Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Trata-se da segunda aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem a força gravitacional com o fato de os planetas terem o formato aproximadamente esférico. Para tanto é desejável que os alunos reconheçam o que é uma esfera, habilidade que já deve ter sido trabalhada em anos anteriores (EF01MA13 e EF02MA14), caso julgue necessário essa habilidade poderá ser retomada juntamente com o(a) professor(a) de Matemática.
Materiais necessários para a aula:
- Data show ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
- Atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível no material complementar.
- Leitura complementar. Disponível no material complementar.
Sugestão de materiais para a atividade Mão na massa - bolhas de sabão (um kit por grupo):
- Um copo com água com aproximadamente uma colher de detergente líquido.
- Canudinhos e pedaços de arames flexíveis.
- Vídeo: “Astronauta faz experiência na estação espacial”. Disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=jY_revRtVS0
Sugestões de aprofundamento:
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto.
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Pergunte qual o formato dos planetas e o que eles têm em comum. Espera-se que os alunos indiquem que todos os planetas têm formato aproximadamente esférico ou arredondado. Se julgar necessário apresente as imagens dos planetas do sistema solar para que os alunos verifiquem seus formatos.
Título da aula
Orientações: Se julgar necessário apresente as imagens dos planetas do sistema solar.
Contexto
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Reproduza o vídeo “Astronauta faz experiência na estação espacial”. Explique que na estação espacial a gravidade é praticamente inexistente e por esta razão a água está flutuando.
Link para o vídeo: https://www.youtube.com/watch?v=jY_revRtVS0
Questão disparadora
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Leia a Questão disparadora. Ouça as hipóteses iniciais dos alunos e solicite que registrem no caderno,
Mão na massa
Tempo sugerido: 35 minutos
Orientações: Organize a turma em grupos (três a quatro alunos).
Entregue a atividade Mão na massa impressa (1 folha por grupo. Disponível no material complementar.
Solicite que respondam a primeira questão “O que sei sobre o assunto”. Aguarde aproximadamente 5 minutos para os registros.
Leve os alunos para um espaço aberto da escola, onde eles possam fazer as bolhas de sabão.
Proponha aos alunos o desafio: Tentar fazer bolhas de sabão de formato diversos. Ressalte que só serão consideradas as bolhas que estivem no ar e não apoiadas ou presas em alguma superfície. Para isso distribua para cada grupo um copo com água e detergente, canudinhos, e pedaços de arame maleável (para que os alunos possam moldar instrumentos de diversos formatos para fazer as bolhas). Explique que eles terão 10 minutos para realizar esta etapa.
Professor(a), durante a atividade circule pelos grupos e observe as soluções que os alunos buscam para tentar fazer bolhas de formatos diversos. Observe como eles interagem e quais os questionamentos e hipóteses são levantadas por eles levantadas.
Projete o próximo slide.
Mão na massa
Orientações: Passados 10 minutos recolha os materiais utilizados para fazer a bolha de sabão. Oriente que eles devem registrar no diário de bordo suas observações e posteriormente ler o texto e responder a questão final.
Projete o próximo slide.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos.
Orientações: Organize a sala de forma que todos alunos consigam ver os colegas. Cada grupo deverá eleger um representante para relatar o que foi discutido para a turma. Após a apresentação dos grupos retome a Questão disparadora. Peça que expliquem a quais conclusões chegaram em sua atividade.
Projete o próximo slide.
Sistematização
Orientações: Professor(a) apresente a atual definição de planeta, segundo a União Astronômica Internacional:
(a) Está em órbita ao redor do Sol.
(b) Tem forma determinada pelo equilíbrio hidrostático (arredondada) resultante do fato de que sua força de gravidade supera as forças de coesão dos materiais que o constituem.
(c) É um objeto de dimensão predominante entre os objetos que se encontram em órbitas vizinhas.
Enfatize que ter a forma aproximadamente esférica (arredondada) é um dos critérios para determinar um corpo celeste como um planeta.
Para uma melhor compreensão sobre elementos que remontem à origem do sistema solar os alunos poderão realizar a leitura complementar. Disponível no material complementar.