Rascunho do plano de aula de Ciências
Plano de Aula
Plano de aula: A esfericidade da Terra e seu contexto histórico
Plano 3 de uma sequência de 9 planos. Veja todos os planos sobre Movimentos da Terra: teorias em diferentes tempos e culturas
Tem interesse no tema "Neurociência, adolescências e engajamento nos Anos Finais"?
Inscreva-se neste tema para receber novidades pelo site e por email.
Habilidades BNCC:
Aula
Sobre este plano
Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre esta aula: Nesta aula serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com uma das habilidades de Ciências (EF06CI13), que envolve selecionar argumentos e evidências que demonstrem a esfericidade da Terra. Observe que a habilidade não será contemplada em sua totalidade e que as propostas desta aula podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Trata-se da terceira aula sobre a temática, que tem por objetivo que os alunos reconheçam que a esfericidade do planeta Terra já é proposta há muito tempo.
Materiais necessários para a aula:
Datashow ou cópia das atividades propostas nesta apresentação.
Vídeo: “Quer que eu desenhe? Eratóstene”. Disponível: https://www.youtube.com/watch?v=wiYE6tVUpXg
Equipamento para reprodução do vídeo.
Atividade “Mão na Massa impressa” (1 folha por grupo). Disponível https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/Aqh3N53jpuYzF972QZKd6V9V7bFxHHdpagmbjaA2RxkK5atnut2zQ8cvpCds/cie6-11tu03--mao-na-massa--atividade-para-impressao.pdf.
Sugestão de materiais para a atividade “Mão na Massa” (um kit por grupo):
- Cartolina ou papel cartão.
- Palito de sorvete.
- Fita adesiva.
- Lanterna.
- Fita métrica ou régua.
- Esquadro.
Sugestões de aprofundamento:
- Texto: “Evolução da concepção sobre a forma da Terra.” Blog informativo do Parque da Ciência – Ciência e Diversão.
http://parquedaciencia.blogspot.com/2014/11/evolucao-da-concepcao-sobre-forma-da.html
Título da aula
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Leia o tema da aula para a turma. Explique que nesta aula iremos iniciar o estudo de abordagens históricas sobre concepções do formato da Terra.
Faça perguntas como: "Vocês acham que a Terra sempre foi pensada como sendo redonda?" "Como vocês imaginam que era idealizada a forma da terra antigamente?"
Novo curso gratuito
Conheça nosso mais novo curso sobre adolescências, neurociência e engajamento nos anos finais
VER CURSO