Plano de Aula

Plano de aula: Medindo com precisão

Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Relação entre as unidades de medida de massa, capacidade e comprimento

mais ações

Descrição

Este plano de aula foi elaborado pelo Time de Autores NOVA ESCOLA

Autor: Alexandre Tolentino de Carvalho

Mentor: Fábio Menezes da Silva.

Especialista de área: Fernando Barnabé



Habilidade da BNCC

EF05MA19 - Resolver e elaborar problemas envolvendo medidas das grandezas comprimento, área, massa, tempo, temperatura e capacidade, recorrendo a transformações entre as unidades mais usuais em contextos socioculturais.



Objetivos específicos

  1. Relacionar tipos de grandezas e unidades de medidas aos tamanhos e quantidades dos objetos primando pela precisão da medida.
  2. Compreender os submúltiplos de uma medida padrão como fatores essenciais na busca por mensurações precisas.
  3. Familiarizar-se com algumas medidas do cotidiano.



Conceito-chave

Relações entre unidades de medida de mesma grandeza.

Recursos necessários

Lápis, borracha e caderno, régua, objetos do cotidiano (caixas, embalagens, sapato, latas), régua, barbante e ripas de madeira.

Habilidades BNCC:

Objetivos de aprendizagem

  1. Relacionar tipos de grandezas e unidades de medidas aos tamanhos e quantidades dos objetos primando pela precisão da medida.
  2. Compreender os submúltiplos de uma medida padrão como fatores essenciais na busca por mensurações precisas.
  3. Familiarizar-se com algumas medidas do cotidiano.



Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Resumo da aula
Resumo da aula Orientações:Este slide não é um substituto para as anotações para o professor e não deve ser apresentado para os alunos. Trata-se apenas de um resumo da proposta para apoiá-lo na aplicação do plano em sala de aula.
Orientação: Leia atentamente o plano inteiro e as anotações para o professor. Busque antecipar quais questões podem surgir com a sua turma e preveja adequações ao nível em que seus alunos estão.
Compartilhe o objetivo da aula com os alunos antes de aplicar proposta.
Na aba “Sobre o plano”, confira os conhecimentos que sua turma já deve dominar para seguir essa proposta.
Se quiser salvar o plano no seu computador, faça download dos slides na aba “Materiais complementares”. Você também pode imprimi-lo clicando no botão “imprimir”.
Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientação: Projete ou leia o objetivo para a turma.

Propósito: Compartilhar o objetivo da aula.