Plano de Aula

Plano de aula: Meios de Comunicação: a voz da música

Plano 6 de uma sequência de 10 planos. Veja todos os planos sobre Transformações nos meios de comunicação

mais ações

Planeje suas aulas pelo Whatsapp!

Qualidade com economia de tempo

Aula

Sobre este plano
Sobre este plano

Este slide em específico não deve ser apresentado para os alunos, ele apenas resume o conteúdo da aula para que você possa se planejar.

Este plano está previsto para ser realizado em uma aula de 50 minutos. Serão abordados aspectos que fazem parte do trabalho com a habilidade EF04HI08 de História, que consta na BNCC. Como a habilidade deve ser desenvolvida ao longo de todo o ano, você observará que ela não será contemplada em sua totalidade aqui e que as propostas podem ter continuidade em aulas subsequentes.

Materiais necessários:

  • Folhas impressas com as letras das músicas.
  • aparelho de áudio
  • Material para o cartaz: cartolina, caneta hidrocor, lápis.

Material complementar:

Problematização- Pataxó https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/SmbjtTwREpRY3efxCBDrY264KyBZKGFTfAUEzRefR57P2pfAZuvmevMCUXFF/his4-08und06-problematizacao-tapaxo.pdf

Fonte do vídeo da problematização: YouTube. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=KuCNNGDoZ8g Acesso em 21 de janeiro de 2019.

Texto de apoio - Música “Cidade” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/MZFaqzPuXgqvXC5tyqDXRBnxwHEsuzdxK8RjuKAZefHVqPzXJsFza3RGmjjW/his4-08und06-texto-de-apoio-cidade.pdf

Texto de apoio - Música “O crime não presta” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/yag4nHY6jTBuDSukyR7m2HF6UTYgJMEBHqttqk3ABQjcZrCYjNgCrEqMzkj2/8und06-texto-de-apoio-o-crime-nao-presta.pdf

Texto de apoio - Música “Televisão” https://nova-escola-producao.s3.amazonaws.com/fgP7u6H4zZ7VnD4WwKkek8eJNwDzsxsjQQuhJTReSVdV6CdZW4eFxyHPjuzv/his4-08und06-texto-de-apoio-televisao.pdf

Link para imprimir as letras das músicas. Música para ouvir, Arnaldo Antunes. In: Um Som. BMG, 1998 . Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=1 Acesso em: 27 de fevereiro de 2019.

Pataxó Muka, Mukau. Jerry Matalawê- Disponível em: http://mukamukaupataxo.art.br/Rituais-cantos-e-dancas . Acesso em 21 de janeiro de 2019.

“cidades” Chico science disponível em: (aparecerá a letra licenciada, selecione a opção “mais” e aparecerá a letra completa https://www.google.com/search?q=cidade+chico+science&oq=cidade+&aqs=chrome.1.69i57j35i39j0l4.8206j0j4&sourceid=chrome&ie=UTF-8 (Imprima as três primeiras estrofes)

Televisão Disponível em: http://www.arnaldoantunes.com.br/new/sec_discografia_sel.php?id=238 acesso em 27 de fevereiro de 2019.

O crime não presta - https://www.letras.mus.br/mc-yuri-bh/1793765/

Para você saber mais:

Usos da música. Disponível em: https://milrazoes.blogs.sapo.pt/17668.html Acesso em 21de janeiro de 2019.

Vídeo curto sobre a música. Disponível em: https://www.youtube.com/watch?v=veNP9QlpV6o Acesso em 27de janeiro de 2019.

Tipos de ritmos musicais https://www.vagalume.com.br/browse/style/ Acesso em 21de janeiro de 2019.

Exemplos de músicas utilizadas como resistência social pelo mundo. Disponível em: https://www.revistaforum.com.br/musica-de-resistencia-as-cancoes-de-protesto-do-seculo-xx/ Acesso em 27de janeiro de 2019.

Para dados sobre os indígenas brasileiros e o perigo de generalizarmos o “índio” em sala de aula, leia “Índio não está mais para brincadeira” de Soraia Yoshida. Disponível em: https://novaescola.org.br/conteudo/11654/indio-nao-esta-mais-para-brincadeira Acesso em 27de janeiro de 2019.

Objetivo
Objetivo

Tempo sugerido: 3 minutos

Orientações: Projete o slide ou escreva no quadro para uma leitura coletiva com os alunos. Estabeleça uma conversa com a turma sobre as diversas funções da música.

Algumas questões que podem ser feitas nesse momento:

  • Que música vocês mais gostam? Caso os alunos queiram, podem cantar uma parte das músicas mais ouvidas por eles.
  • Qual tipo de música vocês preferem? Conhecem outros estilos musicais? Quais?
  • Concordam com o que está escrito no objetivo da aula? Peça para que eles expliquem o que entenderam.

Essa parte da aula é breve, deve apenas aproximar a contexto.

Para você saber mais:

Ritmos do Brasil - Samba, frevo, maracatu, forró, baião, xaxado etc.. Disponível em: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/cultura-brasileira/ritmos-do-brasil-samba-frevo-maracatu-forro-baiao-xaxado-etc.htm Acesso em 21 de janeiro de 2019.

Tipos de ritmos musicais https://www.vagalume.com.br/browse/style/

Consciência Negra o Ano Inteiro

Aborde as relações étnico-raciais na escola para além do 20 de novembro

VER CONTEÚDOS

Próximos planos dessa sequência

Ver todos os planos

Conteúdos relacionados