Plano de Aula
Plano de aula: Comerciantes ambulantes e órgãos do poder público
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.
Por: Tiego Da Silva Cruz
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Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetos, notebook, cartolina, pincel.
Para você saber mais:
Vendedores ambulantes
https://piseagrama.org/vendedores-ambulantes/
Vendedores ambulantes bloqueiam Avenida Rangel Pestana em protesto por emprego
Contextos prévios: Noções de poder público, órgãos públicos, trabalho informal ou situação trabalhista irregular, ações do governo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie esta etapa lendo o tema da aula e dialogando com a turma sobre o que são vendedores ambulantes e como estas pessoas trabalham. Questione-os se eles sabem o que são vendedores ambulantes e se sabem qual a responsabilidade do governo com esses trabalhadores, para que você faça as mediações necessárias. Fique atento às dúvidas que podem surgir por parte da turma, leia o material no tópico “Para saber mais” para que você possa se apropriar melhor do conteúdo da aula.
Para você saber mais:
Por que os vendedores ambulantes são chamados de camelôs?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-vendedores-ambulantes-sao-chamados-de-camelos/
Vendedores ambulantes fazem de tudo para sobreviver, até correr da fiscalização
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