Plano de Aula

Plano de aula: Diversidade cultural e Patrimônios Nacionais da Humanidade

Plano 3 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Noção de paisagem cultural: imaterialidades que constituem o espaço.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF03GE01de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor de multimídia, caderno, lápis, borracha, imagens impressas e mapa múndi e ou/ planisfério político. A sala deverá ser organizada em grupos de quatro/cinco alunos.

Material complementar:

Texto da contextualização: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/JBaPMvBaY3H8AZ8EGEsf8QkDaG3pJQa5M9cSadRvQywkd9PtqqBxBbf3Z4RM/geo3-01und03-contextualizacao-texto.pdf>

Imagens para análise: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/x2KRyDV2MkTfpKxY8KG7xm6ETszxc8m5QED3Cxe3GWq6dEj9xveSm8sC28ux/geo3-01und03-acao-propositiva-imagens.pdf>

Atividade: <https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/kdRSPrpQN5g4Jeu3yKT4vVswCDGkxQwHQUBg84Q5MeDPctjTXbWeDYjSzZWq/geo3-01und03-acao-propositiva-perguntas.pdf>

Link para o mapa:

Planisfério político.Disponivel em <https://7a12.ibge.gov.br/images/7a12/mapas/mundo/planisferio_pol.pdf> Acesso em 05 de fevereiro de 2019

Para você saber mais:

GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018

MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

Contextos prévios:

Noção do conceito de cultura: De um modo geral o homem ao relacionar-se com a natureza e/ou com outros homens em sociedade produz cultura. Ela não é concreta e pode ser percebida e apreendida a partir de costumes, sistemas, leis, religião, em suas artes, valores ciências, crenças, mitos, valores morais e em tudo aquilo que compromete o sentir, o pensar e o agir das pessoas. A transformação do espaço também gera cultura. Classificamos como imaterial/intangível a produção invisível como um ritual, uma história oral, uma dança… A cultura material/tangível faz parte os objetos feitos ou transformados pelo homem como utensílios, ferramentas, adornos, meios de transporte, moradias, armas, tecidos, etc

Noção de escala geográfica: partir do local em que vive para o global.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 4 minutos

Orientações:

Projete ou reproduza o tema da aula e solicite que leiam oralmente. Peça que eles, por um minuto, pensem sobre o título da aula e pergunte a um deles o que ele entende por bens culturais imateriais. Anote no quadro a resposta do aluno.

Os bens culturais materiais são todos aqueles que são concretos, palpáveis, que podemos tocar como objetos utilizados por um grupo social para caçar. Ou um monumento como uma igreja antiga.

Há os que são imateriais, isto é, que não conseguimos tocar, partem para o nível do abstrato, como uma cantiga antiga, um ritual de purificação indígena ou uma regra social.

Como adequar à sua realidade: Copie os temas dos slides no quadro, tire xerox do texto da contextualização para os alunos e faça uma leitura compartilhada com a turma. Professor desenhar em seu próprio rosto traços como os indígenas da Nova Zelândia e do Brasil fazem pode ser uma maneira de iniciar a aula também.

Para você saber mais:

GOVERNO DO BRASIL. Conheça as diferenças entre patrimônios materiais e imateriais. Disponivel em: <http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais> Acesso em 02 de dezembro de 2018

MINISTÉRIO DA CULTURA. O que é patrimônio imaterial? Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/bcrE/pages/conPatrimonioE.jsf> Acesso em 03 de dezembro de 2018

MORIM, Júlia. Arte Kusiwa. Pesquisa Escolar Online, Fundação Joaquim Nabuco, Recife. Disponível em: <http://basilio.fundaj.gov.br/pesquisaescolar/>. Acesso em: 02 de dezembro de 2018

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA