Guia para produção de modelo planetário - Condução do Impulso Nervoso
Plano de Aula
Plano de aula: Condução do Impulso Nervoso
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inclinação do eixo da terra
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Durante esta aula, serão abordados temas relacionados às habilidades EF06CI13 e EF06CI14.
Materiais necessários para a aula: Uma lâmpada incandescente e um soquete ou uma bola de isopor de 150 mm (Sol); duas bolas de isopor de 100 mm (Júpiter e Saturno); duas bolas de isopor de 75 mm (Urano e Netuno); duas bolas de isopor de 50 mm (Vênus e Terra); uma bola de isopor de 35 mm (Marte); uma bola de isopor de 25 mm (Mercúrio); uma bola de isopor de 10 mm (Lua); tinta guache nas cores: vermelho, amarelo, azul, cinza, branco, verde, marrom, preto; glitter nas cores: azul, verde, dourado e prateado; pincéis, dez palitos de churrasco; placa de isopor de 3 cm forrada com cartolina preta; Guia de produção do Sistema Solar (anexo), uma base giratória manual ou automática (instruções maiores no Guia de produção do Sistema Solar), tesouras e tubos de cola, régua ou fita métrica, palito de dentes e pedrinhas para aquário.
Link para acessar o Guia de produção de modelo representativo do Sistema Solar: https://drive.google.com/file/d/1xPXLruMQNL5W7QZmToEgcwRNG9mWTDP2/view
Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida durante esta aula consulte o texto “ Os planetas do Sistema Solar, da Universidade da Madeira”, disponível em: http://www3.uma.pt/Investigacao/Astro/Ensino/RUMOS2014/IaA2014/planetas.pdf (acesso em 26/5/2018).
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que nosso planeta está inserido em um sistema planetário, o qual se insere também em outros agrupamentos de corpos celestes no universo.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO