Plano de Aula

Plano de aula: Pesquisa de campo - Visita ao museu

Plano 3 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Patrimônios da humanidade

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade (EF05HI10) de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Celulares ou máquinas fotográficas.

Lápis, caneta, borrada, lápis de cor ou giz de cera, caneta hidrocor e folhas brancas.

Material complementar:

Relatório de pesquisa de campo/Inventário: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/5AdzM243QncAmkj7KrbHuPjePYxA8fCkEQVBygRkFscr53A2WGguaCBTTr96/his5-10und03-relatorio-pesquisa-de-campo.pdf

Para você saber mais:

Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.

Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.

DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>

MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.

PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.

Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.

50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.

sites úteis:

https://www.educamuseu.com/publicacoes

http://eravirtual.org/

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 2 minutos

Orientações: Organize em círculo os alunos na chegada ao museu e apresente o local que será visitado e o objetivo da aula.

Para você saber mais:

Conceito de Patrimônio. Disponível em: <https://conceito.de/patrimonio>.

Descubra o que é Patrimônio Público. Disponível em: <https://e-dou.com.br/2017/07/descubra-o-que-e-patrimonio-publico/>.

DESIDERIO, P. 80 museus “abertos” a visitas virtuais. Disponível em: <http://www.arede.inf.br/80-dicas-de-museus-que-oferecem-vistas-virtuais-02/>

MARANDINO, Martha et. al. A Educação em museus e os materiais educativos. Disponível em: <http://www.livrosabertos.sibi.usp.br/portaldelivrosUSP/catalog/book/233>.

PESSOA, A.S.P. Museu na escola: a discussão patrimonial em sala de aula enquanto forma de cidadania. Disponível em: <http://www.encontro2016.ms.anpuh.org/resources/anais/47/1479509987_ARQUIVO_TrabalhocompletoAmandaSenaPeresPessoa.pdf>.

Por dentro do Museu Nacional. Disponível em: <https://artsandculture.google.com/project/museu-nacional-brasil>.

50 museus virtuais para você visitar. Disponível em: <https://canaldoensino.com.br/blog/50-museus-virtuais-para-voce-visitar>.

sites úteis:

https://www.educamuseu.com/publicacoes

http://eravirtual.org/

http://portal.iphan.gov.br/

http://www.unesco.org/new/pt/brasilia

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos