Estação 1 - O que é um comercial
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Comunicação: propaganda e influência
Plano 7 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- pequenos retângulos de papel para o sorteio, em uma quantidade igual ao número de alunos na classe.
- 3 a 5 objetos embrulhados de maneira diferente, conforme as orientações do slide 3.
- saquinhos para o sorteio do slide 3
- 1 computador online ou offline
- 1 cópia do material complementar da estação 1
- 2 canetas
- Cópias do material complementar da estação 2 - 1 cópia das páginas 1 à 3 e 3 cópias da página 4.
- 1 mesa com cadeiras para que o aluno possa se reunir em volta na estação 2, caso não seja possível, use prancheta.
Material complementar:
Estação 1 -
Estação 2 -
Estação 3 -
Para você saber mais:
Por que a propaganda não é uma arte. Por Marco Aurelio Moreno Silva Japiassú. Disponível em: https://monografias.brasilescola.uol.com.br/administracao-financas/definicao-propaganda-arte.htm Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
História da propaganda no Brasil. Disponível em: https://acontecendoaqui.com.br/historia-da-propaganda Acesso em 07 de fevereiro de 2019.
Villas, Alberto, A alma do negócio: como eram as propagandas dos anos 50, 60 e 70, Editora Globo,2014.
O que é propaganda? Disponível em: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-propaganda/ Acesso em: 05 de março de 2019.
Artigo científico de psicologia sobre as influências da propaganda na hora da compra, principalmente no adolescente. Por Marcílio Ângelo e Silva, Antonio Roazzi, Bruno Campello de Souza. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000100003 Acesso em 10 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Os alunos devem estar em pé e dispostos em meio círculo. Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva. Depois pergunte:
- O que é propaganda?
- Vocês lembram de alguma propaganda? Peça exemplos.
- Na sua opinião, qual a função da propaganda?
- A propaganda é importante para a venda do produto? Conseguiríamos vender algo sem propaganda?
Essas perguntas não precisam ser aprofundadas, elas retornarão no decorrer da aula. Servem para situar o aluno no conteúdo e instigar sua curiosidade sobre a aula.
Para você saber mais:
Villas, Alberto, A alma do negócio: como eram as propagandas dos anos 50, 60 e 70, Editora Globo,2014.
O que é propaganda? Disponível em: https://www.ignicaodigital.com.br/o-que-e-propaganda/ Acesso em: 05 de março de 2019.
Artigo científico de psicologia sobre as influências da propaganda na hora da compra, principalmente no adolescente. Disponível em: http://pepsic.bvsalud.org/scielo.php?script=sci_arttext&pid=S1982-12472011000100003 Acesso em 10 de fevereiro de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS