Patrimônios Culturais
Plano de Aula
Plano de aula: Jogo de Identificação “Descobrindo o Patrimônio Cultural”
Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
Croquis, cartolina, papel cartão, tesoura e cola
Material complementar:
1- Organize os alunos em duplas.
2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.
3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.
Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.
4- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.
5- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.
6- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.
7- Cada aluno escolherá um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.
8- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.
9- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.
10- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.
11- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.
12- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.
Para saber mais: http://portal.iphan.gov.br/ (Acessado em 21/01/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações:
1- Apresente para a turma o objetivo da aula.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275(Acessado em 21/01/2019)
Contexto
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações:
1- Organize os alunos em duplas.
2- Pergunte aos alunos o que eles entendem por Patrimônio Cultural da Humanidade. Após a coleta e registro das respostas, apresente a definição e as distinções que constam nos órgãos oficiais como a Unesco e o IPHAN.
3- Apresente utilizando projeção de slides as definições de Patrimônio Cultural e uma listagem de patrimônios culturais brasileiros tombados ou reconhecidos pela Unesco e o IPHAN.
Essa listagem pode ser ampla, porém a apresentação deve ser apenas uma amostragem. Cada bem listado deve constar sua tipificação, característica, região, entre outras características.
Como adequar à sua realidade:
1- Inclua na listagem de Patrimônios Culturais bens tombados pelos órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio em seu estado ou em seu município.
2- Caso a unidade de ensino não possua equipamentos como computadores e projetores, apresente a listagem utilizando cartazes ou cartões.
3- Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.
Para você saber mais:
http://portal.iphan.gov.br/ ( Acessado em 16/02/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
TOMAZ, Paulo César. A preservação do Patrimônio Cultural e sua trajetória no Brasil. Fênix – Revista de História e Estudos Culturais Maio/ Junho/ Julho/ Agosto de 2010 Vol. 7 Ano VII nº 2 ISSN: 1807-6971 Disponível em: www.revistafenix.pro.br ( Acessado em 16/02/2019)
Patrimônio cultural, direito e meio ambiente: um debate sobre a globalização, cidadania e sustentabilidade [recurso eletrônico] / Juliano Bitencourt Campos, Daniel Ribeiro Preve, Ismael Francisco de Souza, organizadores - Curitiba: Multideia, 2015.
http://www.brasil.gov.br/noticias/cultura/2009/10/conheca-as-diferencas-entre-patrimonios-materiais-e-imateriais ( Acessado em 16/02/2019)
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações:
1- Distribua para duplas o croqui para a produção da base do jogo (conforme modelo), papel cartão de duas cores diferentes, reproduções de imagens dos patrimônios listados e a cópia das listagem de bens culturais.
2- Cada aluno produzirá a sua base seguindo o modelo.
3- A dupla em comum acordo selecionará 15 bens culturais da listagem apresentada, sendo 06 Patrimônios Culturais Imateriais e 09 Patrimônios Culturais Materiais.
4- Cada alunos escolher um papel cartão da cor que preferir e produzir 15 cartões. Ele fixará as imagens dos bens culturais selecionados aos cartões.
5- A dupla formulará perguntas, com base nas características dos bens, para que eliminem opções de escolhas, e ele possa descobrir qual patrimônio foi escolhido pelo outro jogador. Ex: É patrimônio material ou imaterial? Móvel ou imóvel? Entre outras.
Como adequar à sua realidade:
1- Inclua na listagem de Patrimônios Culturais bens tombados pelos órgãos responsáveis pela proteção do patrimônio em seu estado ou em seu município.
2- Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acesso em 27 de fevereiro de 2019)
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações:
1- As duplas experimentarão o “jogo de identificação ” com o objetivo de descobrir o patrimônio que seu opositor escolheu utilizando essas perguntas para balizar seu raciocínio, a cada resposta o aluno elimina as possibilidades.
2- Proponha que os jogos sejam trocados entre as duplas para que se experimentem as perguntas elaboradas.
3- Após algumas rodadas, conduza uma seleção das melhores perguntas para balizarem o jogo.
4- Escolhidas as melhores perguntas, padronize os jogos e deixe a turma se divertir e aprender.
Em caso de turmas com número grande de alunos, organize em grupos de 04 alunos.
Para você saber mais:
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia/culture/world-heritage/ (Acessado em 21/01/2019)
http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/275 (Acessado em 21/01/2019)
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos identifiquem um patrimônio cultural através de suas características.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos no objetivo e nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, envie aos alunos o link sobre o conteúdo apresentado:
- Nosso patrimônio, nossa identidade (disponível aqui).
Problematização
Agende uma videoconferência para passar aos alunos as orientações sobre a construção do Jogo Descobrindo o Patrimônio Cultural. A construção do jogo deve ser em momento assíncrono, visto que será necessário um maior tempo para a construção dele.
Diga que, após a construção do jogo, os alunos jogarão com os pais no formato proposto nesta etapa. Explique que, ao construir, eles estarão se preparando para uma “Sabatina de conhecimentos sobre patrimônio cultural”.
Esta sabatina é baseada na ideia de aula invertida:
1. Escolha 20 dos 35 patrimônios que constam do documento disponibilizado no Plano;
2. Diga aos alunos quais patrimônios foram escolhidos para a sabatina;
3. Os alunos escolherão 4 bens culturais (2 imateriais e 2 materiais), dentre estes 20, e elaborarão 2 perguntas para cada patrimônio com base nas características dos bens.
4. Peça para que eles façam as perguntas e as respostas;
5. Informe aos alunos que eles têm que saber sobre todos os bens, pois poderão ser sabatinados por quaisquer colegas.
Sistematização
Agende uma videoconferência e promova a sabatina. Você deverá ser norteadora e mediadora deste jogo, conduzindo e orientando a sequência de jogadores para que todos os alunos participem.
Antes de iniciar o jogo, estabeleça algumas regras para que esse momento seja prazeroso e haja respeito entre os alunos.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo, ajudando a construir o jogo, jogando, gravando esse momento e, principalmente, ajudando o aluno a aprofundar no conhecimento dos patrimônios brasileiros.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras-Chave: Patrimônio Cultural; Patrimônio da Humanidade; Jogos de Tabuleiro
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