Plano de aula: Área de Preservação Permanente (APP) e qualidade ambiental

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos compreendam a importância das Áreas de Preservação Permanente (APPs) para a preservação dos recursos hídricos, biodiversidade, proteção do solo e bem-estar das populações humanas. Para tal, os alunos deverão conhecer as normas sobre Áreas de Preservação Permanente (Lei 12.651, de 25 de maio de 2012), também conhecida como novo "Código Florestal", especificamente as resoluções e diretrizes que determinam APPs de corpos d´água. Após conhecer as normativas, em equipe, os alunos deverão associar as descrições sobre faixas marginais de corpos d’água da atividade da Ação Propositiva com as normas que regem as APPs, de corpos d’água.

As dimensões mínimas de margens de corpos d’água da normativa servirão de referência para que as equipes indiquem se estas áreas estão conservadas ou degradadas na folha de atividade da Ação Propositiva. As caixas de textos com cada uma das descrições dos cursos d’água devem ser recortadas para a realização da Sistematização. Nesta, as equipes devem encontrar a correspondência entre as situações hipotéticas com as características da área, conforme normativa do Código Florestal. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Datashow, lápis ou caneta para anotações, tesoura, cola e imagens impressas (caso não seja possível projetar as imagens).

Material complementar:

Atividade da Ação propositiva:

Atividade da Sistematização:

Para você saber mais:

Para conhecer sobre a adequação da ocupação do solo em áreas de APPs, leia o artigo:

SANTOS, Juliano Boeck (et. al). Avaliação da adequação da ocupação do solo em áreas de preservação permanente (APPs). Irriga, vol. 19, n.2, 2014. Disponível em: <http://200.145.140.50/index.php/irriga/article/view/964>. Acesso em: 25 fev 2019.

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que a aula abordará questões relacionadas a Área de Preservação Permanente (APP) e qualidade ambiental. Comente com a turma que para garantir o volume e qualidade da água e da biodiversidade de um determinado local é importante avaliar e adequar a ocupação e uso do solo em Áreas de Preservação Permanente, as APPs.

Para você saber mais:

Área de Preservação Permanente (APP): a Lei n. 12.651/2012 define Área de Preservação Permanente como uma área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com o papel ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade, promover o fluxo de fauna e flora, proteger o solo e garantir o bem-estar das populações humanas.

Área de Preservação Permanente. EMBRAPA. Disponível em: <https://www.embrapa.br/codigo-florestal/entenda-o-codigo-florestal/area-de-preservacao-permanente>. Acesso em: 05 fev 2019.

Bacia Hidrográfica é a área ou região de drenagem de um rio principal e seus afluentes.

Unidades de Planejamento Hídrico são subdivisões de bacias maiores caracterizadas por uma homogeneidade de fatores que permitem fazer o aproveitamento dos recursos hídricos ali existentes.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA