Relatório Pesquisa de Campo
Plano de Aula
Plano de aula: Pesquisa de campo - Visita ao museu
Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Celulares ou máquinas fotográficas.
Lápis, caneta, borrada, lápis de cor ou giz de cera, caneta hidrocor e folhas brancas.
Material complementar:
Relatório de pesquisa de campo/Inventário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf
Para você saber mais:
Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.
Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.
DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>
MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.
PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.
Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.
50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.
sites úteis:
https://www.educamuseu.com/publicacoes
http://www.unesco.org/new/pt/brasilia
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Organize em círculo os alunos na chegada ao museu e apresente o local que será visitado e o objetivo da aula.
Para você saber mais:
Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.
Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.
DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>
MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.
PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.
Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.
50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.
sites úteis:
Contexto
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações:Contextualize os conceitos de patrimônio material: Bens móveis (coleções arqueológicas, acervos museológicos, documentais, bibliográficos, arquivísticos, videográficos, fotográficos e cinematográficos) ou bens imóveis (cidades históricas, sítios arqueológicos e paisagísticos e bens individuais) com o objeto de estudo “O museu”, que se enquadra como bem imóvel quando nos referimos ao prédio ou local, e em bem móvel quando nos referimos às coleções.
Patrimônio Cultural. Iphan. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/pagina/detalhes/218>.
Apresente a notícia sobre o incêndio do Museu Nacional, leia ou convide um aluno que leia a notícia e, também, imagens de peças importantes do acervo do Museu Nacional. Solicite aos alunos que de forma voluntária responda algumas questões:
- Porque o Museu Nacional era tão importante?
- O que ele guardava em seu acervo?
- O que aconteceu com as peças que estavam dentro do Museu Nacional?
- Será possível reconstruir o museu e recuperar suas peças?
- Para que servem os museus?
- Porque é importante visitar um museu?
Fotos do Museu Nacional:
http://www.museunacional.ufrj.br/
https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil
Notícia:
PIRES, D. O. (org.) 200 anos do Museu Nacional. 1ed. Rio de Janeiro: Associação Amigos do Museu Nacional, 2017. Disponível em: <http://www.museunacional.ufrj.br/200_anos/doc/200_anos_do_Museu_Nacional.pdf>.
TORRES, L. et. al. Incêndio de grandes proporções destrói o Museu Nacional, na Quinta da Boa Vista. G1. Disponível em: <https://g1.globo.com/rj/rio-de-janeiro/noticia/2018/09/02/incendio-atinge-a-quinta-da-boa-vista-rio.ghtml>.
Como adequar à sua realidade: Caso na cidade ou região onde a escola está inserida não possua museus, a visita pode ser realizada em uma biblioteca ou qualquer outro espaço de memória.
Ou então, o professor pode produzir uma exposição dentro da sala de aula com objetos antigos ou notícias antigas. Identifique-os colocando o nome do objeto, descrição, período de fabricação, utilidade e a quem pertence.
Outra alternativa é a visita virtual a museus e exposições on line, pois muitas instituições possuem disponíveis seus acervos nessas plataformas:
https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil
https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar
http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/
Nesses casos, adeque os questionários para a alternativa que for mais viável.
Problematização
Tempo sugerido: 30 minutos
Orientações:
- Chegando ao museu, distribua e apresente o questionário básico que orientará os alunos na produção de seu relatório e solicite que seja preenchido durante a visita.
- Distribua e apresente também a ficha específica para o inventário, solicite a cada aluno que selecione uma peça do acervo do museu para inventariar.
- O Inventário é uma importante ferramenta de estudo, pois permite coletar dados e informações de organizada, possibilitando se conheça melhor o objeto de pesquisa. Ou seja um bom inventário, resulta em uma boa pesquisa.
- Em caso de locais que ofereçam monitores deixem a turma livre para a visitação e para explorar o espaço de acordo com os encaminhamentos do guia. Em outros casos, conduza o grupo para que a visita seja eficiente e os objetivos e atividades sejam cumpridos.
Relatório de pesquisa de campo: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf
Como adequar à sua realidade: No caso de visita ser realizada em uma biblioteca ou qualquer outro espaço de memória adeque as perguntas para alternativa escolhida. Para a exposição montada em sala ou no espaço escolar ou a exposição virtual as perguntas podem ser adequadas a elas como o apontamento as curiosidades e descobertas relativas aos objetos, ou no caso da exposição virtual incluir a importância da tecnologia para o acesso a informações e conteúdos , ou o que seria necessário para fazer a mesma visita de forma real.
Para você saber mais:
FLORÊNCIO, S.R.R. et al. Educação Patrimonial: inventários participativos. Brasília - DF, Instituto do Patrimônio Histórico e Artístico Nacional, 2016. Disponível em: <http://portal.iphan.gov.br/uploads/publicacao/inventariodopatrimonio_15x21web.pdf>.
Sistematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações:
- Com base no questionário da Pesquisa convide os alunos para que comentem verbalmente suas impressões e descobertas sobre o museu, de forma voluntária.
- Solicite a cada aluno que apresentem o objeto inventariado por ele, utilizando a ficha de inventário e o registro de imagem como suporte.
Como adequar à sua realidade: É possível propor esse registro através de uma redação onde os alunos possam descrever em linhas gerais o objeto inventariado, anexando um registro fotográfico ou um desenho para ilustrar a peça, e expostos através de murais ou varal literário, incluindo a ficha de inventário realizada.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word, txt; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos refletiam sobre a importância dos museus para a manutenção e preservação da memória de uma sociedade.
Agende uma videoconferência, siga as orientações e os questionamentos propostos nesta etapa: compartilhe os slides e discorra sobre o tema.
Caso ache interessante, envie aos alunos o link do Museu Nacional do Rio de Janeiro (disponível aqui) para que eles possam fazer um tour no museu antes do incêndio.
Neste link (disponível aqui) há muitas informações sobre o museu.
Problematização
Esta etapa deve ser feita de forma assíncrona. Envie as orientações e o documento que será usado para esta tarefa através do Whatsapp da turma.
Escolha qual museu virtual os alunos terão que fazer o trabalho e envie o link dele, para que os alunos possam fazer um tour e executar o que está sendo proposto nesta etapa.
Informe que, após executarem a tarefa, eles deverão enviar para o seu e-mail ou o WhatsApp da turma (anexando o arquivo ou tirando uma foto).
Sistematização
Agende uma videoconferência e siga as orientações definidas para esta etapa. Proponha a criação de um painel virtual colaborativo: faça você estes painéis, já definindo os nomes e a que cada um deles será referenciado. Caso não seja viável, recolha os trabalhos que os alunos enviaram na etapa Problematização, crie o painel e compartilhe com os alunos.
Abra a discussão sobre a execução desta aula apresentando os painéis. Aproveite para esclarecer alguma dúvida que ainda exista sobre o tema.
Para conhecer melhor:
Email (disponível aqui).
Classroom (disponível aqui).
Hangouts (disponível aqui).
Padlet (disponível aqui).
Google Docs (disponível aqui).
Compartilhando a tela com alunos pelo Meet e Hangout (disponível aqui).
Convite às famílias
Convide a família para se envolver no aprendizado deste conteúdo passeando nos museus virtuais, disponibilizados para visitação neste período de isolamento.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Angelo Márcio de Paula
Mentor: Jeanine Rodermel
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 5º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Registros da história: linguagens e culturas
Objeto (s) de conhecimento: Os patrimônios materiais e imateriais da humanidade
Habilidade(s) da BNCC: (EF05HI10) Inventariar os patrimônios materiais e imateriais da humanidade e analisar mudanças e permanências desses patrimônios ao longo do tempo.
Palavras Chave: Patrimônio Cultural - Patrimônio Material - Bens Imóveis - Bens Móveis - Pesquisa de campo - Inventário - Arquivos - Museus - Bibliotecas
Curso sobre Educação Antirracista
Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP
COMEÇAR AGORA