Canudos
Plano de Aula
Plano de aula: Direitos ambientais e a sociedade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano os alunos irão entrar em contato com as questões ambientais através da análise de elementos que apresentam a ação humana para a conquista da preservação da natureza. Através da apresentação de avanços ou retrocessos nas legislações procura-se demonstrar a ação humana em diferentes escalas. Para finalizar esse plano, é proposto que os alunos se tornem protagonistas das campanhas de preservação do meio ambiente feitas com os colegas da escola.
Materiais necessários:
Materiais diversos para a organização da campanha.
Material complementar:
Grupo 1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
Grupo 2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
Grupo 3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
Grupo 4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
Para você saber mais:
Os temas tratados nas pesquisas são recorrentes em nosso cotidiano em jornais e revistas. No entanto, sempre é possível compreender melhor como se dão esses eventos. Para isso, alguns materiais sobre o uso de agrotóxicos estão disponíveis nesses links:
http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf - Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática acesso em 25/02/2019
http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va07-seguranca02.pdf - agrotóxicos e saúde pública acesso em 25/02/2019
Material sobre o uso do canudo:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html acesso em 25/10/2019
Notícia sobre as barragens de Mariana e Brumadinho e a forma como foram construídas: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml acesso em 25/10/2019
Matéria no site do Greenpeace sobre consumo de orgânico nas periferias:
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ acesso em 25/10/2019
Matéria da revista Época sobre o Lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html acesso em 25/10/2019
Dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.”
http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf acesso em 25/10/2019
Site do Projeto Um ano sem lixo - Cristal Muniz
https://www.umanosemlixo.com/ acesso em 25/10/2019
Revista balanço anual do CEMPRE, associação de promoção da reciclagem:
http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf acesso em 25/10/2019
Site do projeto Pimp my carroça, que promove os catadores de lixo da cidade:
http://pimpmycarroca.com/ acesso em 25/10/2019
Além dos temas das pesquisas, a questão do saneamento também pode ser aprofundada através dos dados fornecidos pelo site do IBGE e a matéria do portal de notícias G1:
Matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml acesso em 25/10/2019
Site do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico acesso em 25/10/2019
Sobre o lixo e sua história, recomendamos a publicação da pesquisa realizada na UERJ: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf
Além da publicação, você pode acessar o site produzido também pela universidade com os alunos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/texto6.html
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão conversar sobre o lixo e os problemas ambientais.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS