Plano de Aula
Plano de aula: Os direitos trabalhistas e as mobilizações sociais
Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Este plano trata dos direitos trabalhistas e do papel dos trabalhadores na conquista de melhores condições de trabalho. Através de música e imagem pretende-se trabalhar o contexto de greve em dois momentos históricos distintos, comparando os movimentos, o conceito e o engajamento dos alunos em ações sociais que promovam a melhoria dos direitos sociais.
Materiais necessários: cartolinas, papel sulfite e canetas podem ser disponibilizadas para o momento da sistematização, para serem utilizados na elaboração de cartazes e campanhas de conscientização.
Para você saber mais:
- Reportagem do site da BBC sobre a greve de 1917: https://www.bbc.com/portuguese/brasil-39740614 acesso em 25/04/2019
- Artigo de Edilene Toledo, professora da USP: “Um ano extraordinário: greves, revoltas e circulação de ideias no Brasil em 1917” disponível em: http://www.scielo.br/pdf/eh/v30n61/0103-2186-eh-30-61-0497.pdf acesso em 25/04/2019
- Livro da professora Angela de Castro, da Universidade Federal Fluminense: GOMES, Angela de Castro. Cidadania e direitos do trabalho. Rio de Janeiro: Zahar, 2002
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão observar qual a função de alguns movimentos sociais para os direitos dos trabalhadores.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS