Contextualização
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de comunicação: inclusão e exclusão
Plano 10 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Material necessário para a confecção de um painel. Ex: papel, hidrocor, lápis de cera, revista para recortar.
Material complementar:
Contextualização
Problematização - Crianças ligadas pela rede
Problematização - meios de comunicação
Para você saber mais:
Escravos da tecnologia. Animação por Steve Cutts. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=Qx8JIoNOz0Y Acesso em 06 de março de 2019.
Exclusão digital. Por Gabriela E. Possolli Vesce. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/ Acesso em 06 de março de 2019.
História da internet- os primeiros passos da rede mundial. Por Rafael H. Disponível em https://www.weblink.com.br/blog/tecnologia/historia-da-internet-os-primeiros-passos-da-rede-mundial-de-computadores/ . Acesso em 05 de março de 2019.
Pierre Levì é um filósofo francês especialista em exclusão do universo digital e novas tecnologias de comunicação. Meios de comunicação: integração ou exclusão? Por Gilson Marcos Pagés. Disponível em http://artigos.netsaber.com.br/resumo_artigo_69825/artigo_sobre_meios-de-comunicacao--integracao-ou-exclusao-Acesso em 06 de março de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 3 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Esse primeiro slide visa apresentar aos alunos o objetivo da aula, aguçando sua curiosidade sobre o tema e integrando-os ao mesmo. Portanto, oriente-os explorando o objetivo do plano. Você pode questioná-los com perguntas como:
- Quem usa a internet?
- O que é inclusão? Como será que a internet faz uma inclusão?
- Vocês já ouviram falar de exclusão digital?
Não se preocupe em aprofundar esse debate, essas questões serão retomadas durante a aula, mas aproveite esse momento para saber o que seus alunos já conhecem sobre o tema.
Para você saber mais: Exclusão digital. Por Gabriela E. Possolli Vesce. Disponível em: https://www.infoescola.com/sociologia/exclusao-digital/ Acesso em 06 de março de 2018.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS