube.com/watch?v=1P07YwF80Pg>. Acesso em: 24 fev. 2019.

Este vídeo mostra uma experiência realizada com solo triturado e solo vegetado em que sementes foram plantadas para a realização da atividade.

Para conhecer algumas características morfológicas do solo, que são aquelas permitem distinguir um determinado tipo de solo dos demais, acesse o site da Embrapa Solos em:

Propriedade dos solos. Embrapa. Disponível em: <https://www.embrapa.br/solos/sibcs/propriedades-do-solo>. Acesso em: 24 fev. 2019.

Quanto à vegetação e sua influência nos processos de erosão hídrica, consulte o artigo:

MARTINS, C.S.R. (et. al). Influência da vegetação na erosão hídrica em ambiente semi-árido: uma revisão de literatura. In: XXI Encontro Latino Americano de Iniciação Científica, XVII Encontro Latino Americano de Pós-Graduação e VII Encontro de Iniciação à Docência. Universidade do Vale do Paraíba, 2017. Disponível em: <http://www.inicepg.univap.br/cd/INIC_2017/anais/arquivos/RE_0718_0367_01.pdf>. Acesso em: 24 fev. 2019.

Este artigo menciona a importância da vegetação, especialmente nas regiões semiáridas, onde a cobertura vegetal é escassa e as chuvas concentradas, tornado este ambiente sujeito a processos erosivos rápidos e intensos.

Sobre a textura e estrutura do solo é importante saber que a textura do solo é explicada pela proporção dos componentes granulométricos da fase mineral do solo (areia, silte e argila), ou seja, refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. Como apresenta grande influência no comportamento físico-hídrico e químico do solo, sua avaliação é de grande relevância para o uso e manejo dos solos; e a estrutura do solo se refere ao arranjo (combinação) das partículas do solo entre si, que dá origem aos agregados de solo. Esta estrutura interfere, dentre outros fatores, no desenvolvimento de plantas no solo e resistência à erosão.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete, escreva ou fale para a turma o tema da aula. Comente com os alunos que nesta aula irão conhecer os processos erosivos do solo através de um experimento.

Explique que a erosão do solo está relacionada com suas propriedades, incluindo sua textura, estrutura, teor de matéria orgânica, mas também depende das características de superfície relacionadas ao uso e ocupação do solo, caso da cobertura vegetal. Comente também que a existência ou ausência da vegetação é importante para o entendimento da erosão, pois estudos mostram que é relevante na prevenção da erosão do solo por diversas razões, dentre elas a interceptação da água da chuva, redução do impacto das gotas d’água no solo, aumento das taxas de infiltração e, dessa forma, aumento da resistência à erosão.

Para você saber mais: a textura do solo é explicada pela proporção dos componentes granulométricos da fase mineral do solo (areia, silte e argila), ou seja, refere-se à proporção de argila, silte e areia do solo. Como apresenta grande influência no comportamento do solo, sua avaliação é de grande relevância para o uso e manejo dos solos. Quanto à estrutura, se refere ao arranjo (combinação) das partículas do solo entre si, que dá origem aos agregados de solo. Esta estrutura interfere, dentre outros fatores, no desenvolvimento de plantas e resistência à erosão.

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