Danças e Folguedos Brasileiros
Plano de Aula
Plano de aula: Festanças - Danças e folguedos
Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Computador ou laptop
Projetor
Aparelho de som
Reproduções de imagens de Danças e Folguedos em fotos ou cartazes
Material complementar:
Instrumentos de percussão: Atabaque, pandeiro, berimbau, etc
Chapéus de palha
Saias rodadas
A proposta dessa aula é apresentar bens culturais do patrimônio imaterial - danças tradicionais e folguedos - e estabelecer uma conexão a nossa memória afetiva e identitária dos alunos.
1- Na contextualização, em uma roda de conversa, pergunte ao grupo quais são as principais manifestações relacionados a danças e folguedos que eles conhecem ou vivenciam em seu território. Faça um registro (gravando ou listando).
2- Apresente outras manifestações de abrangência regional ou nacional, utilizando recursos audiovisuais em suporte como TV ou projeções, ou então cartazes ou fotos em caso da falta de recurso na unidade de ensino.
3- Relacione essas manifestações com o conceito de Patrimônio Imaterial e se possível apresente suas definições (danças tradicionais e folguedos).
4 - Na problematização, divida a turma em dois grupos. Os alunos deverão escolher ou sortear uma manifestação cultural a ser experimentada pelo grupo.
As sugestões da aula são manifestações culturais que ocorrem em diversas regiões do país:
- Folguedos - Quadrilha Junina
- Dança - Capoeira
Selecione outras manifestações, inclusive as locais, mais associadas ao território onde a escola está inserida.
5 - Os grupos orientados pelo professor, utilizando ferramentas de pesquisas como a internet, vídeos, livros e figuras farão uma pesquisa específica sobre a manifestação selecionada. Após farão um breve ensaio das músicas, passos e representações.
6- Na sistematização, após o tempo de experimentação e pesquisa, os grupos farão uma breve apresentação sobre a manifestação escolhida, primeiramente de forma oral, descrevendo características e abrangências, e em seguida fazendo uma demonstração (cantando, dançando ou representando)
Registre por vídeo e/ou fotografia as apresentações e monte um mural com as fotos e imagens, seja na página na web da escola ou em um mural na sala.
Para saber mais: http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.unicamp.br/folclore/Material/extra_dancas.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://www.cnfcp.gov.br/pdf/GMV/CNFCP_1GMV2008.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/videos (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/uploads/ckfinder/arquivos/Dossi%C3%AA_capoeira.pdf (Acesso em 16 de março de 2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Organize os alunos em círculo e apresente o objetivo da aula. (Acesso em 16 de março de 2019)
Para você saber mais:
http://www2.ifrn.edu.br/ojs/index.php/HOLOS/article/viewFile/3468/1247 (Acesso em 16 de março de 2019)
https://repositorio.ufsc.br/bitstream/handle/123456789/191316/KAUAN%20WALTRICK%20CARDOSO.pdf?sequence=1&isAllowed=y (Acesso em 16 de março de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 16 de março de 2019)
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