Plano de aula: Poluição da água por deposição de resíduos

Plano 5 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Usos do solo na escala local.

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF06GE10 de Geografia, que consta na BNCC. Esta habilidade permite que os alunos compreendam o processo de alteração das características da água devido à deposição de resíduos orgânicos no solo. Neste caso, a simulação a ser realizada oferece a possibilidade de compreensão do processo de alteração das propriedades da água em solos cujos resíduos depositados não apresentem uma camada impermeável que evite o contato entre a camada de deposição e as camadas mais profundas do solo. A observação permitirá que os alunos entendam que a deposição de resíduos de forma inapropriada pode ocasionar a contaminação do solo e do lençol freático. Esta atividade possibilita a interação e compartilhamento entre as equipes das observações feitas por cada aluno. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

O material utilizado deverá ser preparado previamente pelo professor, cerca de 7 dias antes do experimento. Este tempo é necessário para a decomposição da matéria orgânica. É aconselhável que os recipientes sejam preenchidos com o mesmo tipo de solo para fins de comparação.

Materiais necessários: 2 garrafas pet (de preferência transparente); tesoura; solo ou substrato para plantas (terra de jardim); garrafa pet de 600ml ou um copo graduado para medir a quantidade de água a ser utilizada; resíduos orgânicos, como cascas, restos de vegetais e de alimentos, etc., ou seja, alimentos que se decomponham facilmente; pote para coletar água despejada sobre os recipientes do experimento; caderno; 1 folha de papel sulfite; caneta ou lápis para anotações.

Preparação dos materiais: O arquivo a seguir apresenta os materiais e as etapas do experimento: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/dtnDEY8uCyyS6GS3YYnpDpVWJmFCXAQXNagsTFDHPt7pne6jbYdnQC9WjZBa/geo6-10und05-preparacao-de-materiais-da-acao-propositiva.pdf

As garrafas pet devem ser cortadas em duas partes, conforme documento anexo no link indicado. As duas partes serão empregadas no experimento da seguinte forma: a parte com o gargalo será empregada para receber o solo e solo com resíduo, enquanto as bases das garrafas serão empregadas para armazenar o líquido oriundo após a simulação da precipitação. Para fins de comparação, o ideal é que as amostras de solo sejam do mesmo local. Também podem ser empregados substratos (terra de jardim).

Materiais complementares:

Atividade da Sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bZyWaVZTc3a9ZNspJCNZGtFfkDjBzcpgf4a5h3Nj6S6qAPcCEV6ysZyRnXmn/geo6-10und05-atividade-da-sistematizacao.pdf

Para você saber mais: sugere-se a leitura do artigo:

SIQUEIRA, Maria Mônica; MORAES, Maria Sílvia de. Saúde coletiva, resíduos sólidos urbanos e os catadores de lixo. Ciência e Saúde Coletiva. Disponível em: <https://www.scielosp.org/scielo.php?pid=S1413-81232009000600018&script=sci_arttext&tlng=pt>. Acesso em: 15 jan 2019.

O artigo trata a problemática ambiental da produção e da geração de resíduos sólidos urbanos, além de discutir a incorporação da temática saúde e ambiente.

Para conhecer sobre a contaminação de aquífero por deposição inadequada de lixo, sugere-se a leitura do artigo:

ROCHA, Luiz Cláudio Ribeiro da; HORBE, Adriana Maria Coimbra. Contaminação provocada por um depósito de lixo no aquífero Alter do Chão em Manaus - AM. Acta Amazonia, vol.36, 2006, pp.307-312. Disponível em: <http://www.scielo.br/pdf/%0D/aa/v36n3/v36n3a03.pdf>. Acesso em: 15 jan 2019.

O artigo discute a composição química da água do aquífero Alter do Chão no entorno de um lixão na cidade de Manaus. Os resultados do estudo mostram que a água está comprometida para consumo humano na quase totalidade dos poços amostrados. A pluma de contaminação se estende para leste e sudeste do lixão, em parte, devido às direções naturais de fluxo do aquífero. Isso mostra a importância de uma deposição adequada dos resíduos além de uma mudança de hábito da própria população, pois os aterros têm vida útil. Um crescente aumento da produção de resíduos leva à redução da vida útil dos mesmos.

Tema da aula

Orientações: Projete, escreva no quadro ou fale para os alunos que nesta aula irão conhecer de que forma a deposição inadequada de resíduos sobre o solo altera as características da água. Informe que será preparado um material para a realização de um experimento utilizando: um recipiente preenchido com solo e outro com camadas de solo e resíduos orgânicos, com o objetivo de observar os aspectos da água coletada, para, dessa forma, conhecer como se dá o processo de contaminação e poluição do solo e da água, especialmente, pelo chorume.

Para você saber mais:

Chorume: líquido poluente, de cor escura e forte odor, originado da decomposição de resíduos orgânicos.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA