Plano de Aula

Plano de aula: Balanceamento de Equações Químicas

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Aspectos quantitativos das transformações químicas

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Sobre esta aula
Sobre esta aula

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

referente aos três planos, anteriores, desta unidade, sobre reações de combustão, lei da conservação das massas (Lavoisier) e lei das proporções constantes (Proust).

Este plano tem por objetivo possibilitar que os alunos observem e resolvam o balanceamento de equações químicas através da utilização de modelos de bolas de isopor (representando moléculas) e da análise de dados. Para isso, eles receberão duas atividades que serão desenvolvidas no mão na massa. As atividades a serem impressas estão disponíveis nos links a seguir:

Atividade para impressão 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/W2Ur5MxSuPs8ZZcxPSQKxcaKVYuKVvY2R5qQzSVauvekrAcTN3pE5hYwkee9/atividade-para-impressao-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Atividade para impressão 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ZPVcn82TjqEuPnGzrQbahNE4d69HvnQCmjU3JWnPaSn5SyahTy47Awqx7DX5/atividade-para-impressao-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O gabarito das atividades podem, também, ser acessados nos links a seguir:
Gabarito da atividade 1 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kxzuS8gwMyzZSwBG293bQsK2G7SHmpvj4gzxQvajATqCjud9CQbv2HPsYM3y/resolucao-da-atividade-construindo-modelos-cie9-02me04.pdf>.

Gabarito da atividade 2 - <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/VGUd2nGnNGq6bmgxVGcqeNanRhDSJu2AErdbGr8aGp945Y9BAKM52CS8qEA9/resolucao-da-atividade-equacoes-cie9-02me04.pdf>.

O professor deverá providenciar os modelos de bolas das moléculas dos reagentes de acordo com as instruções disponíveis neste link: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/TumB3UNnSqVsUEz5ttyneETYy5qvvWT7bqwN7krD4JREZMa56cP7uazrfXRa/instrucoes-para-o-professor-mao-na-massa-cie9-02me04.pdf>.

Além disso, se houver possibilidade de usar computadores, o professor pode apresentar um jogo simulando o balanceamento de equações químicas. O jogo apresenta três níveis de dificuldade, modelos de moléculas em 3D e também diversas equações para balanceamento. O simulador pode ser acessado através do link <https://phet.colorado.edu/pt_BR/simulation/balancing-chemical-equations>. Acesse o link, inicie com a Introdução e escolha em ferramentas a balança, que facilita a visualização do balanceamento das equações. Depois você pode propor um desafio escolhendo Jogo. O simulador é autoexplicativo e muito simples de usar.

Materiais necessários para a aula: 12 bolas de isopor de 15 mm (por grupo), 1 bola de isopor de 25 mm (por grupo), 6 bolas de isopor de 35 mm (por grupo) 8 bolas de isopor de 50 mm (por grupo), palitos de churrasco, fita adesiva ou cola quente, tinta nas cores vermelho, azul, laranja e verde pincel.

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Leia o título da aula para os alunos e faça as seguintes perguntas:

  • O que são equações químicas?
  • O que é “balanceamento”?

Instigue os alunos a desenvolverem suas hipóteses e argumentos com relação ao título da aula, com o objetivo de analisar seus conhecimentos prévios.

Complemente comentando que equações químicas caracterizam-se como uma representação gráfica de reações químicas, ou seja, equação e reação não são a mesma coisa. A equação química representa, de forma simbólica, a reação entre reagentes para formar os produtos. É uma maneira simples de traduzir o que ocorre, ao invés de escrever um longo texto.

A equação química não diz, por exemplo, qual o procedimento experimental: não descreve vidrarias necessárias, ordem em que os reagentes são adicionados, tempo de reação, massa ou volume de reagente utilizados, processos de purificação etc. Muitas vezes ela diz que é preciso aquecer, por exemplo, trazendo um triângulo sob a seta, mas não necessariamente a temperatura em que a reação acontece ou por quanto tempo é preciso aquecer.

Sobre a palavra balanceamento, o professor pode relacionar as aulas anteriores onde eles viram que a massa se conversa num sistema fechado. Pode fazer uma relação com a frase: nada se cria, nada se perde, tudo se transforma. Ou seja, os elementos que entram como reagentes devem estar todos nos produtos. Talvez uma analogia razoável seja a da balança de 2 pratos, onde reagentes e produtos devem equilibrar a balança.

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