Plano de aula: Durações do dia em diferentes pontos da Terra

Plano 8 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado as seguintes habilidades: EF05CI11 e EF06CI14. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: associação do movimento diário do Sol e das demais estrelas no céu ao movimento de rotação da Terra; As mudanças na sombra de uma vara (gnômon), ao longo do dia e em diferentes períodos do ano, são uma evidência dos movimentos relativos entre a Terra e o Sol, que podem ser explicados por meio dos movimentos de rotação e translação da Terra e da inclinação de seu eixo de rotação em relação ao plano de sua órbita em torno do Sol. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos anotarem o horário de nascer e o de ocaso em um mesmo dia em diferentes pontos do planeta utilizando, para isto, o software Stellarium. Posteriormente, eles deverão propor hipóteses dos motivos pelos quais isto acontece, localizando a região em um globo terrestre manual. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: computador(es) com o software Stellarium previamente instalado; globo terrestre (1 por grupo caso for possível). https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/sFKcaWnzXrgBeY3WD2KmuSMQMmMmn6NmxGUxW6FZkGfFAQH6C47hK3KTa882/cie6-11tu08--atividade-para-impressao-tutorial-stellarium.pdf para o Mão na massa. Caso a sua escola não tenha acesso à internet há também a opção de imprimir listas com os links disponíveis no slide do Mão na massa.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as durações do dia em diferentes pontos do planeta Terra. Faça algumas perguntas básicas para eles relembrarem conteúdos prévios ao assunto como: Por que o planeta Terra tem dias e noites? A presença dos dias e noites tem algo a ver com a esfericidade da Terra? Faça também perguntas como: Quantas horas dura o dia em nossa cidade? Essa duração é alterada alguma vez no ano? Geralmente nesta faixa etária os alunos ainda não se atentaram para o fato de o dia ser mais longo no verão e mais curto no inverno. Pergunte também se é possível existir algum ponto no planeta Terra que passa meses sem ter luz solar.