Plano de Aula

Plano de aula: Participação social: mobilidade urbana e impactos ambientais

Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.

mais ações

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, cartolina ou cartaz, pincel para escrever.

Para você saber mais:

Mobilidade sustentável

http://www.mma.gov.br/cidades-sustentaveis/urbanismo-sustentavel/mobilidade-sustent%C3%A1vel.html

Mobilidade urbana: um desafio para as cidades brasileiras

http://www.ebc.com.br/especiais/mobilidade-sustentavel

Contextos prévios: É necessário que os alunos e alunas tenham conhecimento prévio acerca de mobilidade urbana, meio ambiente, impactos ambientais e poluição.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Inicie lendo o tema para a turma ou solicitando que façam a leitura em conjunto. A partir daí, você pode instigá-los a dialogar sobre o tema da aula, fazendo perguntas como: Vocês já ouviram falar em mobilidade urbana? O que é mobilidade urbana? Vocês sabem o que significa impactos ambientais? Será que esses dois fatores têm alguma relação com as pessoas, com a população?

Para você saber mais:

Cidades, mobilidade urbana, impasses ambientais

https://www.insper.edu.br/wp-content/uploads/2018/12/Cidades-mobilidade-urbana-impasses-ambientais.pdf

Mobilidade urbana - momento ambiental

https://www.youtube.com/watch?v=wX09Tv8kdNk

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados