Canudos
Plano de Aula
Plano de aula: Direitos ambientais e a sociedade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano os alunos irão entrar em contato com as questões ambientais através da análise de elementos que apresentam a ação humana para a conquista da preservação da natureza. Através da apresentação de avanços ou retrocessos nas legislações procura-se demonstrar a ação humana em diferentes escalas. Para finalizar esse plano, é proposto que os alunos se tornem protagonistas das campanhas de preservação do meio ambiente feitas com os colegas da escola.
Materiais necessários:
Materiais diversos para a organização da campanha.
Material complementar:
Grupo 1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
Grupo 2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
Grupo 3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
Grupo 4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
Para você saber mais:
Os temas tratados nas pesquisas são recorrentes em nosso cotidiano em jornais e revistas. No entanto, sempre é possível compreender melhor como se dão esses eventos. Para isso, alguns materiais sobre o uso de agrotóxicos estão disponíveis nesses links:
http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf - Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática acesso em 25/02/2019
http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va07-seguranca02.pdf - agrotóxicos e saúde pública acesso em 25/02/2019
Material sobre o uso do canudo:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html acesso em 25/10/2019
Notícia sobre as barragens de Mariana e Brumadinho e a forma como foram construídas: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml acesso em 25/10/2019
Matéria no site do Greenpeace sobre consumo de orgânico nas periferias:
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ acesso em 25/10/2019
Matéria da revista Época sobre o Lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html acesso em 25/10/2019
Dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.”
http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf acesso em 25/10/2019
Site do Projeto Um ano sem lixo - Cristal Muniz
https://www.umanosemlixo.com/ acesso em 25/10/2019
Revista balanço anual do CEMPRE, associação de promoção da reciclagem:
http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf acesso em 25/10/2019
Site do projeto Pimp my carroça, que promove os catadores de lixo da cidade:
http://pimpmycarroca.com/ acesso em 25/10/2019
Além dos temas das pesquisas, a questão do saneamento também pode ser aprofundada através dos dados fornecidos pelo site do IBGE e a matéria do portal de notícias G1:
Matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml acesso em 25/10/2019
Site do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico acesso em 25/10/2019
Sobre o lixo e sua história, recomendamos a publicação da pesquisa realizada na UERJ: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf
Além da publicação, você pode acessar o site produzido também pela universidade com os alunos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/texto6.html
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão conversar sobre o lixo e os problemas ambientais.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS