GEO5_12UND01 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Esgotamento sanitário
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.
Por: Tiego Da Silva Cruz
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, impressora e folhas de papel para impressão, folhas de papel para confecção de fichas e fita adesiva (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).
Material complementar:
Contextualização - Imagem:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mWXEY3z6P2Z6QxNE7tYASRSYW9XHpP67gv2EdC2wDJSSQKMWBqcvu3MUuJKd/geo5-12und01-contextualizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
O que é saneamento básico - conceito e descrição breve sobre o que é saneamento básico.
http://www.aegea.com.br/portfolios/o-que-e-saneamento-basico/
Por que o saneamento básico é tão importante para as cidades - além de tratar sobre a importância do saneamento básico, o texto traz um conceito e dialoga sobre os benefícios do serviço para as cidades.
O que é esgoto - além do conceito, a página traz também uma imagem que descreve o percurso que o esgoto sanitário percorre até o seu destino.
http://www.saaec.com.br/esgoto/o-que-e-esgoto/
Contextos prévios: Para execução deste plano, é necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de saneamento básico.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: você sabe o que é rede de esgoto? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala. É indispensável que você leia o material e apoio, pois os alunos e alunas podem realizar as mais variadas perguntas a partir da inserção do tema em sala de aula.
Caso na sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.
Para você saber mais:
Processos de tratamento da água e esgoto - além de dialogar sobre o tratamento da água e do esgoto, o texto retrata a realidade do Brasil sobre o atendimento à população acerca deste serviço, trazendo, inclusive, sobre os estados que têm maior oferta deste serviço para os cidadãos.
https://www.educacao.cc/ambiental/processos-de-tratamento-da-agua-e-esgoto/
Contextos prévios: É importante e necessário que os alunos tenham conhecimento prévio sobre saneamento básico.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS