Plano de aula: Órbita dos satélites artificiais

Plano 6 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

Sobre esta aula: Para esta aula, espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF05CI10. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação de algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema e uma explicação sobre o funcionamento do GPS, será proposto aos alunos uma pesquisa sobre os tipos de satélites existentes a fim de completar uma tabela com as informações corretas de cada um deles. Posteriormente deverão explicar como os satélites artificiais orbitam a Terra e representar cada um dos tipos em forma de desenho. Finalmente, irão explicar com suas palavras como os satélites se mantêm em órbita. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: livros e material didático contendo o assunto de satélites, cola, lápis de cor, canetinhas, folhas sulfites e/ou cartolinas, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kYPatPvwCvMyqcr8f2dKbS8NbraCxayzhpK3FGjTGHVHqdHY6FBDhn3MxNu3/cie6-11tu06--mao-na-massa--atividade-para-impressao-tabela-em-branco.pdf (1 por grupo) informações da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5xB7Zfu3cJUszc7dRKHbwmcS6hcm7BdjmGQmtvxsfUqpFzAHx9zdTmd4s49M/cie6-11tu06--mao-na-massa--atividade-para-recorte.pdf e previamente recortadas (1 por grupo); e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/64y82gn2mZTtrykNHpYM8RZaQ56wJTGrzq9DBmC89hP4EfsqvDMX8pJvKMXt/cie6-11tu06--mao-na-massa--atividade-para-impressao-texto.pdf para consulta das informações (1 por grupo).

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a órbita dos satélites artificiais. Faça perguntas como: O que é uma órbita? É possível que os alunos já tenham ouvido a palavra mas que ainda não consigam definir o conceito, neste caso defina para eles: orbitar significa movimentar-se ao redor de algo sob a influência de alguma força. Pergunte também a eles quais são os dois tipos de satélites existentes. Espera-se que eles já tenham tido aulas sobre satélites naturais e que se lembrem de exemplos como a Lua. Pergunte também quantos satélites artificiais eles imaginam orbitar a Terra e se eles já viram algum satélite ao olhar para o céu noturno.