Plano de aula: Desvendando o tempo

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inclinação do eixo da terra

Sobre esta aula:

Durante essa aula serão abordados temas relacionados a uma das habilidades de Ciências (EF06CI14). Este plano constitui a parte inicial de uma sequência composta por duas aulas.

Materiais necessários para a aula: cinco caixas contendo em cada uma delas uma ponteira de madeira (um palito de picolé, um palito de churrasco, um pedaço de cabo de vassoura, dentre outras possibilidades), uma base de isopor (que pode ser substituída por papelão), disco do gnômon, tesoura e caneta. O disco de gnômon encontra-se disponível para impressão na aba de materiais complementares, ou pode ser produzido seguindo as instruções abaixo:

INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DO DISCO DO GNÔMON:

Para a produção de um disco de gnômon, deve-se utilizar um compasso para traçar uma circunferência em uma folha de papel. Em seguida, recorte o círculo e divida a circunferência ao meio. Em uma das partes da circunferência, faça as marcações de 15 em 15 graus, com o auxílio de um transferidor. Una cada marcação de grau ao centro da circunferência utilizando uma régua, obtendo, assim, 12 partes iguais. Da direita para a esquerda, escreva as horas no interior de cada parte, iniciando em 6:00h e finalizando em 18:00h.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte: “Introdução à Astronomia e Astrofísica - Observatório Nacional”, disponível em staff.on.br/maia/Intr_Astron_eAstrof_Curso_do_INPE.pdf (acessado em 03/05/2018).

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que costumamos utilizar diversos equipamentos para medir o tempo. Em seguida, explore, de forma breve, os instrumentos apresentados nas imagens contidas no próximo slide.

Neste momento, não se atenha a explicar o funcionamento de nenhum dos equipamentos, mas, identifique-os para instigar os alunos para o tema.