Plano de Aula

Plano de aula: Mobilidade urbana e o poder público

Plano 4 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Percepção e conscientização de direitos de cidadania.

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre este plano: Ele está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF05GE12 de Geografia, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários: Projetor, notebook.

Para você saber mais:

Mobilidade urbana - mobilidade urbana no Brasil

https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/mobilidade-urbana.htm

Conheça 10 soluções para melhorar a mobilidade urbana

https://catracalivre.com.br/cidadania/conheca-10-solucoes-para-melhorar-a-mobilidade-urbana/

Contextos prévios: Para o desenvolvimento desta aula, é importante que os alunos tenham conhecimento prévio acerca de trânsito, assim como também meios de transporte, consequências do trânsito para a vida urbana, e, possivelmente, conhecimento prévio sobre mobilidade urbana.

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 5 minutos

Orientações: Leia o tema da aula para os alunos e alunas e questione-os se conhecem a expressão mobilidade urbana. Caso não conheçam, estimule-os a identificarem o significado de “mobilidade”, uma vez que é provável que já reconheçam o significado do termo “urbana”. Você pode, por exemplo, explicar que o termo “mobilidade” é uma característica daquilo que pode mover-se, que tem movimento, que pode se locomover. Em seguida, estimule-os a fazerem a correlação com o termo urbana para que a turma compreenda o tema da aula.

Caso sua escola não possua projetor, escreva o tema da aula no quadro. Se sua sala não possui quadro ou você pensa em realizar esta aula em um outro espaço que não seja a sua sala, fale para os alunos qual o tema da sua aula. Você pode também reproduzir o tema em papel ou escrever o tema da aula num cartaz.

Curso sobre Educação Antirracista

Comece agora nossa formação gratuita e certificada em parceria com a USP

COMEÇAR AGORA

Conteúdos relacionados