Plano de aula: A esfericidade dos planetas

Plano 2 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da segunda aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos relacionem a força gravitacional com o fato de os planetas terem o formato aproximadamente esférico. Para tanto é desejável que os alunos reconheçam o que é uma esfera, habilidade que já deve ter sido trabalhada em anos anteriores (EF01MA13 e EF02MA14), caso julgue necessário essa habilidade poderá ser retomada juntamente com o(a) professor(a) de Matemática.

Materiais necessários para a aula:

• Data show ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
  • Atividade Mão na massa impressa (uma folha por grupo). Disponível no material complementar.
  • Leitura complementar. Disponível no material complementar.

Sugestão de materiais para a atividade Mão na massa - bolhas de sabão (um kit por grupo):

• Um copo com água com aproximadamente uma colher de detergente líquido.
  • Canudinhos e pedaços de arames flexíveis.
  • Vídeo: “Astronauta faz experiência na estação espacial”. Disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=jY_revRtVS0

Sugestões de aprofundamento:

Título da aula

Tempo sugerido: 1 minuto.

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Pergunte qual o formato dos planetas e o que eles têm em comum. Espera-se que os alunos indiquem que todos os planetas têm formato aproximadamente esférico ou arredondado. Se julgar necessário apresente as imagens dos planetas do sistema solar para que os alunos verifiquem seus formatos.