Plano de Aula

Plano de aula: O Patrimônio à minha volta Estudo de campo - Patrimônio Material

Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

Máquina fotográfica ou aparelhos celulares;

Lápis ou caneta;

Fichas de inventário;

Reproduções de fotos antigas do entorno da escola.

Material complementar:

https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/ejfCETmA8BaQuf5HzhDBf47rQxumUU75RE96ubvEU4Bkp5tMnv9vNTvvnpaz/his5-10und10-inventario-patrimonio-a-minha-volta.pdf

Para você saber mais:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa, apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.

2- Faça uma breve abordagem sobre o Patrimônio Material, seus definições e principais conceitos.

3- Proponha que os alunos indiquem possíveis bens culturais materiais que se encontram no território onde a escola está inserida.

4- Estabeleça um percurso a ser seguido, caso a turma enumere mais de um possível bem cultural.

5- Distribua as ficha de inventário (em anexo) para cada aluno, onde constará as principais informações que os alunos deverão coletar durante o estudo de campo, assim como registros e imagens.

6- Oriente o grupo na coleta de informações durante todo itinerário, dando total liberdade de selecionar novos bens se assim eles identificarem possíveis patrimônios no curso da pesquisa, o importante é cumprir a metodologia proposta na ficha.

7- Realize o registro fotográfico da atividade e a atuação de todos no trabalho.

8- No retorno à unidade escolar, organize novamente a turma em círculo na área externa e inicie uma roda de conversa.

9 - Apresente registros fotográficos do entorno da escola em outros períodos com diferentes intervalos de tempo.

10 - Com base na vivência do estudo de campo e no inventário produzido, os alunos deverão descrever suas impressões sobre a experiência e responder perguntas como:

  • Qual bem cultural mais te chamou a atenção e por quê?
  • O que mudou no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • O que permanece no entorno da escola ou com os bens inventariados?
  • É importante preservar o patrimônio cultural e porquê?

11- Disponha as fichas de inventário na sala de aula, para se for necessário serem acessadas pelos alunos.

Fonte:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Iphan).

Educação Patrimonial : Manual de aplicação : Programa Mais Educação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional. – Brasília, DF : Iphan/DAF/Cogedip/Ceduc, 2013.

85 p. : il. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional (Brasil).

Educação Patrimonial : inventários participativos : manual de

aplicação / Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional ; texto,

Sônia Regina Rampim Florêncio et al. – Brasília-DF, 2016.

134 p. : il. color. ; 21 cm. In: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: (3 minutos)

Orientações:

1- Reúna o grupo numa área externa da escola, disponha-o para uma roda de conversa. Apresente a proposta da aula, seus objetivos e construa um contrato para atividade.

Para você saber mais:

http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 13/03/2019)

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acessado em 13/03/2019)

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos