Atividade para impressão - Mão na Massa - CIE6_11TU01
Plano de Aula
Plano de aula: O formato da Terra
Plano 1 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre esta aula
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Materiais necessários para a aula:
- Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
- Atividade “Mão na massa impressa” (1 folha por dupla). Disponível: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/YP7EFBGakQMR6CjVkmg4NtqJwQWaQ6FFaSkhhj84q5Vjk3PJnHfNjMDrdzuj/atividade-para-impressao-mao-na-massa-cie6-11tu01.pdf
- Lápis, borracha e lápis de cor.
- Massa de modelar suficiente para a quantidade de grupos (4 a 5 alunos, por grupo). Sugestão de cores: Azul, Verde e Marrom (poderá ser utilizada outras cores a seu critério)
- Música: “Lindo balão azul” de Guilherme Arantes. E aparelho para a reprodução da música. Professor caso não disponha de maneira de reproduzir a música, sugere-se que leve a letra impressa.
Disponível em: https://www.vagalume.com.br/guilherme-arantes/lindo-balao-azul.html e https://www.youtube.com/watch?v=mcfyMelUFfo
- Vídeo: “Gravidade: caindo para o centro da Terra” do canal: O incrível pontinho azul. Disponivel no link: https://www.youtube.com/watch?v=Xq0VtFwkNL
Materiais de apoio:
- Reportagem da revista Super Interessante; “ Se o mundo é redondo por que a gente não cai?”. Disponível https://super.abril.com.br/ciencia/se-o-mundo-e-redondo-por-que-a-gente-nao-cai/
- Texto do site Mundo da educação - Bol “Afinal, a Terra é redonda mesmo?”. Disponível https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/afinal-terra-redonda-mesmo.htm
Título da aula
Tempo sugerido: 1 minuto
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Neste momento você deverá ouvir os alunos, eles já devem apresentar conhecimentos prévios sobre o formato da Terra. Faça perguntas como:
Qual o formato da Terra?
Como podemos ter certeza que a terra tem esse formato?
Onde vivemos no planeta?
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO