Plano de Aula

Plano de aula: Explorando a utilização responsável das ferramentas de Inteligência Artificial

mais ações

Descrição

O plano de aula está previsto para duas aulas e tem como objetivo desenvolver habilidades de produção textual e uso consciente e seguro da ferramenta Copilot. Os estudantes são do 5º ano do Ensino Fundamental e vão trabalhar com a produção de textos e o uso de tecnologias computacionais de forma responsável e segura. As duas aulas estão subdivididas, inicialmente, em uma conversa inicial (30 min) que servirá como introdução ao assunto Inteligência Artificial (IA) e exploração da ferramenta Copilot com elaboração de perguntas e comparação das respostas. Uma atividade em grupo (45 min) que se iniciará na primeira aula e terá continuidade na segunda, envolve debate sobre os riscos e cuidados no uso de ferramentas de IA e a criação de textos argumentativos com base nas sugestões do Copilot. Na finalização da segunda aula, um momento de reflexão e sistematização (25 min) incluirá a apresentação dos textos, discussão e refinamento dos argumentos criados pelos estudantes.

Materiais sugeridos

  • Equipamentos e dispositivos:
    Computador, Tablet ou Celular com acesso à internet.

  • Recursos Educacionais Digitais:
    Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations.

  • Materiais diversos:
    Caderno e quadro para os registros.

Habilidades BNCC:

Objeto de conhecimento

  • Produção de textos.

  • Uso de tecnologias computacionais.

  • Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia.

Prática de Linguagem

  • Análise linguística e semiótica.

Objetivos de aprendizagem

  • Listar dicas de utilização da ferramenta Copilot.

  • Comparar e analisar diferentes respostas fornecidas pelo Copilot e pelos próprios estudantes, identificando semelhanças e diferenças.

  • Criar textos com argumentação coerente.

Competências gerais

1. Conhecimento.

2. Pensamento científico, crítico e criativo.

4. Comunicação.

5. Cultura Digital.

7. Argumentação.

doubtsO Nível de Competência Digital proposto para a aplicação deste plano é Intermediário
doubts

Planeje suas aulas pelo whatsapp

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre esta aula

Tempo previsto: 100 min

Este plano de aula tem foco em produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).

A finalidade dele é que os estudantes sejam capazes de listar dicas de utilização da ferramenta Copilot pesquisando informações para em seguida organizá-las de forma lógica e coerente em um texto com apoio da ferramenta.

Dificuldades antecipadas:

Alguns estudantes poderão apresentar dificuldades com as ferramentas pela falta de acesso. Identifique e solicite a ajuda dos estudantes com mais familiaridade com as ferramentas para que possam apoiar os demais.

Organização da aula

Conversa inicial/Introdução

Tempo previsto: 30 min

Inicie a aula perguntando aos estudantes:

- Quem conhece ou ouviu falar sobre IA?

- De quais maneiras ela está presente no nosso dia a dia?

Espera-se que os estudantes mencionem assistentes como Siri e Alexa, mas que talvez eles limitem suas respostas aos mais conhecidos. Então, explique que uma das ferramentas muito úteis são os assistentes virtuais que usam a IA como o Copilot. Proponha então uma nova pergunta:

- O que será que o Copilot é capaz de fazer?

- De que maneira poderíamos encontrar essa resposta?

Espera-se que os estudantes mencionem o recurso da pesquisa para conhecer mais sobre o Copilot. Convide-os então a fazerem uma pesquisa, mas diferentemente de pesquisas em sites eles farão uma pesquisa na própria ferramenta.

Peça que pensem nas perguntas que gostariam de fazer para o próprio Copilot.

Convide-os a explorarem a ferramenta. Oriente-os a pensarem em perguntas que poderão ser feitas para o assistente virtual Copilot. Acolha as sugestões registrando-as no quadro. Espera-se que os estudantes sugiram, por exemplo: 'O que é IA?', 'Como o Copilot pode me ajudar a estudar?', 'O Copilot pode criar um poema para mim?'.

Em seguida, eles deverão iniciar a exploração utilizando um notebook, computador ou celular com acesso à internet.

Adapte esse momento de acordo com a disponibilidade de dispositivos. É possível realizar a atividade individualmente, em duplas, grupos e até mesmo coletivamente e para isso será necessário apenas um notebook com projetor multimídia para realizar a projeção da sua tela.

Se você estiver utilizando o projetor, abra o Copilot e inicie inserindo as perguntas elaboradas pela turma e vá explorando em conjunto, acolhendo as novas perguntas que forem sendo propostas.

Se os alunos estiverem em grupos ou individualmente, de acordo com a disponibilidade de dispositivos, peça que iniciem a jornada de descoberta do Copilot, utilizando as perguntas que a turma elaborou como ponto de partida. Incentive-os a explorar a ferramenta de forma autônoma, formulando novas perguntas e aprofundando seus conhecimentos. Esteja à disposição para auxiliar quando necessário, mas permita que os alunos construam suas próprias descobertas.

Finalize esse momento voltando às perguntas iniciais e chamando a atenção dos estudantes para como foi possível aprofundar o conhecimento da ferramenta com auxílio da pesquisa realizada. Apresente uma última pergunta:

- Quais dicas vocês dariam para uma pessoa que não conhece o Copilot para que ela consiga utilizá-lo?

Dê um tempo para que todos possam pensar nas respostas. Em seguida, solicite que utilizem o Copilot para fazer a mesma pergunta, observando atentamente as respostas fornecidas e comparando semelhanças e diferenças. Peça que compartilhem suas observações, destacando as respostas geradas pelo Copilot que foram além das respostas elaboradas por eles.

Acompanhe e medie as reflexões no momento do compartilhamento de forma que a turma consiga concluir as características essenciais de um bom prompt. Uma possibilidade seria utilizar o acrônimo COFE:

C (Contexto) - ex: estou na aula de LP e …

O (Objetivo) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento.

F: (Fonte) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento baseado em fontes da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.

E: (Expectativa) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento baseado em fontes das nações Unidas sobre mudanças climáticas. Poderia me ajudar listando 10 dados sobre aquecimento global?

Espera-se que com essa atividade os estudantes desenvolvam a compreensão do tipo de apoio que a ferramenta pode oferecer, ampliando a possibilidade de respostas e informações sobre o assunto pesquisado. Se a turma não chegar às conclusões esperadas, oriente-os oferecendo essas informações e peça que eles as utilizem durante a atividade.