Problematização 'Guerra dos Mundos"
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Comunicação: o Perigo da Fake News
Plano 9 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Dicionário (um exemplar por grupo).
- Folhas de papel para o jogo da lereia ( uma por aluno).
- Lápis ( para todos os alunos).
Material complementar:
Problematização - Guerra dos Mundos
Problematização - Vacina
Problematização -Greve dos Caminhoneiros
Para você saber mais:
Fake News - é uma expressão em inglês que em livre tradução significa notícia falsa.
O que move as fake news. Tory Oliveira, Nova Escola. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Animação da Disney que mostra as intenções na criação de uma fake news, sua disseminação com consequências. Chicken Little (1943). You tube. Disponível em https://www.youtube.com/watch?v=AILy4KHBIEE acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente o tema aos alunos escrevendo-o no quadro ou lendo-o para a turma. Se estiver fazendo uso de projetor, apresente esse slide e faça uma leitura coletiva.
Oriente um curto debate sobre a fake news. Use perguntas como:
- Vocês sabem o que é fake news? Caso precise, explique seu significado em inglês.
- Disseminar é espalhar. Quem já espalhou alguma notícia falsa, seja pela internet ou em seu grupo de amigos? Explique aos alunos que a fake news não está restrito ao meio digital, mas é o boato em geral.
- Se você já ajudou a disseminar uma fake news, o que aconteceu? Peça para que contem para os colegas.
- Se nunca repassou uma notícia falsa, o que vocês acham que acontece quando ela é disseminada?
Esse debate não precisa ser aprofundado e nem todos os alunos precisam responder. É somente uma contextualização, com o objetivo de motivar o interesse da turma sobre o tema.
Para você saber mais:
Fake News - é uma expressão em inglês que em livre tradução significa notícia falsa.
O que move as fake news. Tory oliveira. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11824/o-que-move-as-fake-news Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Contexto
Tempo sugerido: 15 minutos
Orientações: Organize o jogo do dicionário ou a Lereia.
Regras para jogar a Lereia ou Jogo do Dicionário
“O Jogo do Dicionário consiste em escolher uma palavra estranha e apresentá-la para um grupo de pessoas. Cada um deve criar um significado que acha que "combina" com aquela palavra. Depois a pessoa que escolheu a palavra lê em voz alta todas as definições, entre elas a verdadeira, retirada do dicionário. Cada participante vota na definição que acredita ser a correta. Quem acertar a definição da palavra ganha pontos, e quem tiver a sua definição apontada como a certa pelos outros, também. Se ninguém acertar a definição certa, quem escolheu a palavra vence. Na rodada seguinte, outra pessoa fica com o dicionário e escolhe a palavra.
Por exemplo: sicofanta é...
a. Bebida à base de mate e água gaseificada.
b. Pessoa mentirosa, enganadora.
c. Mania de limpeza e arrumação.
d. Condutor de veículos de tração animal.
A resposta? Está no dicionário.” (Dicionário: convite para jogar. Lorenzo Aldè. Disponível em http://www.educacaopublica.rj.gov.br/biblioteca/portugues/0004.html Acesso em 21 de fevereiro de 2016.
Se a turma for muito grande divida em grupos com o mínimo de 4 alunos para otimizar o tempo. Avise a turma que serão disputadas 2 rodadas em aula e que se eles gostarem poderão continuar o jogo em outro momento, como em um intervalo.
Após as rodadas, os alunos devem debater sobre as causas da dificuldade em distinguir os significados falsos dos verdadeiros. Oriente o debate com questões como:
- Foi fácil descobrir qual a alternativa era a correta?
- Qual foi a maior dificuldade para acertar? Peça para que explique suas respostas. Chame a atenção dos alunos para o fato de algumas respostas parecerem verdadeiras, outras serem muito parecidas e outras parecerem tão falsas que foi fácil distinguir.
- Será que com as fake news também acontece assim? Será que também temos dificuldade em distinguir uma mensagem falsa de uma verdadeira
fonte: Banco de imagem da Nova Escola
Para você saber mais:
Três casos de fake news que geraram guerras e conflitos ao redor do mundo. Disponível em:
https://www.bbc.com/portuguese/geral-43895609 Acesso em 04 de março de 2019.
Fake news: Como identificar e não compartilhar.Por Nayá Fernandes. Disponível em:
http://www.osaopaulo.org.br/noticias/fake-news-como-identificar-e-nao-compartilhar Acesso em 04 de março de 2019.
Problematização
Tempo sugerido: 23 minutos
Orientações: Leia o texto com os alunos e pergunte se eles acreditariam nessa notícia se a ouvissem no rádio. Provavelmente eles negarão. Comente com a turma que um radialista chamado Orson Welles fez essa narração em uma estação de rádio, um dia antes do Halloween, e muitos ouvintes acreditaram.
Conte que ele começou como se fosse um programa de rádio normal, com música e de repente interrompeu para que transmitisse uma “notícia em edição extraordinária” que, na verdade, era o início de uma novela. Ele interpretou um trecho do livro “A Guerra dos Mundos” de H.G. Wells. Esse evento ocorreu na véspera de iniciar a Segunda Guerra Mundial, quando os americanos já esperavam por uma nova guerra. A população dos Estados Unidos ainda vivia tensos pelas lembranças da Primeira Guerra e do período da grande crise de 1929, além de recentes desastres como tempestades de areia que destruíram grande parte da produção agrícola e a queda do zeppelin em 1937. Todas essas situações foram noticiadas pelo rádio.
Pergunte:
- Nessa época o rádio era o principal meio de comunicação nos Estados Unidos. Hoje qual é o principal meio de comunicação que você usa?
- Você acreditaria nessa notícia se a lesse na internet?
- Você acha que estar num clima de tensão facilitou para que quase duas milhões de pessoas entrassem em pânico naquela época?
Fonte: Há 75 anos, rádio transmitiu 'invasão alienígena' à Terra e assustou milhões. Terra. Disponível em: https://www.terra.com.br/noticias/educacao/voce-sabia/ha-75-anos-radio-transmitiu-invasao-alienigena-a-terra-e-assustou-milhoes,afb3d216fa802410VgnVCM20000099cceb0aRCRD.html acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Link do material para impressão:
Problematização - Guerra dos Mundos
Como adequar à sua realidade: Caso tenha tido fake news famosos na sua região ou na escola, eles podem ser
relembrados.
Para você saber mais:
1938: Pânico após transmissão de "Guerra dos mundos". Por Jens Teschke. Deutsch Welle. Disponível em:
https://www.dw.com/pt-br/1938-p%C3%A2nico-ap%C3%B3s-transmiss%C3%A3o-de-guerra-dos-mundos/a-956037 acesso em 23/02/2019.
A Segunda Guerra Mundial ocorreu entre os anos de 1939 e 1945, principalmente em território europeu, porém o território americano de Pearl Harbor também sofreu um ataque, marcando a entrada dos Estados Unidos na guerra.
A Primeira Guerra Mundial ocorreu entre 1914 a 1918, sendo centralizada na Europa, não alcançando o território americano. Porém, os Estados Unidos deslocaram 4 milhões de militares para essa guerra.
Resumo da história da queda do zeppelin que foi incendiado nos ares em 1937, matando 33 pessoas. O desastre do Hindenburg - 1937. Youtube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=8NCcCwjNlUg Acesso em 04 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Leia o texto para os alunos e pergunte sobre o que é esta fake news?
Pergunte:
- Quem já foi vacinado?
- Quem tem medo de tomar vacina?
- As campanhas de vacinação são realizadas pelo governo e em épocas ou em regiões onde se desconfiam do poder público, os boatos sobre as vacinas se multiplicam. Quem conhece algum boato sobre vacina? Os alunos podem comentar histórias que já ouviram e não sabem ao certo discernir se são verdadeiras. Ajude-os a tirar dúvidas e acabar com os mitos sobre a vacina. Como por exemplo: que o governo quer matar os idosos por causa da aposentadoria ou a mulher que foi vacinada e morreu.
- É importante tomar vacina?
- O que pode acontecer se o indivíduo que já possui receio de tomar vacina ouve estas histórias? Comente com a turma que a divulgação deste boatos é apresentado como uma das causas da volta de doenças erradicadas no Brasil como o sarampo. Explique aos alunos que a fake news sempre possui uma ancoragem real, ou seja, a notícia baseia-se em alguma notícia real que é modificada ou em algum medo ou preconceito que já existem e o reforçam.
- Na sua opinião, por que as fake news antigas das redes sociais continuam a ser repassadas? É importante que eles percebam que as pessoas repassam porque acreditam, porque não pesquisam, porque geralmente vem sem data e não tem como as pessoas saberem que não são recentes.
Fonte : Boatos que matam: os 10 casos mais destrutivos de fake news na história. PorThiago Lincolins, Aventuras da História. Disponível em https://aventurasnahistoria.uol.com.br/noticias/reportagem/10-fake-news-historia.phtml Acesso: 20 de outubro de 2018.
Link do material para impressão:
Problematização - Vacina
Como adequar à sua realidade: Caso esteja próximo de alguma campanha de vacinação é importante ressaltá-la para as crianças. Assim como, se houverem epidemias locais ocorrendo. Se for o caso, essa aula pode gerar um link com ciências.
Para você saber mais:
Boatos podem explicar procura baixa por vacina contra febre-amarela. Por Roberta Jansen, Uol. Disponível em: https://noticias.uol.com.br/saude/ultimas-noticias/estado/2018/03/09/boatos-podem-explicar-procura-baixa-por-vacina-contra-febre-amarela.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Reportagem recente sobre a repercussão que ainda ocorre desta fake news de 1988. Não há ligação entre autismo e a vacina tríplice antiviral, reafirma estudos. O Globo. Disponível em: https://oglobo.globo.com/sociedade/nao-ha-ligacao-entre-autismo-a-vacina-triplice-viral-reafirma-estudo-23500277. Acesso em 05 de março de 2019.
Fake News. Por Rafael Batista, Mundo Educação. Disponível em https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.
A ciência explica por que caímos em fake news. Por Ana Prado, Super Interessante. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/ Acesso em 05 de março de 2019.
Problematização
Orientações: Leia o texto para os alunos e pergunte sobre o que é esta fake news.
Pergunte:
- O que esta fake news provocou?
- Vocês acham que fatos como este em que as pessoas entram em pânico por causa de uma notícia poderiam ser evitados? Como? Lembre-os da Lereia, como que achava a resposta certa do jogo ? Os alunos devem induzir que por meio de pesquisas podemos descobrir se a notícia é falsa. Mas também pelo bom senso.
Lembre aos alunos que as chamadas fake news sempre existiram, mas com o crescimento do alcance e da rapidez dos meios de comunicação, foi ampliado. Oriente que o desenvolvimento dos meios de comunicação e principalmente da internet é benéfico, mas que devemos estar sempre alertas aos perigos.
Para completar, explique que os problemas causados são tão grandes que já existem empresas somente para fazer estas checagens. São as fact checking.
Fonte : Fake News. Rafael Batista, Mundo Educação. Disponível em: https://mundoeducacao.bol.uol.com.br/curiosidades/fake-news.htm acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Link do material para impressão:
Problematização -Greve dos Caminhoneiros
Para você saber mais:
A próxima greve dos caminhoneiros pode acontecer após o feriado. Boatos.org.Disponível em: https://www.boatos.org/brasil/nova-greve-caminhoneiros-apos-feriado.html Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Agências de Fact checking. Como identificar fake news? Oito sites para checar se notícia é verdadeira. Por Paulo Alves, Tech Tudo. Disponível em: https://www.techtudo.com.br/noticias/2018/10/como-identificar-fake-news-oito-sites-para-checar-se-noticia-e-verdadeira.ghtml Acesso em 23 de fevereiro de 2019.
Sistematização
Tempo sugerido: 8 minutos
Orientações: Projete ou copie o texto no quadro e leia junto com os alunos.
Explique aos alunos que eles devem produzir fake news sobre qualquer assunto desde que não seja difamando alguma pessoa de seu convívio. Neste momento, pode até lembrar quantas personalidades públicas são difamadas com fake news ou, para que seu post seja mais disseminado, as pessoas atribuem textos a autoria do “famoso” e ele precisa desmentir publicamente.
Seria interessante que você lembrasse aos alunos que as fake news reforçam um preconceito, um medo ou pré concepções presentes em nossa sociedade. Lembrem que só vai acreditar na fake news sobre a vacinação quem já tiver algum medo ou dúvidas quanto a tomar a vacina, assim como os americanos haviam passado por acontecimentos traumáticos e os brasileiros já estavam com medo de uma outra greve acontecer .
Divida a turma em grupos para que produzam coletivamente suas próprias fake news utilizando as dicas do slide como material de apoio. Depois serão expostas no mural da sala.
Como adequar à sua realidade: Seria interessante que você realizasse uma pesquisa prévia sobre os preconceitos, crenças, lendas urbanas e boatos que vigorem em sua região. Essas informações podem servir de estímulo para a reflexão dos grupos e de temas para as fake news produzidas.
Jogo online sobre como identificar boatos e notícias falsas na internet. Multirio. Disponível em: http://www.multirio.rj.gov.br/index.php/interaja/jogos-educativos/14409-ca%C3%B4-digital-apresenta%C3%A7%C3%A3o-e-comandos acesso em 30 de março de 2019.
Para você saber mais:
A ciência explica por que caímos em fake news. Por Ana Prado. Disponível em: https://super.abril.com.br/blog/como-pessoas-funcionam/a-ciencia-explica-por-que-caimos-em-fake-news/ Acesso em 05 de março de 2019.
Materiais complementares
Sugestão de adaptação para ensino remoto
Ferramentas sugeridas
- Essenciais: documentos em PDF, Word; e-mail; Whatsapp.
- Optativas: Zoom, Skype ou demais aplicativos de vídeo chamada, Google Classroom.
Contexto
O objetivo desta aula é fazer com que os alunos reconheçam os perigos de uma fake news. Converse com eles através de uma videoconferência pelo Whatsapp do grupo da turma e faça os questionamentos que são propostos no Objetivo. Siga a sequência, mas, antecipadamente, peça aos alunos que escolham as palavras que querem dizer para a atividade. Dê as orientações para essa brincadeira. Para que os alunos compreendam o significados de algumas palavras dos textos trabalhados, instrua-os a utilizarem o dicionário físico ou o virtual (internet). Caso ache interessante, crie uma nuvem de palavras com as palavras citadas pelos alunos, poste no mural do Classroom ou envie aos alunos através dos aplicativos usados por vocês (veja como fazer uma núvem de palavras através do aplicativo Wordclouds).
Problematização
Siga as orientações definidas: faça oralmente os questionamentos e as instruções para a execução da atividade. Envie todo o material (documentos, foto dos documentos, orientações) para os alunos através da entrega na escola, pelo grupo de Whatsapp da turma, por e-mail ou postado na Classroom.
Sistematização
Siga as orientações definidas nesta etapa, mas pense em executar essa atividade de forma assíncrona, logo após toda a explanação do tema (Contextualização e Problematização). Em seguida, defina uma data para que os alunos apresentem as fake news - esse envio pode ser pelo e-mail, Classroom ou em uma videoconferência.
Links para conhecer as formas de utilização:
- E-mail (disponível aqui).
- Classroom (disponível aqui).
- Hangouts (disponível aqui).
Convite às famílias
Proponha que a família jogue o Jogo da Lereia e se divirtam com tantas palavras “esquisitas” que nossa língua possui.
Este plano de aula foi produzido pelo Time de Autores de Nova Escola
Professor: Ana Paula Borborema
Mentor: Sara Villas
Especialista: Giovani Silva
Assessor pedagógico: Oldimar Cardoso
Ano: 4º ano do Ensino Fundamental
Unidade temática: Circulação de pessoas, produtos e culturas
Objeto (s) de conhecimento: O mundo da tecnologia: a integração de pessoas e as exclusões sociais e culturais
Habilidade(s) da BNCC: (EF04HI08) Identificar as transformações ocorridas nos meios de comunicação (cultura oral, imprensa, rádio, televisão, cinema, internet e demais tecnologias digitais de informação e comunicação) e discutir seus significados para os diferentes grupos ou estratos sociais.
Palavras Chave: Fake news; Meios de Comunicação; Vacinação; Boatos.