Plano de Aula
Plano de aula: Comerciantes ambulantes e órgãos do poder público
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.
Por: Tiego Da Silva Cruz
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários: Projetos, notebook, cartolina, pincel.
Para você saber mais:
Vendedores ambulantes
https://piseagrama.org/vendedores-ambulantes/
Vendedores ambulantes bloqueiam Avenida Rangel Pestana em protesto por emprego
Contextos prévios: Noções de poder público, órgãos públicos, trabalho informal ou situação trabalhista irregular, ações do governo.
Tema da aula
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Inicie esta etapa lendo o tema da aula e dialogando com a turma sobre o que são vendedores ambulantes e como estas pessoas trabalham. Questione-os se eles sabem o que são vendedores ambulantes e se sabem qual a responsabilidade do governo com esses trabalhadores, para que você faça as mediações necessárias. Fique atento às dúvidas que podem surgir por parte da turma, leia o material no tópico “Para saber mais” para que você possa se apropriar melhor do conteúdo da aula.
Para você saber mais:
Por que os vendedores ambulantes são chamados de camelôs?
https://super.abril.com.br/mundo-estranho/por-que-os-vendedores-ambulantes-sao-chamados-de-camelos/
Vendedores ambulantes fazem de tudo para sobreviver, até correr da fiscalização
Contextualização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Oriente a turma a ler o trecho da notícia do slide e inicie um diálogo com eles solicitando que observem e registrem os principais elementos da notícia, como a data, autor, o título e o local. É indispensável que você leia a notícia disposta no link para que você obtenha as informações necessárias sobre a publicação do jornal, em caso de dúvidas ou perguntas dos alunos, principalmente em relação ao termo “rapa”. Comente com os alunos sobre o trabalho dos vendedores ambulantes em situação irregular e sobre como o fato de trabalharem desse modo, dificulta a vida deles.
Em seguida, você pode fazer mediações sobre como o poder público decide e influencia o modo como essas pessoas trabalham e porque algumas ações precisam ser desenvolvidas para buscar soluções para os problemas relacionados ao comércio informal. Ou seja, indique que uma ação policial, por exemplo, não é uma ação voluntária do governo para retirar vendedores ambulantes do comércio, mas sim uma ação para que sigam a legislação, considerando pagamento de taxas junto à prefeitura, entre outros.
Link para notícia:
Para você saber mais:
Vendedores ambulantes irregulares são retirados de Canasvieiras
Apesar de proibição, ônibus de Fortaleza andam cheios de vendedores ambulantes
Problematização
Tempo sugerido: 10 minutos
Orientações: Inicie esta etapa questionando aos alunos e alunas: Na sua cidade ou bairro há vendedores ambulantes? Você conhece alguém que trabalha desta forma? Como funciona o trabalho dessas pessoas? Você sabe? É possível que alguns alunos não saibam o que são vendedores ambulantes, você pode utilizar também o termo “camelô”, dependendo da sua região. Aproveite o momento para exemplificar o que são esses trabalhadores e de que forma atuam.
Sugira um pequeno caso de estudo para os alunos da seguinte forma:
“Imagine que na sua cidade ou bairro existem vários vendedores ambulantes em situação irregular e que estão atrapalhando o trânsito local, por ocuparem calçadas, becos e vias. Logo, a prefeitura do seu município decide realizar uma ação para melhorar a condição de trabalho dessas pessoas, mas ainda não pensou que tipo de ação poderia desenvolver.”
Questione para os seus alunos: Diante da situação-problema, o que o poder público poderia fazer para melhorar a condição dos ambulantes?
Para você saber mais:
A vida dos vendedores ambulantes
http://averdade.org.br/2017/09/vida-dos-vendedores-ambulantes/
Senac capacita vendedores ambulantes para temporada no litoral
Ação Propositiva
Tempo sugerido: 13 minutos
Orientações: Nesta etapa, inicialmente, peça aos alunos e alunas que leiam em conjunto o trecho da notícia do slide. Junto deles, identifique informações como título, local, fonte e data. Faça questões como: Do que se trata esta notícia? Você acha que é uma iniciativa de que órgão público? Esta iniciativa vai influenciar a vida de que pessoas? Você acha positivo ou negativo? Porque? Em seguida, peça que, a partir da leitura do trecho da notícia, os alunos pensem como os órgãos públicos podem trabalhar para melhorar a condição de trabalho dos vendedores ambulantes.
