Plano de Aula

Plano de aula: Condução do Impulso Nervoso

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inclinação do eixo da terra

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Durante esta aula, serão abordados temas relacionados às habilidades EF06CI13 e EF06CI14.

Materiais necessários para a aula: Uma lâmpada incandescente e um soquete ou uma bola de isopor de 150 mm (Sol); duas bolas de isopor de 100 mm (Júpiter e Saturno); duas bolas de isopor de 75 mm (Urano e Netuno); duas bolas de isopor de 50 mm (Vênus e Terra); uma bola de isopor de 35 mm (Marte); uma bola de isopor de 25 mm (Mercúrio); uma bola de isopor de 10 mm (Lua); tinta guache nas cores: vermelho, amarelo, azul, cinza, branco, verde, marrom, preto; glitter nas cores: azul, verde, dourado e prateado; pincéis, dez palitos de churrasco; placa de isopor de 3 cm forrada com cartolina preta; Guia de produção do Sistema Solar (anexo), uma base giratória manual ou automática (instruções maiores no Guia de produção do Sistema Solar), tesouras e tubos de cola, régua ou fita métrica, palito de dentes e pedrinhas para aquário.

Link para acessar o Guia de produção de modelo representativo do Sistema Solar: https://drive.google.com/file/d/1xPXLruMQNL5W7QZmToEgcwRNG9mWTDP2/view

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula consulte o texto “ Os planetas do Sistema Solar, da Universidade da Madeira”, disponível em: http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Ensino/RUMOS2014/IaA2014/planetas.pdf (acesso em 26/5/2018).

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos.

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nosso planeta está inserido em um sistema planetário, o qual se insere também em outros agrupamentos de corpos celestes no universo.