Inventário/ Brincadeiras
Plano de Aula
Plano de aula: As Brincadeiras são nossos patrimônios!
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Duas bandeiras
Blocos de anotação, folha branca, lápis, etc.
Máquina fotográfica ou aparelho celular.
Material complementar:
Para você saber mais:
1- Com os alunos reunidos, inicie a atividade fazendo a seguinte pergunta: - Qual sua brincadeira predileta?
2- Registre as respostas.
3- Pergunte se conhecem alguma brincadeira do tempo dos seus pais.
4- Pergunte se eles conhecem ou já brincaram com algum brinquedo da tradição popular.
5- Apresente em slides uma listagens de brinquedos e brincadeiras da tradição popular.
6- No Pátio, divida a turma em dois grupos.
7- Das brincadeiras apresentadas, selecione uma brincadeira para que cada um dos grupos possa brincar. Sugerimos as brincadeiras “Pique Bandeira” e “Telefone sem fio”
8- Cada grupo, receberá uma ficha de instruções da brincadeira sorteada para que possa orientar o seu brincar.
9- Os grupos não poderão brincar simultaneamente.
10- Enquanto um grupo brinca o outro fará um inventário da brincadeira, utilizando um questionário proposto e um material de apoio, observando e anotando as características do jogo ou brincadeira, registrando-a por ilustração ou fotografia.
11- Ainda no pátio da escola, cada grupo deverá fazer uma apresentação o inventário da brincadeira que observou, utilizando as informações coletadas no questionário proposto, os registros e a própria vivência da brincadeira cada o grupo explicará como se dá a brincadeira do grupo que observou.
12- Os grupos se misturam e retomam as brincadeiras, agora de forma recreativa e livre.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
HAELSNER, Taiana. VOZES DO PASSADO, SABERES NO PRESENTE: Heranças culturais sobre brinquedos e brincadeiras Experiência dos Idosos da Casa Sant´Ana – Blumenau/SC – 2010. In: http://vdisk.univille.edu.br/community/mestradopcs/get/Dissertacoes/TAIANA_HAELSNER.pdf
Acessado em 14/02/2019 – 00h31m
DA SILVA, Eduardo Rodrigues. Vamos Brincar de Preservar? As Brincadeiras Infantis como Patrimônio Imaterial. Anais do XXVI Simpósio Nacional de História – ANPUH. São Paulo - 2011. In: http://www.snh2011.anpuh.org/resources/anais/14/1312923290_ARQUIVO_brincadeiras_e_patrimonio_definitivoerevisado2.pdf
Acessado em 13/02/2019 – 23h20m
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Reúna os alunos no pátio da escola e apresente para a turma o objetivo da aula.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ Acessado em 14/02/2019
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 Acessado em 14/02/2019
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS