Fichas patrimônio conceito e verbetes
Plano de Aula
Plano de aula: Meu, seu, nosso Patrimônio!
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Fichas elaboradas com os diferentes termos/conceitos e verbetes;
Reproduções de imagens referentes ao termos/conceitos
Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc. (De forma a atender quantitativamente o grupo de alunos)
Material complementar:
Ficha Patrimônio - Conceitos e Verbetes
Para você saber mais:
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)
https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)
http://portal.iphan.gov.br/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)
https://conceito.de/patrimonio (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/ (Acesso em 13 de fevereiro de 2018)
Objetivo
Tempo sugerido: 03 minutos
Orientações:
Apresente o tema “Patrimônio Cultural” e o objetivo da aula para os alunos, escrevendo-os no quadro ou lendo-os.
Lance a seguinte pergunta para o grupo: O que vocês entendem por Patrimônio Cultural?
Colete uma resposta aleatoriamente, mas não a valide. Em seguida, convide seus alunos a conhecer um pouco mais sobre patrimônio cultural.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/
Contexto
Tempo sugerido: 07 minutos
Orientações:
1- Organize a turma em círculo.
2- Apresente reproduções de cinco imagens referentes aos conceitos que serão trabalhados: Patrimônio, Patrimônio Público, Patrimônio Cultural, Patrimônio Material e Patrimônio Imaterial, posicionando-as aleatoriamente no centro do círculo.
3- Solicite aos alunos que, de forma voluntária, respondam o que cada imagem representa para eles.
4- Após a coleta oral das respostas dos alunos, convide-os para construir o conhecimento sobre a temática “Patrimônio Cultural”, com a seguinte pergunta: Vamos conhecer mais sobre o nosso patrimônio?
Após essa atividade as imagens devem ser fixadas em um mural bem localizado na sala.
Como adequar à sua realidade:
As imagens sugeridas podem ser substituídas por outras que contemplem os aspectos culturais, sociais e históricos da localidade onde a escola está inserida.
Em caso de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Ainda com a turma disposta em círculo, apresente fichas com os principais conceitos e verbetes, posicionando-os aleatoriamente no centro da roda.
a) Patrimônio
Verbete: Herança e bens de família.
http://michaelis.uol.com.br/busca?id=3wPaw
b) Patrimônio Público
Verbete: Conjunto de bens e direitos que pertence a todos e não a um determinado indivíduo ou entidade, ou ainda o conjunto de bens à disposição da coletividade.
https://www.novamaringa.mt.gov.br/Noticias/Cuidar-do-patrimonio-publico-e-um-dever-de-todos-nos/
c) Patrimônio Cultural
Verbete: Bens “de natureza material e imaterial, tomados individualmente ou em conjunto, portadores de referência à identidade, à ação, à memória dos diferentes grupos formadores da sociedade brasileira”.
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218
d) Patrimônio Material
Verbete: Composto por monumentos, grupos de edifícios ou sítios que tenham um excepcional e universal valor histórico, estético, arqueológico, científico, etnológico ou antropológico.
e) Patrimônio Imaterial
Verbete: Compreende as expressões de vida e tradições que comunidades, grupos e indivíduos em todas as partes do mundo recebem de seus ancestrais e passam seus conhecimentos a seus descendentes.
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/intangible-heritage/
2- Solicite aos alunos que relacionem as fichas com verbetes com termo/ conceito correspondentes.
3- Após a compreensão dos principais conceitos o grupo deverá agora associá-los às imagens apresentadas na contextualização. É importante que o professor conduza toda dinâmica de forma que os alunos possam participar ativamente, e que a turma valide se a associação Conceito-verbete-imagens está adequada.
Como adequar à sua realidade:
Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Solicite aos alunos que organizem todas as informações em um mural, ordenando-as de forma que a leitura fique o mais clara possível.
2- Ao finalizar o Mural, convide os alunos a revisarem os conceitos trabalhados e provoque-os a sugerirem novos exemplos que poderiam ilustrar o mural. Registrem os exemplos e solicite que tragam a imagem ou produzam uma ilustração para completar o painel. Sempre estimule a participação de todos, seja na roda de conversa ou nas validações das respostas dos colegas.
Material necessário:
Cartolinas, tesouras, cola ou fitas adesivas, canetas coloridas, etc.
Como adequar à sua realidade:
Em casos de turmas numerosas, é sugerida a divisão em 02 (dois) ou 05 (cinco) grupos. Se for assim, o professor deve multiplicar a quantidade de reprodução de imagens, fichas e verbetes.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
https://conceito.de/patrimonio
https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em pdf, word, txt; email; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância de se preservar os patrimônios para a manutenção da identidade e história de uma sociedade, e as noções dos termos relacionados.
Agende uma videoconferência e siga as orientações desta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, crie um painel virtual (Padlet) com imagens que contemplem as noções de patrimônio trabalhados nesta aula.
Problematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa, mas proponha aos alunos que encontrem o significado dos termos usados no dicionário. Você pode pedir aos alunos que busquem estes significados usando o dicionário virtual. Considere criar uma nuvem de palavras ou um painel com os termos determinados para esse momento e compartilhar com os alunos enviando para o Whatsapp da turma.
Compartilhe com os alunos os slide propostos para esse momento e proponha uma discussão sobre os termos apresentados: o que sabem, quais são os patrimônios da cidade onde moram, como pensam que devem agir para preservá-los e a história da cidade.
Caso ache interessante, envie os links a seguir, para que os alunos tenham mais informações sobre o tema proposto:
Link 1 (disponível aqui).
Link 2 (disponível aqui).
Link 3 (disponível aqui).
Link 4 (disponível aqui).
Link 5 (disponível aqui).
Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa: compartilhe com os alunos os slides propostos para esse momento. Proponha que completem o painel criado por você na etapa de Contextualização com as imagens (ou desenhos) dos patrimônios da cidade, com as definições (criadas por eles), frases em defesa da conservação e o registro de outras situações ou colocações que ocorreram durante as explanações da aula.
Sugira a elaboração de uma campanha virtual, para que os alunos possam divulgar as ações que pensarem para a manutenção e preservação do patrimônio público do bairro/cidade onde vivem. Quando o material estiver pronto, publique no grupo de Whatsapp da turma e nas rede sociais da escola.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, participando da elaboração e detalhamento da campanha virtual para chamar a atenção da comunidade.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens eculturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio - Patrimônio Público - Patrimônio Cultural - Patrimônio Imaterial - Patrimônio Material.