Ficha de identificação do Patrimônio Cultural
Plano de Aula
Plano de aula: Patrimônio Histórico e a nossa história
Plano 1 de uma sequência de 5 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios históricos e culturais locais
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF03HI04) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Para este plano será necessário meia folha de cartolina de qualquer cor para cada um dos alunos, lápis e borracha, material para colorir como lápis de cor e giz de cera. Fotocópias de um texto informativo sobre o patrimônio a ser conhecido pelos alunos. Esse texto pode ser retirado do site da da secretaria de cultura, de um livro didático, de uma revista física ou eletrônica bem como de jornais ou sites especialistas como o do IPHAN.
Material complementar:
- Folha de atividade para a problematização: ficha de identificação do patrimônio cultural material.
- Documento com a fotografia do Teatro para impressão
Para você saber mais: MATTOZZI. Ivo. CURRÍCULO DE HISTÓRIA E EDUCAÇÃO PARA O PATRIMÔNIO. Itália. Disponível em:
http://www.scielo.br/pdf/edur/n47/09.pdf Acesso: 23/01/2019
Machado, Carlos José de Azevedo Teatro Esperança de Jaguarão (RS): memória, história e patrimonialização / Carlos José de Azevedo Machado. UFPEL, 2016 154 f.
Disponível em
https://wp.ufpel.edu.br/ppgmp/files/2016/11/Carlos-Jos%C3%A9-de-Azevedo-Machado.pdf Acesso em: 08/03/2019
IPHAN. Jaguarão (RS) tem de volta o Teatro Esperança totalmente restaurado.
Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/noticias/detalhes/3361/ Acesso em: 08/03/2019
IPHAN. Fototeca.
Disponível em: http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/453?eFototeca=1 Acesso: 23/01/2019
Objetivo
Tempo sugerido: 5 minutos
Orientações: Apresente esse objetivo aos alunos. Se não for possível projetar, escreva no quadro da sala e leia com eles esclarecendo suas possíveis dúvidas.
Contexto
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie a interação com os alunos fazendo a pergunta que está no slide. É provável que a maioria, senão todos, relatem terem visto pelo menos uma foto dos pais quando mais novos, dos avós, deles mesmos quando bebês. A ideia é mostrar para os alunos que existem meios/instrumentos para que possamos conhecer a história das nossas famílias e da nossa cidade, localidade e região. Para seguir com as reflexões sugere-se o roteiro de perguntas abaixo:
- Ao verem as fotos das suas famílias vocês notaram algumas diferenças? Por exemplo:
- O tipo de roupa, penteados eram diferentes dos atuais?
- Conheceram algum parente que já havia morrido quando vocês nasceram?
- Alguém lhes contou uma história divertida?
- Descobriram como foi o seu primeiro aniversário?
- Conhecer o passado da sua família faz com que vocês se sintam como? Espera-se que os alunos digam que é bom, engraçado ou curioso saber histórias das suas famílias.
Agora explique aos alunos que existem diversas formas de conhecer também a história do nosso lugar (país, região, cidade, local) e uma delas é conhecer os nossos patrimônios que são lugares, paisagens, saberes que são próprios da nossa gente. Agora convide os alunos para conhecer um patrimônio material local e assim saber mais sobre a sua região.
Para adequar essa etapa a sua realidade, sugere-se:
- Se não for possível projetar o slide, copie a pergunta para o quadro da sala e você poderá até levar um álbum de fotografias suas ou da escola para exemplificar a ideia de contexto proposta. Também é possível pedir que os alunos tragam fotos das suas famílias e assim tornem o momento ainda mais relacionado com eles próprios.
- O roteiro de perguntas é uma sugestão que deve ser adaptada segunda a sua realidade e mesmo ao ritmo de respostas e comentários dos alunos.
Problematização
Tempo sugerido: 20 minutos
Orientações: Para esta etapa propõe-se desenvolver o trabalho utilizando como fonte histórica uma fotografia de um patrimônio local. No caso temos como exemplo o Teatro Esperança em Jaguarão. Como proposto no objetivo, os alunos deverão identificar um patrimônio local e conhecer a história deste. E para isso deverão confrontar suas observações da fotografia com uma pequeno texto com informações sobre o patrimônio cultural. As descobertas dos alunos deverão ser registradas em uma ficha de identificação do patrimônio. Para o desenvolvimento da atividade propõe-se:
- Inicie apresentando aos alunos o patrimônio que eles conhecerão e para isso utilize o slide acima.
- Pergunte se eles já conhecem o lugar, se já foram em uma visita, se já passaram pela calçada, de ônibus e quem sabe se moram perto. (Aqui os alunos podem ter relatos para fazer o que deve ser bem vindo para a construção do conhecimento)
- Pergunte se alguém sabe dizer alguma curiosidade sobre o local. Mais uma vez a contribuição dos alunos é importante, mas caso nenhum conheça qualquer aspecto sobre o patrimônio, convide-os assim mesmo para saber mais.
- Então explique a atividade: reúna os alunos em grupos e distribua uma cópia da folha de atividade da problematização e do texto informativo para cada grupo. Essa folha de atividade consiste em uma ficha de identificação do patrimônio.
- Agora peça que os grupos observem bem a fotografia e junto com o texto informativo produzam uma ficha de identificação sobre o patrimônio.
- Leia com os alunos a folha de atividade e tire suas dúvidas.
Lembre de explicar aos alunos que eles podem colaborar entre si para preencher a ficha de identificação, inclusive trocando informações pesquisadas. A construção do conhecimento deve ser colaborativa e com o protagonismo dos alunos ganhando assim sentido.
Fotografia 1.
Fototeca IPHAN: Fotografia.Disponível em:
http://portal.iphan.gov.br/galeria/detalhes/453?eFototeca=1 Acesso em: 23/01/2019
Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:
- Para início trabalhe com um patrimônio importante para sua região. No caso desse plano a proposta é trabalhar com patrimônio material que podem ser fortificações, teatros, habitações antigas, conjuntos arquitetónicos, praças, portos, pontes, feiras, mercados entre outros. Sugere-se no início desse plano a consulta no site do IPHAN.
- Para apresentação do patrimônio trabalhado você poderá produzir um cartaz ou mesmo reproduzir o slide na lousa da sala de aula adequando, evidentemente, ao patrimônio que você selecionou.
- A folha de atividade pode ser usada em qualquer situação e para qualquer patrimônio, pois ela foi feita de forma genérica. E caso não seja possível fotocopiar uma para cada grupo peça aos alunos para copiarem para uma folha do caderno ou mesmo um papel avulso.
- Se não for possível entregar para os grupos uma cópia do texto informativo, copie no quadro e deixe disponível para os alunos.
- Se na sua localidade não há um registro arquivístico e documental dos patrimônios, o texto informativo pode ser feito com base na história oral através de entrevistas com moradores. Você mesmo poderá fazer esse levantamento e disponibilizar aos alunos.
- Se também não tiver disponível uma imagem do património local nem em livros, revistas, jornais e internet, fotografe. Se ainda assim não for possível, tente planejar uma visita ao patrimônio o que pode ser viável sem grandes custos no caso de localidades não extensas territorialmente.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Chegou o momento de fazer a retomada do que foi desenvolvido nas etapas anteriores. Para isso sugere-se como atividade a produção de um cartaz informativo sobre o patrimônio que os alunos conheceram. Nesse cartaz os alunos deverão reproduzir em desenho o patrimônio e adicionar informações coletadas na ficha de identificação. Explique aos alunos que esses cartazes deverão ser o meio pelo qual outras pessoas poderão conhecer o patrimônio cultural da sua região. Essa atividade deve ser feita individualmente, mas os alunos podem socializar suas ideias e concluídos os cartazes sugere-se que esses sejam expostos no mural da sala para que todos possam conhecer a produção dos colegas.
- Leia com os alunos o slide acima de forma animada.
- Explique a atividade para eles.
- Distribua a folha para atividade ( meia cartolina para cada aluno) e o material de colorir.
- Exponha o material no mural e parabenize os alunos pela atividade.
- Para que atividade não corra o risco de se tornar repetitiva e os alunos possam explorar a imaginação ofereça material diversificado para a produção do cartaz. Como itens de reciclagem e de artesanato.
Como adequar à sua realidade: Para adequar essa etapa a sua realidade sugere-se:
- Se não for possível projetar o slide, faça o convite do slide aos alunos e se preferir copie o conteúdo para o quadro e então convide-os para ler.
- Se não for possível distribuir meia cartolina para cada alunos peça que eles façam a atividade em um papel A4 ou mesmo na folha do caderno.
- Caso algum aluno tenha mais dificuldades na produção escrita permita que realize a atividade de forma oral. Peça que ele explique como contaria para um turista sobre o patrimônio que conheceu nessa aula.
- Se dispuser de mais tempo, desenvolva essa atividade em parceria com o professor de artes.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: Whatsapp.
- Optativas: Google Meet, Google Classroom, Kahoot, Padlet e Youtube.
Contexto
Neste plano, o objetivo é identificar um patrimônio local e conhecer sua história. Se dispuser de momento síncrono, organize uma sala no Google Classroom (veja aqui como utilizá-lo) ou no Google Meet (como criar uma reunião online).
Peça aos estudantes, previamente, que tentem pesquisar álbuns de família que apresentem fotografias antigas. Caso eles não tenham acesso a um, você pode gravar um vídeo apresentando um álbum seu ou enviar algumas fotografias antigas para que eles possam analisar. Peça que analisem as imagens enviadas e respondam as questões abaixo:
- Ao verem as fotos das suas famílias, vocês notaram algumas diferenças? Por exemplo?
- O tipo de roupa e penteados eram diferentes dos atuais?
- Conheceram algum parente que já havia morrido quando vocês nasceram?
- Alguém lhes contou uma história divertida? Descobriram como foi o seu primeiro aniversário?
- Conhecer o passado da sua família faz com que vocês se sintam como? Espera-se que os alunos digam que é bom, engraçado ou curioso saber histórias das suas famílias.
Solicite que os estudantes respondam às questões, via arquivo de áudio.
Problematização
Para esta etapa, realize previamente a seleção de uma fotografia que corresponda a um Patrimônio Cultural da sua cidade e produza um pequeno texto informativo. Envie a fotografia para o grupo da turma e faça alguns questionamentos:
- Vocês já conhecem o lugar?
- Já foram em uma visita nele?
- Já passaram pela calçada de ônibus e sabe quem moram perto? (Aqui, os alunos podem ter relatos para fazer o que deve ser bem vindo para a construção do conhecimento).
Na sequência, envie o texto informativo. Peça aos estudantes que observem bem a fotografia e junto com o texto informativo produzam uma ficha de identificação sobre o patrimônio, que está disponível no arquivo de problematização. Estabeleça um prazo para que os alunos possam refletir e responder ao que foi proposto. Você pode acompanhar as produções enviando pequenas orientações, via áudios ou vídeos, esclarecendo dúvidas e chamando a atenção para informações presentes. Você pode agendar um momento síncrono para que os estudantes possam compartilhar as respostas com você e com o restante da turma.
Sistematização
Nessa etapa, oriente, via áudio, que os estudantes produzam um convite, chamando uma pessoa que não esteja na sua cidade para conhecer o Patrimônio selecionado. O convite pode ser feito via áudio, escrito ou em um vídeo. Você também pode criar um quiz no aplicativo Kahoot sobre a história do Patrimônio escolhido (veja aqui como fazer um).
Convite às famílias
As famílias podem ajudar os estudantes acessando e assistindo juntos a alguns vídeos como, por exemplo, “Bens materiais e imateriais”, “O que é Patrimônio Cultural”, “Patrimônio material e Imaterial”, “História do Brasil - Café e imigrantes” e “Turma do Folclore”.
Outras sugestões
A habilidade trabalhada neste plano possui conexão com outras. Promova o diálogo desta aula com as aulas das habilidades EF02HI04, EF02HI09, EF05HI07 e EF05HI10.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Flávia Vilhena
Mentor: Alessandra Bremm
Especialista: Danielle da Silva Ferreira
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 3º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: As pessoas e os grupos que compõem a cidade e o município
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios históricos e culturais da cidade e/ou do município em que vive
Habilidade(s) da BNCC: (EF03HI04) Identificar os patrimônios históricos e culturais de sua cidade ou região e discutir as razões culturais, sociais e políticas para que assim sejam considerados.
Palavras-Chave: Patrimônio Cultural; História Regional
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