Inventário/ Brincadeiras
Plano de Aula
Plano de aula: As Brincadeiras são nossos patrimônios!
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Duas bandeiras
Blocos de anotação, folha branca, lápis, etc.
Máquina fotográfica ou aparelho celular.
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?
2- Registre as respostas.
3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.
4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.
5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.
6- No Pátio, divida a turma em dois grupos.
7- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”
8- Cada grupo, receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.
9- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.
10- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.
11- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.
12- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf
Acessado em 14/02/2019 – 00h31m
DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf
Acessado em 13/02/2019 – 23h20m
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Reúna os alunos no pátio da escola e apresente para a turma o objetivo da aula.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:
1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?
2- Registre as respostas.
3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.
4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.
5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.
Caso a unidade escolar não disponha de equipamentos como computadores e projetores, utilize listagens, cartazes ou cartões para apresentar as brincadeiras. Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- No pátio, divida a turma em dois grupos.
2- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”
3- Cada grupo receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.
4- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.
5- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.
Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula. Se a turma for muito grande numericamente, divida 04 grupos. Em caso de mais de dois grupos formados, sorteie qual grupo cada qual vai observar.
Como adequar à sua realidade: É possível sugerir outras brincadeiras mais ligadas aos aspectos culturais da região onde a unidade de ensino está inserida.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf
Acessado em 14/02/2019 – 00h31m
DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf
Acessado em 13/02/2019 – 23h20m
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.
2- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.
Se a unidade escolar não possuir pátio, utilize outra área externa ou até mesmo na própria sala de aula. Se a turma for muito grande numericamente, divida 04 grupos. Em caso de mais de dois grupos formados, sorteei qual grupo cada qual vai observar.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
https://www.jogostradicionais.org/pique-bandeira Acessado em 14/02/2019
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam que as brincadeiras tradicionais brasileiras (e os brinquedos) são consideradas fontes imateriais para a manutenção e preservação da nossa história.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, envie aos alunos os links sobre o conteúdo apresentado:
- Cozinha das Geraes: sabores, segredos e tradiçoes (disponível aqui).
Problematização
Agende uma videoconferência para passar aos alunos as orientações sobre a tarefa, que é brincar e conhecer um pouco mais da história do Brasil.
Envie para os alunos os arquivos propostos neste Plano e os links abaixo, que contém brincadeiras que foram consideradas patrimônio cultural imaterial.
Os alunos deverão escolher uma das brincadeiras (ou brinquedos) do material enviado, fazer uma pesquisa na internet e conhecer a história desta brincadeira/brinquedo (origem, como passou de geração a geração, por que foi considerado patrimônio). Caso tenham escolhido um brinquedo, deverão construí-lo, gravar o passo a passo da elaboração ou de como se brinca e postar no grupo de Whatsapp da turma, fazendo um breve relato sobre o brinquedo em questão.
- Cartilha da Criança feliz (disponível aqui).
- Território do brincar (disponível aqui).
Sistematização
Agende uma videoconferência e abra uma discussão sobre a experiência de terem conhecido um pouco mais sobre a história do Brasil através dos brinquedos e brincadeiras.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, relembrando as brincadeiras que faziam e os brinquedos que tinham quando crianças, ajudando a fazer a pesquisa da brincadeira/brinquedo que se tornou patrimônio cultural imaterial, construir o brinquedo, gravar o passo a passo da elaboração e do momento de brincar entre família.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio Cultural; Patrimônio Imaterial; Brinquedos; Brincadeiras; Tradição Popular