Plano de Aula

Plano de aula: Esgotamento sanitário

Plano 1 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, impressora e folhas de papel para impressão, folhas de papel para confecção de fichas e fita adesiva (observação: os materiais podem ser substituídos ou dispensados de acordo com as adaptações do professor).

Material complementar:

Contextualização - Imagem:https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/mWXEY3z6P2Z6QxNE7tYASRSYW9XHpP67gv2EdC2wDJSSQKMWBqcvu3MUuJKd/geo5-12und01-contextualizacao-imagem.pdf

Para você saber mais:

O que é saneamento básico - conceito e descrição breve sobre o que é saneamento básico.

http://www.aegea.com.br/portfolios/o-que-e-saneamento-basico/

Por que o saneamento básico é tão importante para as cidades - além de tratar sobre a importância do saneamento básico, o texto traz um conceito e dialoga sobre os benefícios do serviço para as cidades.

http://www.brasil.gov.br/noticias/meio-ambiente/2018/03/por-que-o-saneamento-basico-e-tao-importante-para-as-cidades

O que é esgoto - além do conceito, a página traz também uma imagem que descreve o percurso que o esgoto sanitário percorre até o seu destino.

http://www.saaec.com.br/esgoto/o-que-e-esgoto/

Contextos prévios: Para execução deste plano, é necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de saneamento básico.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Ao apresentar o tema, faça questionamentos como: você sabe o que é rede de esgoto? Identifique o conhecimento prévio dos alunos sobre o assunto da aula, o que deve colaborar com a discussão em sala. É indispensável que você leia o material e apoio, pois os alunos e alunas podem realizar as mais variadas perguntas a partir da inserção do tema em sala de aula.

Caso na sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Para você saber mais:

Processos de tratamento da água e esgoto - além de dialogar sobre o tratamento da água e do esgoto, o texto retrata a realidade do Brasil sobre o atendimento à população acerca deste serviço, trazendo, inclusive, sobre os estados que têm maior oferta deste serviço para os cidadãos.

https://www.educacao.cc/ambiental/processos-de-tratamento-da-agua-e-esgoto/

Contextos prévios: É importante e necessário que os alunos tenham conhecimento prévio sobre saneamento básico.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS