Plano de Aula

Plano de aula: Medindo com precisão

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Conceito-chave

Transformações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • borracha;
  • caderno;
  • régua;
  • copos descartáveis de vários tamanhos: 100 ml, 200 ml, 400 ml;
  • garrafas de refrigerante de vários tamanhos: 2 L, 600 ml;
  • objetos de medição (régua, trena, balança, jarra ou copo graduado).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.