Plano de aula: Teoria da Terra plana: fake news?

Plano 10 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

Sobre esta aula: Para esta aula espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF06CI11. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação das diferentes camadas que estruturam o planeta Terra (da estrutura interna à atmosfera) e suas principais características. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema, será proposto aos alunos responderem à um jogo de verdadeiro ou falso com perguntas sobre o tema. Deverão, também, justificar suas respostas baseados em argumentos que foram adquirindo no decorrer desta unidade. Posteriormente, farão uma discussão sobre as fontes de pesquisa sobre a Terra Plana. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: globo terrestre, impressão de folha com https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/c22RZeMjpYBHdCfdPFzuUgrFHenHTpca4DDsG4RZbCKuPdBHs83FAnqgtTfD/cie6-11tu10--atividade-para-impressao-resolucao-do-jogo-de-perguntas.pdf para o jogo e, caso possível, globinhos terrestres para premiar os ganhadores.

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a Teoria da Terra Plana. Questione-os se eles lembram de terem visto algo sobre isso em aulas anteriores. Caso não lembrem, pergunte do que eles imaginam que se trata esta teoria? Pergunte também o que seria uma fake news. Peça para darem exemplos de fake news. Caso você desconheça o termo, sugiro a leitura disponível em: https://www.significados.com.br/fake-news/.