Plano de aula: Circum-navegações e as estrelas

Plano 5 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quinta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem o fato de que algumas constelações são visíveis em apenas um dos hemisférios em decorrência da esfericidade da Terra. É desejável que o plano de aula CIE6_12TU05 “Reconhecimento do Céu” tenha sido trabalhado anteriormente.

Professor(a), nesta aula os alunos deverão observar o movimento aparente de constelações e verificar em quais hemisférios elas são visíveis ou não, para tanto, terão que utilizar o software Stellarium

Materiais necessários para a aula:

Título da aula

Orientações: Nesse momento, pergunte aos alunos se eles já ouviram a expressão “circum-navegação”, e a que ela se refere. Também questione-os, procurando levantar informações sobre a relação que pode existir entre a circum-navegação e as estrelas. Posteriormente, leia o tema da aula para a turma e faça outras perguntas como: É possível dar a volta ao mundo? O que aconteceria se seguíssemos sempre na mesma direção?