Canudos
Plano de Aula
Plano de aula: Direitos ambientais e a sociedade
Plano 2 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Neste plano os alunos irão entrar em contato com as questões ambientais através da análise de elementos que apresentam a ação humana para a conquista da preservação da natureza. Através da apresentação de avanços ou retrocessos nas legislações procura-se demonstrar a ação humana em diferentes escalas. Para finalizar esse plano, é proposto que os alunos se tornem protagonistas das campanhas de preservação do meio ambiente feitas com os colegas da escola.
Materiais necessários:
Materiais diversos para a organização da campanha.
Material complementar:
Grupo 1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
Grupo 2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
Grupo 3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
Grupo 4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
Para você saber mais:
Os temas tratados nas pesquisas são recorrentes em nosso cotidiano em jornais e revistas. No entanto, sempre é possível compreender melhor como se dão esses eventos. Para isso, alguns materiais sobre o uso de agrotóxicos estão disponíveis nesses links:
http://www.scielo.br/pdf/sdeb/v42n117/0103-1104-sdeb-42-117-0518.pdf - Agrotóxicos e seus impactos na saúde humana e ambiental: uma revisão sistemática acesso em 25/02/2019
http://www.esalq.usp.br/visaoagricola/sites/default/files/va07-seguranca02.pdf - agrotóxicos e saúde pública acesso em 25/02/2019
Material sobre o uso do canudo:
https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html acesso em 25/10/2019
Notícia sobre as barragens de Mariana e Brumadinho e a forma como foram construídas: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml acesso em 25/10/2019
Matéria no site do Greenpeace sobre consumo de orgânico nas periferias:
https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ acesso em 25/10/2019
Matéria da revista Época sobre o Lei que flexibiliza o uso de agrotóxicos:
https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html acesso em 25/10/2019
Dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.”
http://www.abrasco.org.br/dossieagrotoxicos/wp-content/uploads/2013/10/DossieAbrasco_2015_web.pdf acesso em 25/10/2019
Site do Projeto Um ano sem lixo - Cristal Muniz
https://www.umanosemlixo.com/ acesso em 25/10/2019
Revista balanço anual do CEMPRE, associação de promoção da reciclagem:
http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf acesso em 25/10/2019
Site do projeto Pimp my carroça, que promove os catadores de lixo da cidade:
http://pimpmycarroca.com/ acesso em 25/10/2019
Além dos temas das pesquisas, a questão do saneamento também pode ser aprofundada através dos dados fornecidos pelo site do IBGE e a matéria do portal de notícias G1:
Matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/saneamento-melhora-mas-metade-dos-brasileiros-segue-sem-esgoto-no-pais.ghtml acesso em 25/10/2019
Site do IBGE: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br/agencia-noticias/2012-agencia-de-noticias/noticias/20979-norte-e-nordeste-convivem-com-restricoes-no-acesso-a-saneamento-basico acesso em 25/10/2019
Sobre o lixo e sua história, recomendamos a publicação da pesquisa realizada na UERJ: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf
Além da publicação, você pode acessar o site produzido também pela universidade com os alunos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/texto6.html
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão conversar sobre o lixo e os problemas ambientais.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Converse com os alunos sobre o que eles costumam comer no lanche do intervalo. Pergunte a eles que tipo de lixo eles descartam após se alimentar: embalagens, latas, canudos, papel etc. Anote no quadro o que for mais recorrente e pergunte aos alunos se eles consideram que esse lixo é descartado da maneira correta pela escola. Destaque a importância da coleta seletiva para poupar o meio ambiente da degradação e pergunte se eles realizam tanto na escola como em casa alguma atividade que colabore com a preservação.
Para encerrar a contextualização, pergunte aos alunos se eles acham importante realizar esse tipo de ação e porque. Peça para que, em grupos, eles observem as imagens e imaginem quais tipos de lixo são produzidos em cada espaço. Depois disso, peça para que anotem algumas hipóteses sobre quando e porque a sociedade começou a se preocupar com o lixo.
Como adequar à sua realidade: Para esse momento pode ser organizada previamente uma inspeção do lixo produzido pela escola como um todo no momento do intervalo. Você pode verificar se é possível olhar esse lixo, utilizando luvas e material adequado de proteção para a turma. Além disso, os alunos podem entrevistar pessoas que trabalhem na manutenção e limpeza da escola para refletir quem é responsável pelo lixo na escola. Diretores e coordenadores também podem ser entrevistados para saber qual o destino do lixo na escola (Existe coleta seletiva? Para onde vai o lixo separado? Alguma turma faz ações para o uso dos lixos orgânicos como horta?)
Outra possibilidade é a exibição do documentário “História das Coisas”, que tem duração de 20 minutos nessa versão: https://www.youtube.com/watch?v=7qFiGMSnNjw (acesso em 3 de abril de 2019)
Através dele você pode trazer a problematização do consumo e dos problemas do consumismo.
Para saber mais: http://app.cadernosglobo.com.br/banca/volume-01/futuro-lixo.html (acesso em 3 de abril de 2019)
http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.
Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.
Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:
1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.
Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.
Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:
1 - Qual é o tipo de problema?
2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?
3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?
4 - Quem foi o responsável pela ação?
5 - Qual o resultado dessas ações?
6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?
Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.
Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:
Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019)matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.
Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)
site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)
Para saber mais:
Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:
MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019
NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019
Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019
Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.
Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.
Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:
1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.
Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.
Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:
1 - Qual é o tipo de problema?
2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?
3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?
4 - Quem foi o responsável pela ação?
5 - Qual o resultado dessas ações?
6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?
Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.
Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:
Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.
Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)
site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)
Para saber mais:
Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:
MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019
NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019
Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019
Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.
Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.
Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:
1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.
Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.
Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:
1 - Qual é o tipo de problema?
2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?
3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?
4 - Quem foi o responsável pela ação?
5 - Qual o resultado dessas ações?
6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?
Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.
Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:
Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.
Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)
site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)
Para saber mais:
Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:
MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019
NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019
Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019
Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.
Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.
Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:
1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.
Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.
Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:
1 - Qual é o tipo de problema?
2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?
3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?
4 - Quem foi o responsável pela ação?
5 - Qual o resultado dessas ações?
6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?
Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.
Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:
Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.
Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)
site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)
Para saber mais:
Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:
MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019
NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019
Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019
Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Inicie a problematização compartilhando as hipóteses a partir da pergunta do slide. Mostre as imagens dos escravos despejando o lixo em um rio e conte para os alunos a história dos tigres, pessoas escravizadas que viveram no Rio de Janeiro durante o período imperial, cuja função era de despejar os dejetos produzidos pelas famílias ricas e em prédios de órgãos públicos (fezes e urina, entre outros tipos de lixo) em rios.
Pergunte a eles como hoje é feita eliminação desse tipo de lixo em casa ou na escola, e mostre o mapa da rede de esgoto, discutindo a abrangência desse serviço nas diferentes regiões do Brasil. Até hoje, muitas pessoas não têm acesso à rede de esgoto. Exiba as perguntas do slide, listando os problemas relacionados à geração de lixo que eles identificam no Brasil. Utilize a lista feita pelo grupo a partir das imagens da contextualização.
Explique que nessa aula os alunos serão divididos em 4 grupos responsáveis pela análise e pesquisa de um problema ambiental atual. Divida entre os grupos os materiais dos 4 temas, que estão em anexo:
1 - Lei do canudo https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kghPJefG6bdBhCvChZDA44rVbfkAyxMNcPgKMgKHz7AJBYaddvx4RefR56bE/his5-05und02-1-canudos.pdf
2 - Barragens em Minas Gerais https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/bJZ4p3j8KWR2z3gZjByAdnzwKzHn3bjAdeu2jBa9NXrZTQuxFYTxbFMdaD4P/his5-05und02-2-barragem.pdf
3 - Lei de flexibilização do uso de agrotóxicos https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/FUBTMZJZQA3CHfG85eVRhgM6FmYFXT7m8cS9xrwSbDwVqJXYv7wMXFQ4D8Bw/his5-05und02-3-agrotoxicos.pdf
4 - Sacolas plásticas, reciclagem e reutilização https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/F958MvztquA7AMZVjmw7jnf3hBYxbGAVQ77XReyAxeFawEe45UsA9p3G3pC5/his5-05und02-4-reciclagem-e-reaproveitamento.pdf
A imagens e textos selecionados serão a base do trabalho dos alunos, que devem estabelecer relações entre as diferentes fontes. Entre as fontes os alunos irão encontrar desde textos jornalísticos até imagens de campanhas publicitárias e infográficos. Durante a exploração dos grupos do material circule entre os alunos para perceber como os eles estão lendo as informações. Chame atenção para as legendas das imagens e textos para que os alunos percebam do que se tratam. Como cada link possui grande quantidade de materiais, você pode optar por reduzir esse número, para que o grupo fique mais focado em certas informações, ou direcionar uma fonte ou um grupo de fonte para cada aluno, para que ele traga as informações da fonte para o momento coletivo de resposta das questões.
Antes de iniciar a análise, explique para os grupos que é importante prestar atenção para as datas presentes nas fontes para refletir sobre quais foram as medidas tomadas sobre os problemas apresentados.
Eles devem responder nos grupos as seguintes questões:
1 - Qual é o tipo de problema?
2 - Podem ser identificadas soluções? Quais?
3 - Foram feitas ações para tentar resolver o problema?
4 - Quem foi o responsável pela ação?
5 - Qual o resultado dessas ações?
6 - Você poderia colaborar para melhoria desse problema?
Como adequar à sua realidade: As informações das fontes de pesquisa foram pensadas de forma a serem compreensíveis para os alunos do 5° ano. Elas foram pensadas a partir de eventos da atualidade, por isso é muito interessante que no momento de aplicação do plano você observe se outras ações ou temas podem ser contemplados. Observe sempre a adequação das fontes aos alunos da turma com a qual irá trabalhar para que eles possam agir de maneira mais autônoma na investigação. Uma boa opção é separar previamente os grupos de trabalho equilibrando alunos com diferentes habilidades e que possam contribuir para a leitura e percepção das informações.
Caso ache necessário você pode complementar as fontes de trabalho com outras informações:
Grupo 1 - https://revistagalileu.globo.com/Ciencia/Meio-Ambiente/noticia/2018/08/canudos-plasticos-eles-foram-eleitos-viloes-mas-problema-vai-bem-alem.html (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 2 - vídeo da matéria: https://g1.globo.com/economia/noticia/2019/01/28/entenda-como-funciona-a-barragem-da-vale-que-se-rompeu-em-brumadinho.ghtml (acesso em 3 de abril de 2019)
Grupo 3 - matéria do Greenpeace: https://www.greenpeace.org/brasil/blog/festejando-a-alimentacao-livre-de-veneno/ (acesso em 3 de abril de 2019) matéria da época: https://brasil.elpais.com/brasil/2018/06/26/politica/1530040030_454748.html (acesso em 3 de abril de 2019)dossiê Abrasco”Um alerta sobre os imapctos dos agrotóxicos na saúde.
Grupo 4 - Revista balanço anual do CEMPRE, associação para a promoção do http://cempre.org.br/upload/CEMPRE-Review2019.pdf (acesso em 3 de abril de 2019)
site do projeto Pimp my carroça: http://pimpmycarroca.com/ (acesso em 3 de abril de 2019)
Para saber mais:
Todos os temas de pesquisa apresentam complexidades e fontes de análise diversas. Para um estudo mais acadêmico, baseado em pesquisas sistematizadas, sugestionamos os seguintes links:
MARQUES, Eduardo. Da higiene à construção da cidade. O Estado e o Saneamento no Rio de Janeiro. Revista Manguinhos, volume II. Jul-Out 1995. Disponível em: http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v2n2/a04v2n2.pdf acesso e 11/02/2019
NODARI, Eunice Sueli, NODARI Rubens Onofre, CARVALHO, Miguel Xavier de “Defensivos” ou “agrotóxicos”? História do uso e da percepção dos agrotóxicos no estado de Santa Catarina, Brasil, 1950-2002. Revista História, Ciências, Saúde – Manguinhos, Rio de Janeiro. v.24, n.1, jan.-mar. 2017, p.75-91. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/hcsm/v24n1/0104-5970-hcsm-24-1-0075.pdf acesso e 11/02/2019
Material desenvolvido pela UERJ sobre educação ambiental e conscientização sobre o lixo: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/introducao.html acesso e 11/02/2019
Publicação de Emílio Maciel Eigenheer disponível no link sobre a história do lixo no mundo e no Brasil. Material com diversas fontes históricas em imagens e documentos escritos: http://www.lixoeeducacao.uerj.br/imagens/pdf/ahistoriadolixo.pdf acesso e 11/02/2019
Sistematização
Tempo sugerido: 18 minutos
Orientações: Inicie retomando coletivamente as respostas da pesquisa. Aponte os temas de cada grupo para o coletivo destacando os problemas e as formas de intervenção social que eles sofrem. Use a questão dos agrotóxicos para problematizar os avanços das leis ambientais em nosso país, destacando os problemas em relação à necessidade de produção de alimento e ao uso de produtos que agridem a natureza e algumas vezes até o ser humano.
Converse também sobre as ações individuais que aparecem, e a função das campanhas e anúncios publicitários na conscientização sobre os problemas. Informe aos grupos que eles devem desenvolver uma campanha de conscientização para o problema que estudaram em seu grupo, apontando os avanços alcançados e o que ainda é possível fazer e colaborar. Organize essa campanha em algum espaço coletivo da escola, e destaque pontos como a responsabilidade de todos nós, enquanto agentes históricos, na transformação do mundo. Quanto aos materiais, reflita com os alunos sobre a importância de se utilizar os materiais que já existem na escola, olhando com cuidado o que pode ser reaproveitado e como.
Como adequar à sua realidade: Você pode também construir uma campanha só com toda a sala, focando no lixo produzido pela escola que foi discutido na contextualização. Retome a ideia do lixo na escola: o que é produzido e para onde ele vai. Diga que os alunos devem organizar uma campanha de conscientização sobre o lixo. Eles devem pensar nas abordagens possíveis e no tema que irão tratar: coleta seletiva, reaproveitamento de materiais para elaboração de outros objetos, uso de lixo orgânico para a horta etc. Entrevistas com as pessoas da escola também podem ser desenvolvidas, assim como trabalhos em parceria com o componente de Ciências da Natureza.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reflitam sobre a necessidade dos grupos sociais de se relacionarem de forma sustentável com o meio ambiente, se envolvendo em ações e conquistas políticas para a preservação da natureza.
Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa (compartilhe os slides e discorra sobre o tema), mas altere a proposta para analisar também a forma como os alunos e as famílias descartam as embalagens dos alimentos que consomem: faça a opção por questionamentos individuais para esse momento.
Caso ache viável, sugira que assistam com os alunos ao documentário proposto, ou encaminhe o link para que possam assistir posteriormente.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento.
Para a execução da análise dos textos, é interessante que esta etapa seja feita de forma assíncrona: encaminhe aos alunos, antecipadamente, todo o material (textos e links) para que leiam, assistam e possam executar o que é proposto. Caso seja mantida a ideia de fazer em grupos, defina como os alunos serão divididos e envie o material específico para cada um. Se optar por reallizar individualmente, encaminhe para cada aluno o material definido por você.
Caso ache interessante indique aos alunos os recursos digitais (Word, Padlet) para que façam a atividade.
Sistematização
Para esta etapa, [é interessante que seja feita de forma assíncrona, para que os alunos possam se dedicar à tarefa e produzir um material com conteúdo e qualidade.
Agende uma videoconferência e passe as orientações definidas, ou envie-as para o Whatsapp do grupo da turma. Diga que a campanha será pensada e elaborada para ser virtual, agregando à proposta a ideia de uma campanha sem lixo e sem papel.
Determine uma data para a entrega da tarefa e agende uma videoconferência para que os alunos apresentem o trabalho feito.
Indique os recursos digitais que podem ser usados para esse momento (Word, PowerPoint, Padlet, Jamboard) ou diga para utilizarem os recursos que possuem. Eles devem encaminhar o trabalho para o Whatsapp ou e-mail, para compartilhar com os colegas. Você pode publicar esse material nas redes sociais da escola, por isso, peça aos alunos empenho na execução.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, se oferecendo para gravar um depoimento sobre as questões discutidas neste Plano, ou ajudando na confecção do material da campanha virtual.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Gabriela Fonseca
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Povos e culturas: meu lugar no mundo e meu grupo social
Objeto (s) de conhecimento: Cidadania, diversidade cultural e respeito às diferenças sociais, culturais e históricas
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI05) Associar o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo-o como conquista histórica.
Palavras Chave: Planeta terra; Preservação; Meio ambiente; Legislação; Direitos ambientais; Sociedade; Reciclagem; Mariana; Brumadinho; Animais em extinção; Agrotóxicos; Orgânicos