Oriente aos alunos que organizem-se em quatro equipes e cada uma escreva um pequeno parágrafo ressaltando a importância do trabalho dos órgãos públicos a favor de melhorias em relação a condição de trabalho dos vendedores ambulantes. Realize a seguinte orientação: Por que é importante que os órgãos públicos trabalham a favor de melhorias para o trabalho de vendedores ambulantes?
Link para notícia completa:
Para você saber mais:
Prefeitura de Aracati inicia cadastramento de vendedores ambulantes e feirantes do município
Torres identifica vendedores ambulantes
https://www.revistaw3.com.br/cidades/2019/01/04/torres-identifica-vendedores-ambulantes.html
Sistematização
Tempo sugerido: 16 minutos
Orientações: Peça para que as equipes transcrevam suas ideias para uma cartolina. No entanto, essa transcrição deve ser em formato de carta direcionada à Prefeitura Municipal. Ou seja, os alunos deverão utilizar suas ideias e transformá-las em cartas para o prefeito de sua cidade solicitando ou apresentando ideias que podem melhorar a condição de trabalho dos ambulantes. As equipes deverão ler as cartas para a turma em forma de apresentação oral.
A sua participação nesse momento é indispensável, pois além de mediar o diálogo, você poderá também acrescentar informações aos alunos, integrando o conhecimento que eles alcançaram com informações que você pode oferecer.
Para você saber mais:
Vendedores ambulantes serão retirados do Centro Histórico de Cuiabá
Crise faz mulheres se virarem com comércio ambulante
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
WhatsApp; e-mail e Google Docs.
Valores trabalhados
Cidadania e respeito ao ambiente e à própria coletividade
Apresentação do tema da aula
Encaminhe aos alunos o seguinte videoclipe, por e-mail, WhatsApp ou outra ferramenta escolhida pela escola, como agenda ou sala de aula virtual:
- Mc Robs - Vendedor Ambulante - disponível aqui.
Contextualização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações. Peça para registrarem os principais elementos da notícia, como data, autor, título e local.
Em seguida, pergunte qual a relação da música encaminhada anteriormente com a notícia.
Problematização
Encaminhe aos alunos o slide/imagem do plano original. Dê seguimento conforme previsto nas orientações. Acrescente à reflexão dos alunos a questão da Covid-19. Pergunte: como estão os vendedores ambulantes durante a pandemia?
Ação propositiva
Encaminhe o slide do plano original. Faça o encaminhamento da leitura da notícia e das perguntas para reflexão, conforme sugerido no plano original. Entretanto, peça que façam os registros individualmente, podendo contar com a ajuda da família.
A proposta é que os alunos utilizem o Google Docs para fazerem o registro. Cada aluno deve criar um arquivo e responder: por que é importante que os órgãos públicos trabalhem a favor de melhorias para o trabalho de vendedores ambulantes?
Lembre-se de que, para usar essa ferramenta e poder compartilhar o resultado posteriormente com o professor, é necessário ter um e-mail do Google. Para ajudar no uso do Google Docs, acesse o tutorial disponível aqui.
Sistematização
Nesta etapa, a proposta é que os alunos transcrevam as ideias da etapa anterior para um e-mail, que será encaminhado à prefeitura. A ideia é fazer o registro coletivo, em um único arquivo do Google Docs.
Convite às famílias
Assistam aos vídeos:
- Jornal da Gazeta - A rotina dos vendedores ambulantes nos transportes públicos – disponível aqui;
- Ser camelô é um ato de sobrevivência – disponível aqui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Tiego Cruz
Mentor: Simone Falconi Akkawi
Especialista: Judith Maida
Assessor pedagógico: Laercio Furquim
Ano: 5°ano
Unidade temática: Natureza, ambientes e qualidade de vida
Objeto(s) de aprendizagem: Identificar como órgãos do poder público influenciam no funcionamento do comércio informal
Habilidade (s) da Base: (EF05GE12) Identificar órgãos do poder público e canais de participação social responsáveis por buscar soluções para a melhoria da qualidade de vida (em áreas como meio ambiente, mobilidade, moradia e direito à cidade) e discutir as propostas implementadas por esses órgãos que afetam a comunidade em que vive.