GEO6_10UND09 - Imagens Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Como recuperar áreas degradadas?
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.
Por: Regina Luiza Gouvea
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC, que consiste em explicar as diferentes formas de uso do solo (rotação de terras, terraceamento, aterros etc.) e de apropriação dos recursos hídricos (sistema de irrigação, tratamento e redes de distribuição), bem como suas vantagens e desvantagens em diferentes épocas e lugares. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Nesta aula os conhecerão três técnicas do método de nucleação, empregadas na recuperação de áreas degradadas. Este método consiste em propiciar a criação de pequenos núcleos em áreas degradadas induzindo uma heterogeneidade ambiental, ou seja, o surgimento de diferentes espécies no ambiente degradado. De posse das características essenciais de cada uma das técnicas e como devem ser empregadas, as equipes deverão propor a recuperação da margem de um curso d’água que passou por um processo de desmatamento e foi abandonado.
Materiais necessários: Projetor de slides; lápis ou caneta para anotação, tesoura e cola.
Material complementar:
Imagens Contextualização:
Imagens Problematização:
Imagem Ação Propositiva:
Atividade da Ação Propositiva:
Atividade de Colagem - Ação Propositiva:
Para você saber mais:
Para conhecer o conceito de áreas degradadas, o histórico da degradação de áreas no Brasil e algumas técnicas de nucleação, utilizadas na recuperação de áreas degradadas, acesse o artigo:
TATSCH, Giovana Lucas. Recuperação de uma área degradada através do método de nucleação: Santa Margarida do Sul-RS. Disponível em: <http://cursos.unipampa.edu.br/cursos/engenhariaflorestal/files/2014/06/Giovana-Tatsch.pdf>. Acesso em: 26 fev. 2019.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Projete o tema para os alunos, escreva no quadro ou fale para a turma que eles conhecerão os conceitos de áreas degradadas e recuperação de áreas degradadas, assim como a base legal para a recuperação dessas áreas. Após se apropriarem dos referidos conceitos eles conhecerão algumas técnicas usadas através do método de nucleação, que consiste em propiciar a criação de pequenos núcleos em áreas degradadas induzindo ao surgimento de diferentes espécies no ambiente e apresentarão um plano de recuperação de uma área às margens de um determinado curso d’água que passou por um processo de desmatamento.
Como adequar à sua realidade: Utilize imagens que remetam à sua localidade.
Para você saber mais:
Para conhecer o conceito de área degradada, recuperação de áreas degradadas, a base legal e algumas e algumas ações do Ministério do Meio Ambiente para a recuperação deste tipo de área, acesso o link:
BRASIL, Ministério do Meio Ambiente. Recuperação de Áreas Degradadas. Disponível em: <http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/areas-verdes-urbanas/item/8705-recupera%C3%A7%C3%A3o-de-%C3%A1reas-degradadas>. Acesso em: 02 mar 2019.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO