Problematização (imagens objetos escrita)
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de comunicação: a invenção da escrita
Plano 2 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você, professor, possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08, de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Cartolina ou papel pardo.
- Folha de papel em branco.
- Lápis.
- Folhas impressas de acordo com as suas escolhas para esta aula.
- Giz de cera.
- Caneta hidrocor.
- Lápis de cor.
Material complementar:
Problematização (Imagens objetos escrita) slide 5
Problematização (Alfabeto fenício) slide 6
Problematização (Alfabeto fenício-resposta) slide 7
Sistematização slide 9
Para você saber mais:
O livro A escrita - memórias dos homens narra a história da escrita: seu nascimento, sua decodificação, seus usos e sua análise como testemunho. Inclui muitos exemplos de fontes, inclusive muitas delas em fac-símile, com ótima qualidade de impressão. A obra pode ser usada para preparar
sua aula ou até mesmo acrescentar outras fontes de imagens. Jean, Georges. A escrita - memória dos homens. Rio de Janeiro: Objetiva, 2002.
Vídeo sobre o nascimento da escrita e a necessidade do ser humano de se comunicar - https://www.youtube.com/watch?v=TVxmJoi-DDg Acesso em: 2 de dezembro de 2018.
O filme Central do Brasil não atende a classificação etária da turma, mas você pode utilizar a história da personagem vivida pela atriz Fernanda Montenegro, que cobra para escrever cartas, demonstrando a importância da escrita e a exclusão provocada por ela. Resenha do filme - https://pedagogiaaopedaletra.com/resenha-do-filme-central-do-brasil-terra-estrangeira/ Acesso em: 1º de dezembro de 2018.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos.
Orientações: Disponha os alunos em meio círculo. Apresente o tema escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente este slide e faça uma leitura coletiva.
Levante algumas questões entre os alunos para suscitar curiosidade e para que entendam o objetivo da aula. Por exemplo: Vocês sabem o que é linguagem? Espera-se que os alunos respondam sobre idioma, oralidade, libras etc., apenas intervenha quando não for uma linguagem. Pergunte também: A linguagem integra, ou seja, aproxima as pessoas, ou as exclui e as distancia? As respostas dependerão das linguagens que foram citadas anteriormente. Espera-se que o aluno responda que integra, porém pode se basear, por exemplo, no idioma e justificar que distancia, pois nem todos falam a mesma língua.
É importante que este momento seja breve, não se preocupe em deixar dúvidas, elas devem ser sanadas durante a aula.
Para você saber mais:
A importância da cultura oral e da cultura escrita - http://ogazzeta.blogspot.com/2013/03/cultura-escrita-e-cultura-oral-acesso-e.html Acesso em: 28 de novembro de 2018.
Conceito de linguagem - https://www.soportugues.com.br/secoes/seman/seman1.php Acesso em: 28 de novembro de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS