Plano de Aula

Plano de aula: Medindo com precisão

Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé

Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Conceito-chave

Transformações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

  • Lápis;
  • borracha;
  • caderno;
  • régua;
  • copos descartáveis de vários tamanhos: 100 ml, 200 ml, 400 ml;
  • garrafas de refrigerante de vários tamanhos: 2 L, 600 ml;
  • objetos de medição (régua, trena, balança, jarra ou copo graduado).

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

Estabelecer relações entre unidades de medidas padrão e sua milésima parte.  

Realizar transformações entre unidades de medidas de mesma grandeza por meio de divisões ou multiplicações.

Planner gratuito 2024

Com espaço para anotar compromissos, semanário também traz sugestões antirracistas.

ACESSAR AGORA