Contextualização - patrimônio
Plano de Aula
Plano de aula: Patrimônio material e imaterial como identidade
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade( EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para acessar os documentos da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf
Para acessar os documentos da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf
Para acessar os documentos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf
Folha de sulfite ou cartolina para a sistematização, lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos, alimento típico da culinária da sua região, ou algo que seja marcante para o patrimônio material ou imaterial de sua cidade.
Material complementar: Apresente aos alunos a página do IPHAN
Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN.
Disponível em (http://portal.iphan.gov.br) Acesso em 07/02/2019.
Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em ( https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g ) Acesso em 07/02/2019.
MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001
Bonecas Karajás. Disponível em(http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 ) Acesso em 25/02/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Este objetivo consiste em perceber que a identidade de um povo é construída a partir das suas relações em sociedade, nos enfrentamentos diários. Identidade se constrói, é algo vivo e dinâmico. Isso se reflete em nossos costumes e construções, que devem ser preservadas. O que preservamos é chamado de patrimônio.
Para você saber mais: Patrimônio, Identidade e Memória Disponível em (https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g ) Acesso em 07/02/2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS