Plano de Aula

Plano de aula: Mobilidade urbana e o poder público

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana - mobilidade urbana no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm

Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana

https://catracalivre.com.br/cidadania/conheca-10-solucoes-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio acerca de trânsito, assim como também meios de transporte, consequências do trânsito para a vida urbana, e, possivelmente, conhecimento prévio sobre mobilidade urbana.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e alunas e questione-os se conhecem a expressão mobilidade urbana. Caso não conheçam, estimule-os a identificarem o significado de “mobilidade”, uma vez que é provável que já reconheçam o significado do termo “urbana”. Você pode, por exemplo, explicar que o termo “mobilidade” é uma característica daquilo que pode mover-se, que tem movimento, que pode se locomover. Em seguida, estimule-os a fazerem a correlação com o termo urbana para que a turma compreenda o tema da aula.

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Conteúdos relacionados