Patrimônios Culturais
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo de Identificação “Descobrindo o Patrimônio Cultural”
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Croquis, cartolina, papel cartão, tesoura e cola
Material complementar:
1- Organize os alunos em duplas.
2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.
3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.
Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.
4- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.
5- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.
6- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.
7- Cada aluno escolherá um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.
8- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.
9- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.
10- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.
11- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.
12- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.
Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 21/01/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Apresente para a turma o objetivo da aula.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275(Acessado em 21/01/2019)
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