Como selecionar Recursos Educacionais Digitais (REDs) para suas aulas?
Plano de Aula
Plano de aula: Explorando a utilização responsável das ferramentas de Inteligência Artificial
Por: Priscila Almeida
Descrição
O plano de aula está previsto para duas aulas e tem como objetivo desenvolver habilidades de produção textual e uso consciente e seguro da ferramenta Copilot. Os estudantes são do 5º ano do Ensino Fundamental e vão trabalhar com a produção de textos e o uso de tecnologias computacionais de forma responsável e segura. As duas aulas estão subdivididas, inicialmente, em uma conversa inicial (30 min) que servirá como introdução ao assunto Inteligência Artificial (IA) e exploração da ferramenta Copilot com elaboração de perguntas e comparação das respostas. Uma atividade em grupo (45 min) que se iniciará na primeira aula e terá continuidade na segunda, envolve debate sobre os riscos e cuidados no uso de ferramentas de IA e a criação de textos argumentativos com base nas sugestões do Copilot. Na finalização da segunda aula, um momento de reflexão e sistematização (25 min) incluirá a apresentação dos textos, discussão e refinamento dos argumentos criados pelos estudantes.
Materiais sugeridos
- Equipamentos e dispositivos:
Computador, Tablet ou Celular com acesso à internet. - Recursos Educacionais Digitais:
Microsoft Copilot | IA da Microsoft. Disponível em: https://www.microsoft.com/pt-br/copilot/organizations. - Materiais diversos:
Caderno e quadro para os registros.
Habilidades BNCC:
Objeto de conhecimento
- Produção de textos.
- Uso de tecnologias computacionais.
- Segurança e responsabilidade no uso da tecnologia.
Prática de Linguagem
- Análise linguística e semiótica.
Objetivos de aprendizagem
- Listar dicas de utilização da ferramenta Copilot.
- Comparar e analisar diferentes respostas fornecidas pelo Copilot e pelos próprios estudantes, identificando semelhanças e diferenças.
- Criar textos com argumentação coerente.
Competências gerais
1. Conhecimento.
2. Pensamento científico, crítico e criativo.
4. Comunicação.
5. Cultura Digital.
7. Argumentação.
Acesse
- Acesse aqui o tutorial sobre o Copilot e o MS Designer criado pelos formadores da NOVA ESCOLA.
- Tutorial do Copilot: começar a usar Copilot. Disponível em: https://support.microsoft.com/pt-br/topic/tutorial-do-copilot-come%C3%A7ar-a-usar-copilot-fe837774-3f6b-4885-850d-01f0e428898c. Acesso em 4 de jan. 2024.
Bibliografia
- Inteligência Artificial e sociedade: avanços e riscos. Disponível em: https://doi.org/10.1590/s0103-4014.2021.35101.004. Aceso em 2 jan. 2024.
- BUENO, Luzia; LOPES, Maria Angela Paulino Teixeira; CRISTOVÃO, Vera Lúcia Lopes (org.). Gêneros Textuais e Formação Inicial: uma Homenagem à Malu Matencio. 1. ed. São Paulo: Mercado das Letras, 2013. 360 p.
Precisa de ajuda para criar uma aula personalizada?
Crie seu plano de aula em menos de um minuto no WhatsApp.
Aula
Sobre esta aula
Tempo previsto: 100 min
Este plano de aula tem foco em produção de textos (escrita compartilhada e autônoma).
A finalidade dele é que os estudantes sejam capazes de listar dicas de utilização da ferramenta Copilot pesquisando informações para em seguida organizá-las de forma lógica e coerente em um texto com apoio da ferramenta.
Dificuldades antecipadas:
Alguns estudantes poderão apresentar dificuldades com as ferramentas pela falta de acesso. Identifique e solicite a ajuda dos estudantes com mais familiaridade com as ferramentas para que possam apoiar os demais.
Organização da aula
Conversa inicial/Introdução
Tempo previsto: 30 min
Inicie a aula perguntando aos estudantes:
- Quem conhece ou ouviu falar sobre IA?
- De quais maneiras ela está presente no nosso dia a dia?
Espera-se que os estudantes mencionem assistentes como Siri e Alexa, mas que talvez eles limitem suas respostas aos mais conhecidos. Então, explique que uma das ferramentas muito úteis são os assistentes virtuais que usam a IA como o Copilot. Proponha então uma nova pergunta:
- O que será que o Copilot é capaz de fazer?
- De que maneira poderíamos encontrar essa resposta?
Espera-se que os estudantes mencionem o recurso da pesquisa para conhecer mais sobre o Copilot. Convide-os então a fazerem uma pesquisa, mas diferentemente de pesquisas em sites eles farão uma pesquisa na própria ferramenta.
Peça que pensem nas perguntas que gostariam de fazer para o próprio Copilot.
Convide-os a explorarem a ferramenta. Oriente-os a pensarem em perguntas que poderão ser feitas para o assistente virtual Copilot. Acolha as sugestões registrando-as no quadro. Espera-se que os estudantes sugiram, por exemplo: 'O que é IA?', 'Como o Copilot pode me ajudar a estudar?', 'O Copilot pode criar um poema para mim?'.
Em seguida, eles deverão iniciar a exploração utilizando um notebook, computador ou celular com acesso à internet.
Adapte esse momento de acordo com a disponibilidade de dispositivos. É possível realizar a atividade individualmente, em duplas, grupos e até mesmo coletivamente e para isso será necessário apenas um notebook com projetor multimídia para realizar a projeção da sua tela.
Se você estiver utilizando o projetor, abra o Copilot e inicie inserindo as perguntas elaboradas pela turma e vá explorando em conjunto, acolhendo as novas perguntas que forem sendo propostas.
Se os alunos estiverem em grupos ou individualmente, de acordo com a disponibilidade de dispositivos, peça que iniciem a jornada de descoberta do Copilot, utilizando as perguntas que a turma elaborou como ponto de partida. Incentive-os a explorar a ferramenta de forma autônoma, formulando novas perguntas e aprofundando seus conhecimentos. Esteja à disposição para auxiliar quando necessário, mas permita que os alunos construam suas próprias descobertas.
Finalize esse momento voltando às perguntas iniciais e chamando a atenção dos estudantes para como foi possível aprofundar o conhecimento da ferramenta com auxílio da pesquisa realizada. Apresente uma última pergunta:
- Quais dicas vocês dariam para uma pessoa que não conhece o Copilot para que ela consiga utilizá-lo?
Dê um tempo para que todos possam pensar nas respostas. Em seguida, solicite que utilizem o Copilot para fazer a mesma pergunta, observando atentamente as respostas fornecidas e comparando semelhanças e diferenças. Peça que compartilhem suas observações, destacando as respostas geradas pelo Copilot que foram além das respostas elaboradas por eles.
Acompanhe e medie as reflexões no momento do compartilhamento de forma que a turma consiga concluir as características essenciais de um bom prompt. Uma possibilidade seria utilizar o acrônimo COFE:
C (Contexto) - ex: estou na aula de LP e …
O (Objetivo) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento.
F: (Fonte) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento baseado em fontes da Organização das Nações Unidas sobre mudanças climáticas.
E: (Expectativa) - ex: estou na aula de LP e gostaria de melhorar meu argumento baseado em fontes das nações Unidas sobre mudanças climáticas. Poderia me ajudar listando 10 dados sobre aquecimento global?
Espera-se que com essa atividade os estudantes desenvolvam a compreensão do tipo de apoio que a ferramenta pode oferecer, ampliando a possibilidade de respostas e informações sobre o assunto pesquisado. Se a turma não chegar às conclusões esperadas, oriente-os oferecendo essas informações e peça que eles as utilizem durante a atividade.