Contexto
Plano de Aula
Plano de aula: Meios de Comunicação: controle da mídia
Plano 8 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação
Planeje suas aulas pelo Whatsapp!
Qualidade com economia de tempo
Aula
Sobre este plano
Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.
Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.
Materiais necessários:
- Material complementar impresso para os grupos
- Folhas de papel e canetinha para o painel
Material complementar:
Contexto
Problematização - início
Grupo I
Grupo II
Para você saber mais:
O termo mídia neste plano será usado como o conjunto de meios de comunicação de massa, tais como: televisão, jornal, sites, propagandas e rádio.
Entrevista sobre como educar crianças críticas diante da influência da mídia. Por Rodrigo Ratier. Disponível em https://novaescola.org.br/conteudo/879/david-buckingham-fala-sobre-educacao-para-as-midias Acesso em 15 de fevereiro de 2019.
Propaganda da Folha de São Paulo sobre os cuidados com a informação. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=bZaYeiptmd4 Acesso em 14 de fevereiro de 2019.
Objetivo
Tempo sugerido: 2 minutos
Orientações: Apresente este slide e leia-o junto com os alunos.
Instigue um pequeno debate para que possam compreender melhor os objetivos da aula. Pergunte:
- Quem sabe o que é mídia? Algum aluno pode responder que é o armazenamento de informações, porém oriente-os para os grandes meios de comunicação, tais como: televisão, jornal, sites, propagandas e rádio.
- Será que as informações trazidas pela mídia podem te influenciar? Caso a resposta seja positiva, pergunte: como? Se for negativa peça para que o aluno pense em um comercial que o fez querer um brinquedo ou outro objeto ou serviço.
- O que é diversidade? Espera-se que os alunos não saibam precisar esse conceito. Caso isso ocorra, explique que a palavra origina de diversos, diferentes, múltiplos.
Não preocupe-se em responder ou aprofundar-se nas questões, elas serão respondidas ao longo da aula. Esse slide é apenas introdutório e esse debate deve motivar a curiosidade dos alunos sobre o tema.
Para você saber mais:
Texto que defende que não há manipulação total da mídia e sim uma forte influência como referência e seleção de conteúdos. Por Francisco Fernandes Ladeira. Disponível em: http://observatoriodaimprensa.com.br/imprensa-em-questao/a-midia-realmente-tem-o-poder-de-manipular-as-pessoas/ Acesso em: 19 de feveiro de 2019.
Consciência Negra o Ano Inteiro
Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro
VER CONTEÚDOS