GEO5_12UND01 - Contextualização - Imagem
Plano de Aula
Plano de aula: Esgotamento sanitário
Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.
Por: Tiego Da Silva Cruz
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetor, impressora e folhas de papel para impressão, folhas de papel para confecção de fichas e fita adesiva (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).
Material complementar:
Contextualização - Imagem:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mWXEY3z6P2Z6QxNE7tYASRSYW9XHpP67gv2EdC2wDJSSQKMWBqcvu3MUuJKd/geo5-12und01-contextualizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
O que é saneamento básico - conceito e descrição breve sobre o que é saneamento básico.
http://www.aegea.com.br/portfolios/o-que-e-saneamento-basico/
Por que o saneamento básico é tão importante para as cidades - além de tratar sobre a importância do saneamento básico, o texto traz um conceito e dialoga sobre os benefícios do serviço para as cidades.
O que é esgoto - além do conceito, a página traz também uma imagem que descreve o percurso que o esgoto sanitário percorre até o seu destino.
http://www.saaec.com.br/esgoto/o-que-e-esgoto/
Contextos prévios: Para execução deste plano, é necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de saneamento básico.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: você sabe o que é rede de esgoto? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala. É indispensável que você leia o material e apoio, pois os alunos e alunas podem realizar as mais variadas perguntas a partir da inserção do tema em sala de aula.
Caso na sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.
Para você saber mais:
Processos de tratamento da água e esgoto - além de dialogar sobre o tratamento da água e do esgoto, o texto retrata a realidade do Brasil sobre o atendimento à população acerca deste serviço, trazendo, inclusive, sobre os estados que têm maior oferta deste serviço para os cidadãos.
https://www.educacao.cc/ambiental/processos-de-tratamento-da-agua-e-esgoto/
Contextos prévios: É importante e necessário que os alunos tenham conhecimento prévio sobre saneamento básico.
Contextualização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Ao apresentar o slide acima, questione aos seus alunos e alunas o que eles veem na imagem, faça perguntas do tipo: “o que vocês veem na imagem?”, “o que você consegue ver?”, “do que se trata a imagem?”. Dependendo das respostas dos alunos, você pode desenvolver outras perguntas que levem a um raciocínio mais próximo àquilo que você pretende discutir em sala de aula, que é sobre esgoto sanitário a céu aberto. Diante disso, pense nas duas possibilidades: respostas imediatas sobre esgoto sanitário e respostas que podem não estar ligadas ao tema da aula como, por exemplo, eles podem responder que veem água da chuva parada ou lixo acumulado, uma favela, etc. Na primeira hipótese, dê continuidade às ideias, alimentando as informações prévias ou precisas dos alunos sobre esgoto sanitário. Já na segunda hipótese, você deve questioná-los sobre por qual razão a água da chuva está acumulada na imagem ou por que o lixo está amontoado nesse local, entre outras perguntas possíveis. O que o levará às respostas desejadas, mais próximas ao tema esgoto sanitário, como, por exemplo: “vejo que na imagem não há esgoto sanitário”, “vejo que a água da chuva não tem para onde escorrer”, “vejo que nessa comunidade não há coleta de lixo”.
Caso a escola não possua datashow, reproduza a imagem num tamanho adequado para que todos os alunos e alunas possam notar seus detalhes. Numa outra hipótese, caso você não tenha acesso a estes recursos, deve procurar nos livros didáticos dos alunos alguma figura que se aproxime do exemplo acima, onde você possa iniciar o diálogo sobre redes de esgoto.
Materiais Complementares
Imagem para impressão: https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mWXEY3z6P2Z6QxNE7tYASRSYW9XHpP67gv2EdC2wDJSSQKMWBqcvu3MUuJKd/geo5-12und01-contextualizacao-imagem.pdf
Para você saber mais:
Tratamento da rede de esgoto sanitário - texto sobre o tratamento do esgoto sanitário e as etapas para purificação da água.
https://www.estudokids.com.br/tratamento-da-rede-de-esgoto-sanitario/
Coleta de esgotos - como funciona a coleta de esgotos sanitários
http://site.sabesp.com.br/site/interna/Default.aspx?secaoId=50
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Faça o questionamento sugerido aos alunos e alunas e deixe-os comentarem quais problemas o esgoto a céu aberto traz para a população. Pergunte-os para onde vai o esgoto de suas casas. Veja que é possível que alguns alunos respondam que não há esgotamento sanitário, e sim que toda a água utilizada fica ao ar livre e que os dejetos vão para uma fossa sanitária. Muitas são as possibilidades de resposta, então, a partir delas você deve mediar o diálogo na sala de aula, possibilitando que as crianças conheçam os vários tipos de esgoto sanitário, a diferença entre eles e, possivelmente, seus benefícios e malefícios. Faça também questionamentos sobre para onde vai o esgoto da rua e do bairro onde os alunos e alunas moram. Fique atento as respostas para que o seu feedback seja positivo na construção do objetivo proposto inicialmente.
Caso não haja datashow disponível em sua escola, utilize o quadro para escrever a pergunta sugerida. E, na hipótese de não ter quadro na sala ou caso você pretenda aplicar esse plano num outro espaço que não seja uma sala de aula, você pode fazer o questionamento oralmente.
Para você saber mais:
Estação de tratamento de esgoto - vídeo sobre o percurso que o esgoto percorre até chegar à estação de tratamento.
https://www.youtube.com/watch?v=z6LAjCi7EXk
5 benefícios que o saneamento básico pode trazer - além de conceituar saneamento básico, o texto traz cinco benefícios que podem ser alcançados com a oferta do serviço nas cidades.
http://www.tratabrasil.org.br/blog/2017/08/10/5-beneficios-que-o-saneamento-basico/
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 12 minutos
Orientações: Leia o questionamento sugerido para os seus alunos e alunas e inicie um diálogo em grupo sobre o que podemos fazer para solucionar os problemas relacionados às redes de esgoto, mediando as ideias e estimulando a criatividade deles na busca por soluções para os desafios ligados ao esgotamento sanitário. Em seguida, solicite que eles registrem essas ideias e entregue a cada um deles uma ficha de papel. Estas fichas podem ser confeccionadas a partir de um papel do tamanho A4 recortado em, no máximo, quatro partes iguais, e não é necessário que você descreva nenhuma orientação nelas. Peça a eles que escrevam, cada um em sua ficha, uma solução para os problemas relacionados a falta de redes de esgoto, como a questão do esgoto a céu aberto representado na imagem do slide da Contextualização (caso você não tenha utilizado projeção para apresentar a imagem, veja as orientações dadas no slide da Contextualização).
Caso não haja datashow disponível em sua escola, utilize o quadro para escrever a pergunta sugerida. E, na hipótese de não ter quadro na sala ou caso você pretenda aplicar esse plano num outro espaço que não seja uma sala de aula, você pode fazer o questionamento oralmente. E, caso a escola não tenha o recurso papel A4, peça aos alunos que destaquem uma folha do caderno e a recortem em duas partes iguais. É interessante que eles enumerem cada uma das partes com 1 e 2, devido a atividade que será realizada na sistematização.
Para você saber mais:
Informe educativo - Rede de esgotos: a responsabilidade começa em casa - o texto traz conceito de esgoto, dialoga sobre o uso consciente das redes de esgoto e traz recomendações.
https://www.caesb.df.gov.br/informe-educativo-rede-de-esgoto.html
Esgoto doméstico: como converter um problema ambiental em solução inteligente - texto sobre o que é esgoto e seu tratamento e sobre recomendações de como utilizar corretamente a rede de esgoto.
Sistematização
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Solicite aos alunos que apresentem a suas ideias de como solucionar os problemas relacionados à falta de rede de esgoto. Portanto, peça-os que elaborem um cartaz/mural com suas propostas e compartilhem com a turma.
Caso não haja datashow disponível em sua escola, utilize o quadro para escrever a pergunta sugerida. E, na hipótese de não ter quadro na sala ou caso você pretenda aplicar esse plano num outro espaço que não seja uma sala de aula, você pode fazer o questionamento oralmente.
Para você saber mais:
As vantangens das estações de tratamento de esgoto - texto sobre o tratamento da rede de esgoto e a importância do reuso da água tratada.
https://www.aecweb.com.br/cont/m/rev/as-vantagens-das-estacoes-de-tratamento-de-esgoto_969_10_0
A importância do saneamento básico e seus principais benefícios - texto sobre o saneamento básico no Brasil e seus benefícios. O site traz ainda um contador online de quantos metros cúbicos de esgoto são tratados enquanto o internauta o acessa.
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail; vídeo e nuvem de palavras no WordArt.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Para subsidiar a apresentação do tema da aula, peça aos alunos que, um dia antes, assistam ao vídeo:
- Construções: rede de esgoto - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide e as perguntas das orientações do plano original, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual. Os alunos devem fazer suas reflexões e registros individualmente, e compartilhá-los depois com o professor.
Problematização
Encaminhe o slide da problematização e peça para os alunos registrarem suas hipóteses sobre o problema. Acrescente à reflexão o questionamento: problemas como esse podem potencializar a transmissão da Covid-19?
Ação propositiva
Nesta etapa, o professor deve explicar a atividade que os alunos realizarão assincronicamente, uma adaptação da proposta do plano original. Eles devem criar uma nuvem de palavras com o tema: Como podemos fazer para solucionar os problemas relacionados a falta de redes de esgoto?
Os alunos precisam:
- Escolher as palavras que serão utilizadas;
- Assistir ao tutorial disponível aqui;
- Acessar o site do WordArt, disponível aqui, e fazer a nuvem;
- Tirar uma foto e compartilhá-la com o professor e os amigos da turma.
Sistematização
Nesta etapa, o professor deve socializar com a turma toda as nuvens compartilhadas com ele.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Por que quase metade dos brasileiros não tem rede de esgoto? – disponível aqui;
- Pesquisadores encontram coronavírus em esgoto de Niterói – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Tiego Cruz
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Compreender a importância das redes de esgoto
Habilidade (s) da Base: (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.