Plano de Aula

Plano de aula: A relação das comunidades urbanas e ribeirinhas com os rios

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes. Esta habilidade diz respeito ao entendimento das diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Esta atividade permitirá compreender como as comunidades ribeirinhas e sociedades urbanas percebem os rios e se apropriam dos seus recursos. Sabe-se que as margens dos rios se apresentam como locais vantajosos para o estabelecimento das sociedades humanas, pois são fonte natural de água doce, alimentos, além de permitir a irrigação de áreas cultivadas.

Materiais necessários: 1 folha sulfite por dupla (deverá ser entregue pelo professor), lápis preto, régua, borracha e lápis de cor.

Material complementar:

Imagem Contextualização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kaJt2k7bV73ZJggmsc9fJetqXujxTYDPZrNFxv6MRhvfJwvt2EZ5b5x6HSAx/geo6-10und04-imagem-contextualizacao.pdf

Imagens Problematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YSm9SMahkgKGGM3mDNkdQ3kTSnxrVfzWycchSNQ6bpZXhM9H79duayJAZJf2/geo6-10und03-imagens-problematizacao.pdf

Atividade da ação propositiva:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mT9Z2mHg4Yyhe8ZMyFQKGYfrYkQKhg8NPDmUsF9FckasFkMKZAb6wZayR4QS/geo6-10und03-atividade-da-acao-propositiva.pdf

Imagem Sistematização:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/E3sKzmcRjbYV6APVGJ7RXkmzN845aFCKjKh7xqPVqffperDN5UXkFUtKpZ8D/geo6-10und03-imagem-sistematizacao.pdf

Para você saber mais:

Confira o artigo que traz uma abordagem sobre a importância de se investigar como as comunidades ribeirinhas se relaciona com os recursos hídricos. O objetivo do artigo é conhecer a comunidade da bacia do Rio Magu (MA) e como ela se relaciona cognitiva e emocionalmente com a unidade ecossistêmica na qual está inserida. O artigo traz uma investigação da percepção dos seus usuários sobre o impacto de certas atividades na conservação do ambiente onde vivem. O artigo pode ser acessado no link:

CALDAS, Ana Luiza Rios; RODRIGUES, Maria do Socorro. Avaliação da Percepção Ambiental: Estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, vol.15, 2005. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2934>. Acesso em: 18 mai 2019.

Para conhecer como vivem as comunidades ribeirinhas no Pará, assista ao vídeo disponibilizado pelo G1 no link: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em: 18 mai 2019.

Contextos prévios:

  • Comunidade ribeirinha: habitante tradicional das margens dos rios.
  • Efluente: são resíduos provenientes das indústrias, de esgotos e das redes pluviais, que são despejados no meio ambiente.
  • Redes pluviais: galerias que coletam água da chuva.
Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que se atentem para o fato que as diferentes comunidades que vivem no entorno dos rios se apropriam do mesmo de forma diferente.

Como adequar à sua realidade: Se possível, utilizar imagens locais que apresentam a relação da comunidade local com o rio. Assim, os alunos podem refletir e perceber a importância que o rio tem para ele e para sua comunidade.

Para você saber mais:

CALDAS, Ana Luiza Rios; RODRIGUES, Maria do Socorro. Avaliação da Percepção Ambiental: Estudo de caso da comunidade ribeirinha da microbacia do rio Magu. Rev. Eletr. Mestrado em Educação Ambiental, vol.15, 2005. Disponível em: <https://periodicos.furg.br/remea/article/view/2934>. Acesso em: 18 mai 2019.

Série mostra como vivem comunidades ribeirinhas do Pará. G1. Disponível em: <http://g1.globo.com/sp/ribeirao-preto-franca/jornal-da-eptv-2edicao//videos/v/serie-mostra-como-vivem-comunidades-ribeirinhas-do-para/6304873/>. Acesso em: 18 mai 2019.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO