Plano de Aula

Plano de aula: Órbita dos satélites artificiais

Plano 6 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas

mais ações

Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?

Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.

Habilidades BNCC:

Chatbot

Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?

Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Para esta aula, espera-se que os professores já tenham trabalhado a seguinte habilidade: EF05CI10. Assim, possivelmente já foram discutidas com os alunos questões, como: identificação de algumas constelações no céu, com o apoio de recursos (mapas celestes e aplicativos digitais, entre outros), e os períodos do ano em que elas são visíveis no início da noite. Nesta aula, após uma retomada de conceitos introdutórios sobre o tema e uma explicação sobre o funcionamento do GPS, será proposto aos alunos uma pesquisa sobre os tipos de satélites existentes a fim de completar uma tabela com as informações corretas de cada um deles. Posteriormente deverão explicar como os satélites artificiais orbitam a Terra e representar cada um dos tipos em forma de desenho. Finalmente, irão explicar com suas palavras como os satélites se mantêm em órbita. Você observará que a habilidade trabalhada neste plano (EF06CI13) não será contemplada em sua totalidade e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários para a aula: livros e material didático contendo o assunto de satélites, cola, lápis de cor, canetinhas, folhas sulfites e/ou cartolinas, https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kYPatPvwCvMyqcr8f2dKbS8NbraCxayzhpK3FGjTGHVHqdHY6FBDhn3MxNu3/cie6-11tu06--mao-na-massa--atividade-para-impressao-tabela-em-branco.pdf (1 por grupo) informações da https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5xB7Zfu3cJUszc7dRKHbwmcS6hcm7BdjmGQmtvxsfUqpFzAHx9zdTmd4s49M/cie6-11tu06--mao-na-massa--atividade-para-recorte.pdf e previamente recortadas (1 por grupo); e https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/64y82gn2mZTtrykNHpYM8RZaQ56wJTGrzq9DBmC89hP4EfsqvDMX8pJvKMXt/cie6-11tu06--mao-na-massa--atividade-para-impressao-texto.pdf para consulta das informações (1 por grupo).

Recomendo as leituras a seguir para melhorar a qualidade de sua aula:

Título da aula
Título da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que eles irão discutir sobre a órbita dos satélites artificiais. Faça perguntas como: O que é uma órbita? É possível que os alunos já tenham ouvido a palavra mas que ainda não consigam definir o conceito, neste caso defina para eles: orbitar significa movimentar-se ao redor de algo sob a influência de alguma força. Pergunte também a eles quais são os dois tipos de satélites existentes. Espera-se que eles já tenham tido aulas sobre satélites naturais e que se lembrem de exemplos como a Lua. Pergunte também quantos satélites artificiais eles imaginam orbitar a Terra e se eles já viram algum satélite ao olhar para o céu noturno.

Novo curso gratuito

Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais

VER CURSO