Plano de Aula

Plano de aula: A relação das comunidades urbanas e ribeirinhas com os rios

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito ao entendimento das diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Esta atividade permitirá compreender como as comunidades ribeirinhas e sociedades urbanas percebem os rios e se apropriam dos seus recursos. Sabe-se que as margens dos rios se apresentam como locais vantajosos para o estabelecimento das sociedades humanas, pois são fonte natural de água doce, alimentos, além de permitir a irrigação de áreas cultivadas.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor.

Material complementar:

Imagem Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kaJt2k7bV73ZJggmsc9fJetqXujxTYDPZrNFxv6MRhvfJwvt2EZ5b5x6HSAx/geo6-10und04-imagem-contextualizacao.pdf

Imagens Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSm9SMahkgKGGM3mDNkdQ3kTSnxrVfzWycchSNQ6bpZXhM9H79duayJAZJf2/geo6-10und03-imagens-problematizacao.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mT9Z2mHg4Yyhe8ZMyFQKGYfrYkQKhg8NPDmUsF9FckasFkMKZAb6wZayR4QS/geo6-10und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Imagem Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E3sKzmcRjbYV6APVGJ7RXkmzN845aFCKjKh7xqPVqffperDN5UXkFUtKpZ8D/geo6-10und03-imagem-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Confira o artigo que traz uma abordagem sobre a importância de se investigar como as comunidades ribeirinhas se relaciona com os recursos hídricos. O objetivo do artigo é conhecer a comunidade da bacia do Rio Magu (MA) e como ela se relaciona cognitiva e emocionalmente com a unidade ecossistêmica na qual está inserida. O artigo traz uma investigação da percepção dos seus usuários sobre o impacto de certas atividades na conservação do ambiente onde vivem. O artigo pode ser acessado no link:

CALDAS, Ana Luiza Rios; RODRIGUES, Maria do Socorro. Avaliação da Percepção Ambiental: Estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, vol.15, 2005. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2934>. Acesso em: 18 mai 2019.

Para conhecer como vivem as comunidades ribeirinhas no Pará, assista ao vídeo disponibilizado pelo G1 no link: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em: 18 mai 2019.

Contextos prévios:

  • Comunidade ribeirinha: habitante tradicional das margens dos rios.
  • Efluente: são resíduos provenientes das indústrias, de esgotos e das redes pluviais, que são despejados no meio ambiente.
  • Redes pluviais: galerias que coletam água da chuva.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que se atentem para o fato que as diferentes comunidades que vivem no entorno dos rios se apropriam do mesmo de forma diferente.

Como adequar à sua realidade: Se possível, utilizar imagens locais que apresentam a relação da comunidade local com o rio. Assim, os alunos podem refletir e perceber a importância que o rio tem para ele e para sua comunidade.

Para você saber mais:

CALDAS, Ana Luiza Rios; RODRIGUES, Maria do Socorro. Avaliação da Percepção Ambiental: Estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, vol.15, 2005. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2934>. Acesso em: 18 mai 2019.

Série mostra como vivem comunidades ribeirinhas do Pará. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em: 18 mai 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO