Plano de Aula

Plano de aula: Exercitando o uso da vírgula

Plano 2 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso da vírgula em enumerações, intercalações e inversões

mais ações

Habilidades BNCC:

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.

Sobre esta aula: Esta é a segunda aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas e com as lacunas para colocar as vírgulas. Originais disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: Alguns alunos podem não se lembrar das regras das vírgulas marcando enumerações, inversões e intercalações, para isso será feita uma revisão antes da atividade.

Referências sobre o assunto:

AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

https://guiadoestudante.abril.com.br/estudo/resumo-de-portugues-uso-da-virgula/

Tema da aula
Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

  • Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
  • Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
  • Pergunte aos alunos como eles sabem o momento de pontuar seus textos.

Professor: O objetivo desta pergunta é ouvir a resposta dos alunos para ter noção se eles fazem a pontuação instintivamente ou seguem alguma regra.