Plano de Aula
Plano de aula: Representações do planeta esférico
Plano 9 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificar as diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos uma pesquisa sobre o histórico de representações planificadas do planeta Terra e a montagem de uma linha do tempo. Deverão também pesquisar qual a forma mais adequada de representar o planeta: planisfério ou globo terrestre. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários para a aula: papel pardo (de rolo) e canetinhas.
Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:
- http://sogeografia.com.br/Conteudos/GeografiaFisica/Cartografia/?pg=3
- https://brasilescola.uol.com.br/geografia/projecoes-cartograficas.htm
- https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conceitos-basicos-cartografia.htm
- http://rodinia.com.br/a-evolucao-do-mapa-mundi-ano-a-ano-desde-o-surgimento-da-humanidade/
Título da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre as representações do nosso planeta, um planeta esférico. Pergunte a eles o que seria esférico e explique-os que na realidade o nosso planeta é aproximadamente esférico pois é levemente achatado nos pólos. Pergunte então o que seria uma representação.
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO