Plano de Aula

Plano de aula: Representações do planeta esférico

Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos uma pesquisa sobre o histórico de representações planificadas do planeta Terra e a montagem de uma linha do tempo. Deverão também pesquisar qual a forma mais adequada de representar o planeta: planisfério ou globo terrestre. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: papel pardo (de rolo) e canetinhas.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as representações do nosso planeta, um planeta esférico. Pergunte a eles o que seria esférico e explique-os que na realidade o nosso planeta é aproximadamente esférico pois é levemente achatado nos pólos. Pergunte então o que seria uma representação.

Conteúdos relacionados