Plano de aula: Leitura e interpretação de dados do gnômon

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Inclinação do eixo da terra

Sobre esta aula:

Durante essa aula, serão abordados temas relacionados a uma das habilidades de Ciências (EF06CI14). Este plano constitui a parte final de uma sequência composta por duas aulas. Durante a primeira aula desta sequência, intitulada “Desvendando o tempo” (código CIE6_12TU01), foi realizada a construção coletiva de relógios do Sol.

Os materiais necessários para a aula serão: gnômon (produzidos na aula 1), bússola, lanterna e uma pirâmide de papel ou papelão. Caso a turma não tenha participado da aula 1, o professor deve preparar previamente os relógios de Sol. O relógio consiste em um disco graduado entrecortado por uma haste de papelão ou madeira, a qual perpassa exatamente o ponto central da circunferência. O disco de gnômon encontra-se disponível para impressão no link https://drive.google.com/open?id=1p5PwH9KXKClnq5JIQols7UA2FABGdrF- , ou pode ser produzido segundo as instruções abaixo:

INSTRUÇÕES PARA PRODUÇÃO DO DISCO DO GNÔMON:

Para a produção de um disco de gnômon, deve-se utilizar um compasso para traçar uma circunferência em uma folha de papel. Em seguida, recorte o círculo e divida a circunferência ao meio. Em uma das partes da circunferência, faça as marcações de 15 em 15 graus, com o auxílio de um transferidor. Una cada marcação de grau ao centro da circunferência utilizando uma régua, obtendo, assim, 12 partes iguais. Da direita para a esquerda, escreva as horas no interior de cada parte, iniciando em 6:00h e finalizando em 18:00h.

O ângulo de inclinação do gnômon deve ser ajustado à latitude da cidade onde a aula ocorrerá. Para o correto ajuste, deve-se afixar à base do gnômon um clipe de papel aberto no ângulo complementar ao valor numérico da latitude, para que a angulação resultante seja de 90 graus (ângulo reto). Por exemplo, caso a aula seja ministrada em Porto Alegre, cidade com latitude de -30 graus, deve-se abrir o clipe em uma angulação de 60 graus e utilizá-lo como suporte para o gnômon.

Para saber mais sobre a temática a ser desenvolvida nas aulas que tratam dessa habilidade, consulte o Manual de Astronomia - CDCC/USP. Disponível em http://www.cdcc.usp.br/cda/atividades/vo/bibliografia/EDIOURO%202012_06_12%20-%20Manual%20de%20Astronomia_AEB%20COM%20isbn.pdf.

Título da aula

Orientações: Leia o tema da aula e comente com os alunos que o gnômon (relógio de Sol) é o mais antigo objeto utilizado pelo homem para a medição do tempo. Anteriormente, composto apenas pelo ponteiro central, fazia a divisão do dia em duas partes. Com o tempo, novas formas de divisão foram inseridas, podendo determinar menores espaços de tempo.

Em seguida, explore de forma breve a imagem do gnômon contida no próximo slide.

Caso não disponha de projetor para apresentação das imagens, utilize um dos relógios produzidos e projete luz sobre o mesmo, representando o Sol.