Plano de Aula

Plano de aula: As conquistas das mulheres: do voto ao futebol

Plano 4 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Cidadania como conquista histórica

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos. Ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05HI05 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Nesse plano os alunos irão entrar em contato com a discussão sobre a participação das mulheres em diferentes meios sociais e suas conquistas no mercado de trabalho, nos esportes e na política no século XX e XXI.

Material complementar:

Fichas: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/2QUtRK8usWKXnVP8S9UbBxBwq6fjmyGNKrbAbjtGeQ7jqmpba7zA2NCmkDhs/mulheres-nas-eleicoes.pdf

Para você saber mais:

Nesse link da Revista Nova Escola, você encontra uma indicação sobre a obra de Chimamanda Ngozi Adichie “Para educar crianças feministas”. Além do link, a leitura do livro também pode trazer boas reflexões sobre o tema:

https://novaescola.org.br/conteudo/10180/licoes-para-educar-criancas-feministas (Acesso em 3 de abril de 2019)

ADICHIE, Chimamanda Ngozi. Para educar crianças feministas. Cia das Letras, 2017

No site da Revista Nova Escola você pode encontrar também esse artigo sobre a participação de mulheres em cargos políticos relacionados à educação no Brasil: https://novaescola.org.br/conteudo/10272/mulheres-na-educacao (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nessa publicação do Governo do Paraná está disponível um artigo sobre a história do feminismo no século XX no Brasil: http://www.diaadiaeducacao.pr.gov.br/portals/cadernospde/pdebusca/producoes_pde/2014/2014_ufpr_hist_artigo_dulcineia_rado.pdf (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nessa cartilha produzida pelo Senado Federal você encontra uma pesquisa sobre a visão da população em geral da participação das mulheres na política brasileira: https://www12.senado.leg.br/institucional/procuradoria/proc-publicacoes/cartilha-mulheres-na-politica (Acesso em 3 de abril de 2019)

Nesse link você pode encontrar mais informações sobre a vida de Bertha Lutz: https://cpdoc.fgv.br/producao/dossies/AEraVargas1/biografias/berta_lutz (Acesso em 3 de abril de 2019)

Essa matéria jornalística sobre a participação das mulheres nas ciências nos mostra a desigualdade da participação feminina em diferentes níveis de aprendizagem: https://globoplay.globo.com/v/7440275/ (Acesso em 3 de abril de 2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Apresentar o objetivo da aula. Diga para os alunos que eles irão investigar como funcionam os ciclos da natureza e se podemos utilizar esses ciclos para marcar o tempo.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados