Plano de aula: Objetos que desaparecem no horizonte

Plano 4 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13) que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Trata-se da quarta aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos associem o desaparecimento gradual de uma embarcação no horizonte à esfericidade da Terra.

Professor(a), nesta aula os grupos terão que fotografar uma sequência de imagens de um barquinho de papel se afastando e criar um vídeo em stop motion ou um GIF. Assim, sugere-se que pelo menos 1 aluno de cada grupo tenha um smartphone com sistema Android ou com aplicativo para criação de stop motion. Caso não seja possível o uso do celular, pode-se optar por uma câmera fotográfica (neste caso também será necessário um computador com software de edição). Se não tiver recursos tecnológicos para que os grupos trabalhem simultaneamente, cada grupo poderá fotografar por vez, neste caso reserve mais tempo para esta etapa. E na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma.

Materiais necessários para a aula:

• Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
  • Papel dobradura (folhas de aproximadamente 10 cm x 10 cm).
  • Cartolina.
  • Globo Terrestre grande (poderá ser substituído por balões de festa grandes ou qualquer outro material esférico que possa representar o planeta).
  • Celular ou tablet com aplicativo que permita a criação de stop motion ou GIF; e/ou câmera fotográfica e computador com software para trabalhar com imagens em movimento, como Movie Maker (Microsoft), Muan (Linux) ou similar (Na ausência de recursos tecnológicos, cada grupo poderá montar as apresentações e explicá-las para os demais colegas da turma).

Sugestões de aprofundamento:

• Planos de aula publicados na revista Nova escola:

Como fazer animações “stop motion”. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5746/como-fazer-animacoes-stop-motion

Aprendizagem Criativa: crie histórias em Stop Motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/10007/aprendizagem-criativa-crie-historias-em-stop-motion-no-instagram

O desafio de animar com stop motion. Disponível: https://novaescola.org.br/conteudo/5124/brincando-de-animacao

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Pergunte se os alunos já foram por exemplo ao litoral e viram alguma embarcação se afastando, ou outra situação em que eles tenham visto objetos se afastando e desaparecendo na linha do horizonte. Ouça as experiências relatadas pelos alunos. Peça que eles expliquem como esses objetos vão desaparecendo. Faça perguntas do tipo: “Eles somem de uma vez ou vão desaparecendo aos poucos?”; “Qual parte dos objetos some primeiro?”.