Contextualização - patrimônio
Plano de Aula
Plano de aula: Patrimônio material e imaterial como identidade
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Marcos de memória
Este plano é um dos prioritários. Veja agora
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade( EF05HI07) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para acessar os documentos da contextualização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf
Para acessar os documentos da problematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf
Para acessar os documentos da sistematização: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf
Folha de sulfite ou cartolina para a sistematização, lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos, alimento típico da culinária da sua região, ou algo que seja marcante para o patrimônio material ou imaterial de sua cidade.
Material complementar: Apresente aos alunos a página do IPHAN
Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN.
Disponível em (http://portal.iphan.gov.br) Acesso em 07/02/2019.
Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em ( https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g ) Acesso em 07/02/2019.
MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001
Bonecas Karajás. Disponível em(http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 ) Acesso em 25/02/2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Este objetivo consiste em perceber que a identidade de um povo é construída a partir das suas relações em sociedade, nos enfrentamentos diários. Identidade se constrói, é algo vivo e dinâmico. Isso se reflete em nossos costumes e construções, que devem ser preservadas. O que preservamos é chamado de patrimônio.
Para você saber mais: Patrimônio, Identidade e Memória Disponível em (https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g ) Acesso em 07/02/2019.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Projete aos alunos esse slide e antes de discuti-lo, levante questões como, você tem um lugar preferido que você se identifica muito? Um lugar que seja marcante na sua história? Uma dança, comida, brinquedos, jogos, cantigas de roda que você se identifica?
Explique aos alunos o conceito de identidade, o sentimento de vínculo, de pertença, um grupo que se identifica com algo e que uns se identificam e outros não, as características próprias dos lugares que os diferenciam dos demais.
Pergunte aos alunos quais cantigas de roda, de ninar, parlendas, são mais marcantes para eles e peça para que registrem. Pergunte também se na família deles tem alguma história que é passada de geração em geração, ou algum ritual, evento que seja tradição na família. Apresente aos alunos o alimento que você preparou, objetos da sua região, vasos, panelas, brinquedos. Nesse slide tem um registro de documentos que são identidades de alguns lugares. Pergunte o que esses materiais podem dizer sobre um povo. Depois pergunte sobre os lugares de sua cidade que eles se identificam.
Conduza para que eles pensem em construções como monumentos, museus, igrejas, parques. Os alunos poderão pensar em sua própria casa, dos avós, das pessoas mais próximas a sua família. Ajude-o a pensar em lugares coletivos, que um grupo de pessoas possa se identificar, pensando nesse momento em uma memória coletiva, um patrimônio da cidade.
Para imprimir os documentos desse slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/DngRw6kVpUDAqrHgTkNeyxbzJT4X2Zrsb9xxXaPQ3HveFdk4NXyaZ3sn485h/his5-07und07-contextualizacao-patrimonio.pdf
Fonte das imagens:
Como adequar à sua realidade: Você pode substituir os documentos desse slide por outros de sua região, que seja mais próximo aos alunos.
Para você saber mais: Para você saber mais sobre patrimônio acesse o site do IPHAN. Disponível em (http://portal.iphan.gov.br/ ) Acesso em 07/02/2019.
Patrimônio, Identidade e Memória. Disponível em ( https://www.youtube.com/watch?v=EvsQCWQ1i8g ) Acesso em 07/02/2019.
Problematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: A partir das respostas dos alunos, problematize com questões como: Como sabemos desses hábitos culturais e importância de objetos nos dias de hoje? Ouça os alunos e explique que muitos dos saberes são passados transmitidas por seus avós, ou seja de geração em geração, como os indígenas do Brasil e os griôs, da República do Mali na África, por exemplo. Entre as famílias é comum ter uma história que é transmitida às novas gerações através da oralidade.
Direcione a análise aos documentos representadas acima para que os alunos percebam que essas manifestações são a identidade de um povo construída coletivamente. Problematize o primeiro documento que representa o centro urbano de Cuiabá, o contraste entre a preservação e as novas construções. Por que a preservação é necessária? Qual a importância da preservação atualmente e para as gerações futuras? O segundo documento que representa o modo de fazer as bonecas Karajás, é um patrimônio imaterial. Leia o fragmento de texto e discuta a importância do modo de fazer as bonecas para a preservação da memória, do patrimônio. É importante deixar claro aos alunos que o patrimônio imaterial é preservado através da oralidade. Os documentos sobre esse tipo de patrimônio foram registrados a partir de relatos e vivências.
Pergunte aos alunos como essas práticas que envolvem o modo de fazer chegaram até nós atualmente? O que deve ser feito para preservar para as gerações futuras? Como podemos perceber a identidade de um povo a partir do seu patrimônio.
Leia o trecho Construindo a identidade por meio do patrimônio cultural com os alunos e discutam sobre a formação da identidade. ¨Ter identidade brasileira significa sentir-se fazendo parte de um grupo de pessoas que compartilham a mesma língua portuguesa, a mesma história, o mesmo território geográfico: o país tal qual ele é representado nos mapas. Compartilham, ainda, o mesmo tipo de governo, as mesmas instituições jurídicas e educativas”. MARTINS, Maria Helena Pires, Preservando o Patrimônio e Construindo a Identidade. Ed Moderna, 1ª edição, 2001. p.39.
Se não for possível projetar esse slide você pode imprimir o conteúdo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/UQ6G9EnnGTyw2QJMDBPqUpuZuY4ynmRJAy9pUytrQmPWhn3Xtn3RYKUdf77D/his5-07und07-imagens-patrimonio.pdf
Fonte das imagens:
Como adequar à sua realidade: Você pode substituir as imagens por de sua região. Caso não seja possível projetar, você pode imprimir e montar um painel.
Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em (https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE&t=3s ) Acesso em 07/02/2019.
A reportagem completa sobre as Bonecas Karajás, está disponível em(http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/1190 ) Acesso em 25/02/2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: A proposta de sistematização é que os alunos pensem em lugares de sua cidade que eles se identifiquem, objetos, pratos tradicionais, danças, que tenham um sentimento de afetividade e se reconhecerem como parte desse lugar. Irão produzir um desenho. É importante conduzir para que os alunos pensem nas características do local, objeto, comida, enfim, na sua identidade para assim fazer a atividade proposta. Ofereça vários exemplos de patrimônio e suas características para identificação da identidade, como praças, igrejas, museus, parques, comidas, danças, músicas. Se for possível leve diferentes materiais para essa produção como lápis de cor, giz de cera, barbante, cola, palitos diversos, tesoura, botão, retalhos.
Para imprimir os documentos desse slide: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf
Você pode continuar essa aula e propor aos alunos uma pesquisa sobre um patrimônio da sua cidade, pode ser patrimônio material ou imaterial. Coloque uma lista de patrimônios para auxiliar na escolha. O aluno deverá escolher uma pessoa adulta para entrevistar, e essa entrevista pode ser gravada, filmada ou escrita, para os alunos entenderem e vivenciarem também a fonte oral. Segue uma sugestão de roteiro.
- Nome e idade.
- Você nasceu nesta cidade? Se não, onde nasceu?
- Qual a importância desse patrimônio para a cidade?
- Qual a relação da população com esse patrimônio?
Após a pesquisa peça para os alunos apresentarem suas pesquisas para a turma.
Fonte das imagens:
Como adequar à sua realidade: Se você não puder projetar esse slide, você pode imprimir os documentos: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/EQhR37astbvsFFvXR8UeXwFsvFJCspg65V8Dm49UZ25AyDmvsESx6hVTZpD2/his5-07und07-sistematizacao-patrimonio.pdf
Você pode substituir os materiais da produção por outros materiais que você considere mais viável.
Para você saber mais: O que é história oral? Disponível em (https://www.youtube.com/watch?v=rl8CDDXFmTE&t=3s ) Acesso em 07/02/2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos compreendam a importância do patrimônio material e imaterial para a identidade e reconhecimento de uma sociedade.
Siga as orientações definidas. Envie os documentos e orientações desta etapa para os alunos utilizando os meios de comunicação estabelecidos pela sua escola. Agende uma videoconferência para dar início à proposta.
Caso ache interessante, envie este link (disponível aqui) que explica um pouco mais as a noção de patrimônio e cultura.
Problematização
Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou Classroom. Siga as orientações definidas.
Caso ache interessante envie este link (disponível aqui) que explica um pouco mais as a noção de patrimônio cultural material e imaterial.
Sistematização
Siga as orientações que são propostas nesta etapa. Oriente a execução desta proposta através de uma videoconferência, mas, para que os alunos tenham possibilidade de fazer um bom trabalho, agende para outro momento a entrega da produção proposta.
Para conhecer:
- E- mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
- Padlet (disponível aqui).
- Google Docs (disponível aqui).
Convite às famílias
Peça que a família se envolva na produção trabalho, mas de uma forma diferente, buscando as receitas típicas da cidade/estado para que façam um cardápio gastronômico que pode ser escrito ou ilustrado. Solicite que eles informem porque estas receitas são ou podem ser consideradas patrimônio imaterial.
Eles devem enviar para você esse material, para que possa ser construído um livro com as receitas típicas. Você pode publicar no grupo de Whatsapp da turma ou fazer a impressão e, assim que retornarem à escola, deixar na biblioteca, para que componha o acervo da instituição e sirva de instrumento de pesquisa para outros alunos.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Amanda Reis
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas.
Objeto (s) de conhecimento: As tradições orais e a valorização da memória.O surgimento da escrita e a noção de fonte para a transmissão de saberes, culturas e histórias.
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI07) Identificar os processos de produção, hierarquização e difusão dos marcos de memória e discutir a presença e/ou a ausência de diferentes grupos que compõem a sociedade na nomeação desses marcos de memória.
Palavras-Chave: Patrimônio cultural material e imaterial - identidade