Mão na Massa – Atividade para impressão
Plano de Aula
Plano de aula: Circum-navegações e as estrelas
Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.
Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
- Computador(es) com o software Stellarium previamente instalado, disponível gratuitamente em: https://stellarium.org/pt/
- Vídeo “A Terra é plana?” do canal Nostalgia. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=nEVPDqUb5dM
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO