Plano de aula: A importância da vírgula

Plano 1 de uma sequência de 3 planos. Veja todos os planos sobre Uso da vírgula em enumerações, intercalações e inversões

Sobre esta aula: Esta é a primeira aula de um conjunto de três planos de aula com foco em Análise linguística e semiótica. A finalidade deste conjunto de planos é Identificar os diferentes usos da vírgula e compreender a importância do uso da vírgula como elemento de coesão textual.

Materiais necessários: Campanhas publicitárias impressas. Disponíveis em: <http://portalms.saude.gov.br/campanhas>. Acesso em: 19 nov. 2018.

Dificuldades antecipadas: A falsa ideia que o uso da vírgula marca a pausa para respirar.

Referências sobre o assunto:

AZEREDO, J. C.. Gramática Houaiss da língua portuguesa. São Paulo: Publifolha, 2008.

BECHARA, E.. Moderna gramática portuguesa. Rio de Janeiro: Lucerna, 2001.

Tema da aula

Tempo sugerido: 2 minutos.

Orientações:

• Diga aos alunos que a aula será sobre o uso da vírgula.
  • Pergunte a eles como seriam os textos sem o uso da vírgula.
  • Questione se eles sabem para que serve a vírgula.
  • Pergunte como eles sabem o momento de pontuar seus textos.

Professor:

Neste momento é importante ouvir os alunos e perceber que provavelmente muitos vão dizer que a vírgula serve para marcar a pausa.