Plano de Aula
Plano de aula: Os patrimônios também são conquistas!
Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Esse plano apresenta os Patrimônios como uma conquista de reconhecimento das identidades culturais do país, e traz, como consequência, a ideia de ampliação dos direitos e da cidadania. Através da análise da transformação do Samba do Recôncavo Baiano em patrimônio procura-se fazer com que os alunos percebam o histórico de preconceito pelo qual passou esse ritmo, relacionado com a cultura dos negros escravizados no Brasil. A discussão sobre o preconceito racial e religioso também está presente no plano discutindo a participação social e formas de resistência cultural.
Materiais necessários:
Cadernos ou folhas para registro de respostas. Aparelhos para reprodução de músicas.
Para você saber mais:
Matéria sobre patrimônio cultural no site da revista Nova Escola: https://novaescola.org.br/conteudo/1682/e-hora-de-valorizar-nosso-patrimonio-cultural (Acesso em 3 de abril de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Refletir com os alunos o conceito de cidadania à conquista de direitos dos povos e das sociedades, compreendendo que o patrimônio criado por uma sociedade também é uma forma de preservar e garantir a identidade de uma sociedade.
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