Plano de aula: Os patrimônios também são conquistas!

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Esse plano apresenta os Patrimônios como uma conquista de reconhecimento das identidades culturais do país, e traz, como consequência, a ideia de ampliação dos direitos e da cidadania. Através da análise da transformação do Samba do Recôncavo Baiano em patrimônio procura-se fazer com que os alunos percebam o histórico de preconceito pelo qual passou esse ritmo, relacionado com a cultura dos negros escravizados no Brasil. A discussão sobre o preconceito racial e religioso também está presente no plano discutindo a participação social e formas de resistência cultural.

Materiais necessários:

Cadernos ou folhas para registro de respostas. Aparelhos para reprodução de músicas.

Para você saber mais:

Matéria sobre patrimônio cultural no site da revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/1682/e-hora-de-valorizar-nosso-patrimonio-cultural (Acesso em 3 de abril de 2019)

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Refletir com os alunos o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo que o patrimônio criado por uma sociedade também é uma forma de preservar e garantir a identidade de uma sociedade.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA