Plano de aula: Os direitos trabalhistas e as mobilizações sociais

Plano 5 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos . Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Este plano trata dos direitos trabalhistas e do papel dos trabalhadores na conquista de melhores condições de trabalho. Através de música e imagem pretende-se trabalhar o contexto de greve em dois momentos históricos distintos, comparando os movimentos, o conceito e o engajamento dos alunos em ações sociais que promovam a melhoria dos direitos sociais.

Materiais necessários: cartolinas, papel sulfite e canetas podem ser disponibilizadas para o momento da sistematização, para serem utilizados na elaboração de cartazes e campanhas de conscientização.

Para você saber mais:

Orientações: Apresente o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão observar qual a função de alguns movimentos sociais para os direitos dos trabalhadores.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA